Friso no Punto: protege ou não?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Friso no Punto: protege ou não ? SIM, PROTEGE

por bauken » Qui Mai 20, 2010 1:36 pm

Bom, na minha opinião não protege, pois o Punto é muito redondo e o friso fica pouco saliente em relação ao restante da porta, e como a lata não é muito rígida, ao encostar em algum obstáculo o friso acaba afundando um pouquinho na lata e algum outro ponto da porta, além do friso, acaba encostando tb no obstáculo. Daí acaba dando um raladinho ou amassado. Isso comparando com obstáculos fixos, em ângulo reto em relação ao solo conforme foi citado acima. Já contra portas de outros carros é difícil achar algum carro que tenha uma proteção efetiva.

Quando comprei o carro o vendedor me falou que não protegia muito, daí como eu não gosto desse acessório, decidi não colocar! Minhas portas já tem uns raladinhos, mas não me arrependo nem um pouco!!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por netikaum » Seg Mai 24, 2010 8:14 am

shadowcps escreveu:gentemmm, passei como foi feito o gabarito e o método, para que outros que tenham a dúvida possam repetir em casa. É óbvio que para posicionar a câmera a mesma precisa ficar em ângulo com a carroceria, ângulo esse que interfere na própria imagem da foto como por exemplo, aquela que parece que o sarrafo está encostando tbem na curvatura mas se aumentarem a foto verão que existe luz passando pela fresta portanto, não está encostado: existe um vão de aproximadamente 1.5 mm. Quem tiver saco e vontade em 5 minutos pode fazer o mesmo em casa e ver por si mesmo. E em qualquer carro atual, com as linhas laterais em curvatura, o friso ou borrachão fica numa posição mais interna da curva (isso já acontecia por exemplo, com o 147, que apresentava pequena curvatura lateral) ou seja, o friso / borrachão de qualquer carro, não protege contra batidas de portas com portas de outros carros justamente por causa das curvaturas e laterais (exceto nos jeeps, troller e carros com design reto), que sempre terão seus pontos mais externos se tocando antes portanto, a "proteção inexistente" neste caso específico não é problema exclusivo do Punto, como costuma ser colocado aqui. Esses frisos / borrachões, idenpendente da marca, foram na verdade desenvolvidos pra oferecer proteção contra superfícies planas como por exemplo, paredes, colunas e obstáculos existentes nas calçadas - superfícies retas - e, nesses casos a proteção é efetiva. O que acontece é que brassileiro acha que friso tem que proteger contra portas de carros que, como dito antes, serem curvas, os pontos mais externos delas é que se tocarão. Sobre colocar ou não, se mata ou se é horrível, eu, por exemplo, abomino o bocão, que é coisa da personalidade de carro da Audi e VW mas como é opinião pessoal prefiro, por questões de ser políticamente correto - o que deixei de ser agora - não emitir a minha opinião sobre isso para não ferir ninguém, ainda mais considerando que a placa é instalada na posição dela e aí, mata o bocão com aquela coisa branca "flutuando" no meio dele. Opinião e gosto não deveriam entrar em discussão por que, geralmente, causam polêmicas. Abraços de quem tentou, apenas, ser útil apresentando fatos sobre a existência sim, de proteção oferecida pelos frisos - objetivo do tópico ao ser criado.

Tenho friso no meu punto e gosto dele visualmente (ta pintado da cor do veículo) agora não sei bem se tem mta utilidade n, talvez até tenha mas mto pouca.
Agora, pelo oq vc falou tem um "vão de aproximadamente 1.5 mm", ora, se a diferença é de apenas 1,5 milimetro então ta comprovado que o friso n serve pra PN. 1,5 mm n é nada! a própria dilatação normal acho q já supera isso, ou mesmo a flexibilidade dos objetos tb superam isso, neh nao?
Netikar Silver= Punto 1.4 ELX Prata Bari - Roda 17" Momo Striker Silver - Mola Esportiva Eibach - G5 lateral - G35 Parabrisa - Ponteira de Escape Raceway RW 106X
Take a look at it: viewtopic.php?f=23&t=8643

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por AraujoJr » Seg Mai 24, 2010 9:38 am

netikaum escreveu:
shadowcps escreveu:gentemmm, passei como foi feito o gabarito e o método, para que outros que tenham a dúvida possam repetir em casa. É óbvio que para posicionar a câmera a mesma precisa ficar em ângulo com a carroceria, ângulo esse que interfere na própria imagem da foto como por exemplo, aquela que parece que o sarrafo está encostando tbem na curvatura mas se aumentarem a foto verão que existe luz passando pela fresta portanto, não está encostado: existe um vão de aproximadamente 1.5 mm. Quem tiver saco e vontade em 5 minutos pode fazer o mesmo em casa e ver por si mesmo. E em qualquer carro atual, com as linhas laterais em curvatura, o friso ou borrachão fica numa posição mais interna da curva (isso já acontecia por exemplo, com o 147, que apresentava pequena curvatura lateral) ou seja, o friso / borrachão de qualquer carro, não protege contra batidas de portas com portas de outros carros justamente por causa das curvaturas e laterais (exceto nos jeeps, troller e carros com design reto), que sempre terão seus pontos mais externos se tocando antes portanto, a "proteção inexistente" neste caso específico não é problema exclusivo do Punto, como costuma ser colocado aqui. Esses frisos / borrachões, idenpendente da marca, foram na verdade desenvolvidos pra oferecer proteção contra superfícies planas como por exemplo, paredes, colunas e obstáculos existentes nas calçadas - superfícies retas - e, nesses casos a proteção é efetiva. O que acontece é que brassileiro acha que friso tem que proteger contra portas de carros que, como dito antes, serem curvas, os pontos mais externos delas é que se tocarão. Sobre colocar ou não, se mata ou se é horrível, eu, por exemplo, abomino o bocão, que é coisa da personalidade de carro da Audi e VW mas como é opinião pessoal prefiro, por questões de ser políticamente correto - o que deixei de ser agora - não emitir a minha opinião sobre isso para não ferir ninguém, ainda mais considerando que a placa é instalada na posição dela e aí, mata o bocão com aquela coisa branca "flutuando" no meio dele. Opinião e gosto não deveriam entrar em discussão por que, geralmente, causam polêmicas. Abraços de quem tentou, apenas, ser útil apresentando fatos sobre a existência sim, de proteção oferecida pelos frisos - objetivo do tópico ao ser criado.

Tenho friso no meu punto e gosto dele visualmente (ta pintado da cor do veículo) agora não sei bem se tem mta utilidade n, talvez até tenha mas mto pouca.
Agora, pelo oq vc falou tem um "vão de aproximadamente 1.5 mm", ora, se a diferença é de apenas 1,5 milimetro então ta comprovado que o friso n serve pra PN. 1,5 mm n é nada! a própria dilatação normal acho q já supera isso, ou mesmo a flexibilidade dos objetos tb superam isso, neh nao?

exatamente...as fotos so comprovam que o friso nao serve pra nada quanto à proteção.
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por shadowcps » Seg Mai 24, 2010 9:54 am

ok, vcs venceram. é por isso que as laterais do meu carro estão totalmente marcadas por ovinhos de batidas contra ... AFF... a gente tenta ajudar e acaba dando nisso. Eta povo que adora uma polêmica... Senhores Moderadores / Administradores por favor, tranquem e apaguem esse tópico.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por AraujoJr » Seg Mai 24, 2010 10:00 am

Pra que estresse amigo?
Uma vez que vc cria um tópico falando de um acessório, que ja se sabe de antemão que nao é bem visto pela maioria dos usuários, vc está sujeito a receber opiniões a favor e contra, como de fato aconteceu, afinal isso é um fórum de DISCUSSÃO, no bom sentido da palavra.
Quem gosta do friso, instala, quem nao gosta, nao instala, e ponto final!
Agora, se vc nao aceita as opiniões contrárias, ou se elas te irritam, me desculpe, mas então vc está no lugar errado.
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por netikaum » Seg Mai 24, 2010 7:47 pm

shadowcps
novamente, eu tenhoo friso no meu carro e gsoto.
mas como eh q uma distancia de 1,5 MILIMETRO ajuda em alguma coisa na proteção do carro? essa medida eh completamente irrelevante em termos praticos.
tipo seu teste e topico foram válidos, mas achoq sua conclusão q foi equivocada, ninguem aki ta de sacanagem com vc entende? soh discordaram do ponto de vista.
pra vc 1,5mm é suficiente para protegere, para uma maioria não é.
no mais, só alegria! :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D
Netikar Silver= Punto 1.4 ELX Prata Bari - Roda 17" Momo Striker Silver - Mola Esportiva Eibach - G5 lateral - G35 Parabrisa - Ponteira de Escape Raceway RW 106X
Take a look at it: viewtopic.php?f=23&t=8643

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por J u N i n H o O » Ter Mai 25, 2010 1:18 pm

protege e nao protege, vc pegando um carro com uma altura maior que o seu, ele abrindo a porta com uma velocidade grande, o friso nao ira ajudar em nada, so um poco no impacto, mais vai ficar a marca de qualquer forma, o friso ajuda nas pequenas colisoes q amenizam a pancada do idiota do outro carro, q nao tem cuidado...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Guilherme.Pizaia » Ter Mai 25, 2010 1:34 pm

netikaum escreveu:shadowcps
novamente, eu tenhoo friso no meu carro e gsoto.
mas como eh q uma distancia de 1,5 MILIMETRO ajuda em alguma coisa na proteção do carro? essa medida eh completamente irrelevante em termos praticos.
tipo seu teste e topico foram válidos, mas achoq sua conclusão q foi equivocada, ninguem aki ta de sacanagem com vc entende? soh discordaram do ponto de vista.
pra vc 1,5mm é suficiente para protegere, para uma maioria não é.
no mais, só alegria! :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D

Bem dessa, é questoes de ponto de vista...
Eu concordo, protege contra algumas coisas, sim protege, mais acho que deixa muito a desejar no que deveria proteger...
Pra mim é quase irrelevante a proteção, sentidas na pratica ja... Por isso não acho que valha a pena....
Mas de boa... Cada um com sua opnião...
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Jupiter » Ter Mai 25, 2010 6:54 pm

tb acho legal os frisos e uso no meu tb , agora se protege ou não sei pois numca vou por a prova ......hehehe pois paro sempre em duas vagas huahuahuahuahuahuahua
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por filipe.salese » Qua Mai 26, 2010 11:06 pm

N tenho no meu, mais acho q colocaria sim, nao tanto pela protecao... mais acho bonito,

qm acha feio problema

cada um no seu quadrado, gosto eh gosto e ponto final....

ps: mais q proteje pouco...ahhhhhhhhh isso sim proteje mt pouco...

AHuAhaUhAUhAUhA :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo