KIT TURBO

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: KIT TURBO

por Rush » Ter Nov 02, 2010 11:18 pm

Derose, a ideia de suplementar com os 0,5 de pressão né ruim não... Agora, se vc realmente quiser os bicos, tira 1 original da flauta, vai num ferro velho e veja qual compativel e de qual carro saiu... Os bicos "casam" pelo fabricantes de bico e não pela montadora, por exemplo, eu tinha um Ford e usava bico GM, porque ambos eram da BOSCH.. O comprimento era um pouco diferente, mas com um espaçador (tubo de aluminio cortado! hehehe) resolvi mole mole o problema.
Agora cuidado, se o cara abrir um gaveta com trocentos bicos e ir escolhendo um, vc pode pegar um bico de um carro 2002, outro de 2007... ai é #@%&! garantir vazões iguais...
Confira a numeração do bico e de preferencia peça pro cara tirar de algum carro que esteja lá... De um modo geral, qualquer bico de carro 1.8 resolve seu problema na lenta, a alta vc corrige com um HPi (meio porco mas é barato e resolve...)... Mas pensa bem, a ideia de suplementar é boa e fica liso... E é bem mais facil de acertar... Se vc pegar bicos muito grandes, é um saco acertar com HPi nas situações de carga intermediárias... Dá "buraco" no acerto... Por exemplo: se vc ta numa curva com rotação alta e acelerando carga parcial mas com turbina ja cheinha, vc pode subir demais a pressão da linha de combustivel (o HPi sobe a pressão da linha proporcionalmente com o aumento da pressão da turbina) e não ter "consumo" desse ar todo por estar com o acelerador meio pressionado... ai fica gordão... Ai vc vai e solta um pouco o HPi e começa a ter falta, porque a pressão da linha não sobe suficiente... ou seja, é uma merdha acertar carro com HPi e bico grande demais... a bomba de gasolina agradece, mas seu saco acaba...

Outra coisa, quando vc for mandar furar o carter pra instalar o retorno de oleo da turbina, veja se tem como vc abrir uma rosca conica ou invés de simplesmente furar e soldar o tubo... Ai qual o esquema: com a rosca feita no carter, vc compra uma conexão hidraulica tipo rosca/escama e liga o retorno de oleo... Quando for passar pra original de novo, vc só destarraxa a conexão rosca/escama e bota um parafuso tampando o buraco... Te economiza na solda e nào fica porco depois (carter do meu ex-carro era 350 pau no ferro velho...). Isso eu não cheguei a fazer no meu não, mas hoje com certeza faria...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por JR.DEROSE » Qua Nov 03, 2010 3:51 pm

Alô Rush. Pô, meu caro, muito agradecido pela dica, só que tem um termo seu que eu não sei o que significa (HPi). Algo ligado a pressão??? Como já afirmei, não sou mecânico e tenho algum conhecimento de mecânica pq admiro máquinas e motores onde sempre pus em prática as minhas curiosidades desmontando e montando várias delas. Já instalei um kit turbo num Gol GTS, meu, a mais de 20 anos atrás, curti bastante o carro até pq era raro um naquele tempo. Usava álcool quando o carro era a gasolina para compensar a taxa (sabe como é, né?), usava 0,7 de pressão não sacrificando tanto o motorzinho AP que era campeão. Apanhei um pouco no acerto do carburador, cheguei até a queimar uma junta pq ficou pobre, mas acertei. Mas vamos lá; já procurei na internet bicos semelhantes ao meu (motor Fire) e cheguei a conclusão que o do motor 1.4 que é o meu, é o maior do modelo. Quero estar enganado, por isso pedi ajuda aqui no Clube. O bico do Punto 1.8 é muito diferente, pois o motor é um tradicional GM e não Fiat. Um amigo paulista, me pediu que eu enviasse os bicos pra ele, me garantindo que com um trabalho de eletroerosão vai ficar bom, pois ele tem uma Fiorino Fire turbo e usa esses bicos retrabalhados e tá muito satisfeito.
A idéia do retorno do óleo é boa e limpa (gosto de trabalho assim) mas será que tem grossura na chapa do carter pra fazer uma rosca cônica? Eu tinha pensado em usar um tubo rosqueado furado no meio com porca e contra porca... que tal? Te digo mais, eu pensei numa maneira de não remover o carter como fiz no meu Gol; coloquei o retorno pela tubo da vareta de óleo... Quando queria ver o nível desconectava o tubo (que não difícil) e colocava a vareta... Só que a aqui no Rio hoje, temos vistoria anual de CO e a máquina dos caras é acionada pela temperatura do óleo quando é introduzida uma varata com sensor. Fód... né?
Mas é isso aí, meu caro. Foi muito válido a troca de informes. Gr. abç.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por JR.DEROSE » Qua Nov 03, 2010 4:04 pm

Ferranda escreveu:Amigão.
Eu não aumentaria a vazão dos bicos e nem tocaria na central.
Instalaria um bico suplementar e uma fueltech turbo só para a fase pressurizada, mantendo a fase aspirada original.
Assim o carro ficaria liso e economico na fase aspirada e reguladinho na fase pressurizada.
Normalmente quando se "arromba" os bicos a fase aspirada fica 1/2 enxarcada.

Abçs

Fala aê, meu caro. De já, agradeço teu informe onde já fico conhecendo uma nova opção, sendo que não sei o que é uma "fueltech turbo". Se puder me dizer onde encontro esse acessório e como se instala... Show de bola!!! Se profissionalmente essa informação for complicada, eu vou entender... Mas a teoria do funcionamento da peça (como vc citou) é muito válida. Gr. abç.
PS: Por enquanto vou tentando ficar por dentro aqui na net... Valeu!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Rush » Qua Nov 03, 2010 10:32 pm

DEROSE, HPi é um dosador que vc regula a pressào da linha de combustivel, obviamente alterando a vazão final dos bicos...
Vo explicar rapido, mas no papai google tem mais informação: vc elimina o dosador original que vai na flauta (de pressão fixa) e instala o HPi. Nele tem uma tomada de pressão que vc liga admissão... Ai qual esquema: vc regula a pressão "a vacuo", que deve girar perto dos 1,5~3bar... ai quando a turbina encher a pressurização, a tomada de ar do HPi vai receber essa pressão positiva e vai aumentar a pressão na linha de combustivel, por exemplo pra 5bar... Ai quando a turbina tiver pressurizando, sua vazão aumenta, só pelo ganho de pressão na linha... Ai vc varia a vazão de acordo com a turbina estar ou não cheia... É simples de instalar, simples de regular... só não fica perfeito... Mas bico suplementar também tem seus defeitos, se for discutir isso na internet, acerto de carro é um assunto quase pessoal... Prefiro só dar sugestão e cada um escolhe oq acha melhor...
Veja bem em arrombar seus bicos originais... é mais jogo vc comprar qualquer @#%$^&! de bico e mandar abrir pra uma vazão espeficifica do que tirar mexer nos seus... um dia seu carro vai voltar a ser original de novo e nesse dia vc vai valorizar seu jogo de bicos novinhos! heheheh

Quanto ao retorno de oleo, realmente não sei se o carter tem chapa suficiente... Mas é algo a se pensar... Passe num FV e tire as medidas... leve num torneiro...
Esse esquema ai de fazer o retorno pela vareta é sem chance, porque o oleo sai da turbina sem pressão, ele escoa por gravidade de volta pro carter... Tanto é que o povo recomenda furar o carter na posição mais alta possivel. Acho que retornar pra vareta é impossivel, proque o óleo teria de subir alguns "cm", e sem pressão nada feito... vai fumar como os infernos...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por JR.DEROSE » Qui Nov 04, 2010 2:49 pm

Rush escreveu:DEROSE, HPi é um dosador que vc regula a pressào da linha de combustivel, obviamente alterando a vazão final dos bicos...
Vo explicar rapido, mas no papai google tem mais informação: vc elimina o dosador original que vai na flauta (de pressão fixa) e instala o HPi. Nele tem uma tomada de pressão que vc liga admissão... Ai qual esquema: vc regula a pressão "a vacuo", que deve girar perto dos 1,5~3bar... ai quando a turbina encher a pressurização, a tomada de ar do HPi vai receber essa pressão positiva e vai aumentar a pressão na linha de combustivel, por exemplo pra 5bar... Ai quando a turbina tiver pressurizando, sua vazão aumenta, só pelo ganho de pressão na linha... Ai vc varia a vazão de acordo com a turbina estar ou não cheia... É simples de instalar, simples de regular... só não fica perfeito... Mas bico suplementar também tem seus defeitos, se for discutir isso na internet, acerto de carro é um assunto quase pessoal... Prefiro só dar sugestão e cada um escolhe oq acha melhor...
Veja bem em arrombar seus bicos originais... é mais jogo vc comprar qualquer @#%$^&! de bico e mandar abrir pra uma vazão espeficifica do que tirar mexer nos seus... um dia seu carro vai voltar a ser original de novo e nesse dia vc vai valorizar seu jogo de bicos novinhos! heheheh

Quanto ao retorno de oleo, realmente não sei se o carter tem chapa suficiente... Mas é algo a se pensar... Passe num FV e tire as medidas... leve num torneiro...
Esse esquema ai de fazer o retorno pela vareta é sem chance, porque o oleo sai da turbina sem pressão, ele escoa por gravidade de volta pro carter... Tanto é que o povo recomenda furar o carter na posição mais alta possivel. Acho que retornar pra vareta é impossivel, proque o óleo teria de subir alguns "cm", e sem pressão nada feito... vai fumar como os infernos...

Valeu Rush. Valeu mesmo. Brigadão pelas dicas e ontem mesmo foi o que fiz, mandei HPi no google pra diminuir a ignorância do momento. Continuo pesquisando bicos que possam substituir os meus. Só vou fazer o trabalho de eletroerozão em último caso. O kit que comprei já vem com o HPi, eu é que não sabia o nome correto.
Gr. abç
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Rush » Qui Nov 04, 2010 6:26 pm

JR.DEROSE escreveu:
Rush escreveu:DEROSE, HPi é um dosador que vc regula a pressào da linha de combustivel, obviamente alterando a vazão final dos bicos...

Valeu Rush. Valeu mesmo. Brigadão pelas dicas e ontem mesmo foi o que fiz, mandei HPi no google pra diminuir a ignorância do momento. Continuo pesquisando bicos que possam substituir os meus. Só vou fazer o trabalho de eletroerozão em último caso. O kit que comprei já vem com o HPi, eu é que não sabia o nome correto.
Gr. abç

Veja que como o HPi é um regulador de pressão, você não vai precisar saber "quanto a mais" os novos bicos são maiores, numericamente... Só precisa de bicos bem maiores pra suprir o motor quando a turbina tiver cheia... O que quero dizer é que vc precisa de bicos maiores e ponto final, o quanto são maiores vc pode deixar pra tentativa e erro... A ideia de mandar pra eletro-erosão e abrir em 50% e bonitinha na teoria, mas na pratica vc vai ter de acertar tudo no HPi, da mesma forma como se vc não soubesse "quantos porcento" o bico que te deram é maior, sacou? Então, como alternativa, vc vai montando tudo, passa num ferro velho GRANDE de sua cidade, pega um jogo de 4 bicos compativeis (dimensionalmente) de um motor maior, como um 1.8 ou 2.0 da vida, instala e acerta... Se a pressão de lenta ficar ridiculamente baixa (tipo 0.5kg ~ 1 kg), os bicos tão enromes, passe lá e troque por menores... Se a pressão de alta ficar estupida, lá nas grimpas dos 6 bar, os bicos tão pequenos e sua bomba de gasolina em breve vai pro saco... troque por maiores... Ou esqueça tudo isso, compre um bico suplementar e um digipulse da vida ou similar, e deixe o 5º bico dar conta da turbina quando ela encher...
É bom vc ter um manometro de combustivel pra fazer esse acerto, facilita um bocado a vida viu... recomendo investir nisso se vc mesmo for acertar com HPi...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por calarga » Qui Nov 04, 2010 7:34 pm

JR.DEROSE escreveu:

Cara... Manda uma MP pro sepacheco..
Ele é daqui do PR.. e é consultor técnico do clube do marea além de membro daqui do clube..
O cara é fera.. com certeza vai te dar dicas boas!

Abraço

Gr. abç
Velha Guarda
Velha Guarda

por viniviza » Seg Abr 16, 2012 12:18 pm

boa tarde jr.derose.
tenho um punto 1.8 e ja to com o kit completo aqui tambem pra montar nele.
masi to com uma duvida sobre alimentaçao de combustivel cara, as vezes voce pode me ajudar. como que voce fez com o fato da bomba nao ter retorno la na flauta?
eu tenho um cara que comprei os bicos que ele ja manda com os buracos abertos na media que for trabalhar a presao. se voce quiser.
abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Anterior