Novo Punto T-jet ou Bravo Sporting ???
Re: Novo Punto T-jet ou Bravo Sporting ???
Pega o punto Tjet e quando for vender daqui um ano entre em contato comigo porfavor

Eu estou com a mesma dúvida. Será que existe muita diferença de valor de seguro entre os dois? Punto tjet deve consumir menos isso eu acredito.
O punto não deve ter face lifting tão cedo então até vale a penas mas tenho dúvidas.
O punto não deve ter face lifting tão cedo então até vale a penas mas tenho dúvidas.
- Piloto de Atari
Acabei de chegar da Concessionária e estou com a mesma dúvida.
Em quesitos técnicos e de desempenho, os dois carros são bem diferentes.
I - Preço (de acordo com o site da Fiat):
Novo Punto T-JET com Sky-Dome: R$ 60.867,00
Bravo Sporting com Kit Creative 2 (para ter o Blue&Me): R$ R$ 60.920,00
II - Motorização
Novo Punto T-JET: 1.4L 16V 152cv@4500rpm (torque 21,1 kgfm)
Bravo Sporting: 1.8L 16V 130cv@5250rpm (torque 18,4 kgfm)
Comparação feita na Gasolina, eis que o T-JET não é Flex.
Outro ponto a ser levado em consideração é o fato de que os motores E-Torq são dotados de CORRENTES DE COMANDO, ao contrário do T-JET que ainda usa CORREIA DENTADA.
III - Direção e Segurança
Novo Punto T-JET:
1. Direção conta com assistência hidráulica
2. HSD (freio a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD, Airbags duplos)
Bravo Sporting:
1. Direção conta com assistência elétrica
3. Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos,
Eu já tive a oportunidade de dirigir carros com os dois sistemas de assistência à direção. Eu, particularmente, prefiro a hidráulica porque penso que ela é mais firme em altas velocidades. Porém, no test drive que fiz hoje do Bravo, percebi que a Fiat melhorou muito a questão da firmeza da direção em altas velocidades. O kit HSD da Fiat passa a ser obrigatório para todo e qualquer carro vendido no mercado brasileiro a partir de 2014.
IV - Suspensão, Rodas e Pneus
Novo Punto T-JET:
1. Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado ligados a uma travessa auxiliar, com barra estabilizadora
2. Rodas de liga leve 6.5 x 17"
3. Pneus 205/50 R17
Bravo Sporting:
1. Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado ligados a uma travessa auxiliar, com barra estabilizadora
2. Rodas de liga leve 7.0 x 17''
3. Pneus 215/45 R17
Em ambos os carros a suspensão recebeu acertos para se tornar mais "esportiva". Porém, já ouvi dizer que a barra estabilizadora do Punto é mais reforçada do que a das versões comuns, enquanto no Bravo a suspensão recebeu apenas uma calibragem diferente para ser mais rígida e mais baixa do que a das versões "comportadas" do Hatch.
Outro detalhe são os pneus. O Bravo, em tese, por ser maior, recebe pneus mais largos com um perfil mais baixo (215/45), enquanto o Punto calça pneus 205/50. A largura do pneu, como vocês bem sabem, influencia na estabilidade e no controle do carro. E pneus 17 são caros!
V - Perfumarias
Novo Punto T-JET:
1. Bancos esportivos revestidos parcialmente em couro preto e tecido preto/cinza
2. Detalhes do interno em prata (maçanetas e frisos das portas, aros laterais das saídas de ar, aro do quadro de instrumentos, moldura da coifa de câmbio e alavanca do freio de mão)
3. Seletor DNA (Dinâmico, Normal, Autonomia)
4. Som Hi-fi com subwoofer
Bravo Sporting:
1. Alarme antifurto (de série)
2. Apoia-braço central no banco do motorista com vão refrigerado
3. Dual drive (City) - Direção elétrica com dois programas de condução
4. Faróis Polielipticos (eu prefiro assim, a iluminação é bem melhor)
5. Faróis de Neblina com sistema Cornering
6. Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
7. Ganchos de fixação de carga no porta-malas
8. Saída de ar para o banco traseiro
9. Teto solar elétrico Skydome (de série)
Meu veredito:
Amigos, como vocês puderam observar, os dois carros possuem, virtualmente, o mesmo preço de venda.
A dúvida entre um ou outro, na minha opinião, deve ser sanada através das necessidades de cada pessoa.
Aquele que queira um carro mais esportivo, com uma tocada mais agressiva e comportamento de Kart, deve escolher o T-JET para ter sua diversão garantida. Apesar de ser menos recheado em acessórios de luxo, o T-JET oferece uma experiência única para quem quer um esportivo nacional porque, com toda a certeza, ele se destaca entre a concorrência. O motor downsized do T-JET é um de seus maiores trunfos por casar muito bem a relação Peso x Potência, mas tem seus poréns por ser um propulsor turbo-alimentado. Não é a toa que foi eleito o melhor esportivo nacional.
A meu ver, a série T-JET da Fiat é destinada a um público muito seleto de compradores: pessoas que têm a condição de dar dinheiro em um pequeno esportivo, que busquem apenas o prazer de dirigir um bom carro, com um bom motor e um bom conjunto construído. Agora, se você pensa em adquiri-lo para andar com sua família e levar as bagagens em uma viagem, este talvez não seja a sua melhor escolha.
O Bravo, apesar de receber a alcunha "Sporting", de esportivo só tem a sigla e o acabamento externo. No mais, o Bravo é um carro "de luxo" voltado para uma clientela que prefere um carro confortável e cheio de quinquilharias (umas úteis, outras não) mas que também impressione as pessoas quando resolver sair na rua para desfilar com ele.
A motorização, a meu ver, é suficiente para entregar a potência e velocidade necessárias para o uso NORMAL, com valores nominais de consumo e manutenção. Um motor de 1.8L 16V tem suas peculiaridades por ser reputado como "bom de estrada", por ter melhor rendimento em altas rotações. Entretanto, pela impressão que tive em dirigir o Bravo, ele é um carro mais do que balanceado para o uso urbano, porque entrega uma boa dose do seu torque máximo, mesmo em baixas rotações, tornando as retomadas bem tranquilas.
Ah, e o porta-malas tem 400 litros! Pode levar sua mãe fazer compra sossegado...
Estou pensando em trocar o meu Punto HLX 1.8 por um T-JET ou Bravo, mas os pontos estão pendendo muito mais para o lado do Hatch Médio.
Espero que minha análise ajude os amigos a se decidirem sobre qual dos dois deve ser escolhido. Os prós e contras variam muito de motorista para motorista, então cada um pode ter uma percepção diferente de cada um dos carros. Espero que continuem compartilhando as suas impressões neste tópico.
E concordo com o VLA: o bagrão tem um "visual de gosto duvidoso". Sem ressentimentos.
Abs.
MN
Em quesitos técnicos e de desempenho, os dois carros são bem diferentes.
I - Preço (de acordo com o site da Fiat):
Novo Punto T-JET com Sky-Dome: R$ 60.867,00
Bravo Sporting com Kit Creative 2 (para ter o Blue&Me): R$ R$ 60.920,00
II - Motorização
Novo Punto T-JET: 1.4L 16V 152cv@4500rpm (torque 21,1 kgfm)
Bravo Sporting: 1.8L 16V 130cv@5250rpm (torque 18,4 kgfm)
Comparação feita na Gasolina, eis que o T-JET não é Flex.
Outro ponto a ser levado em consideração é o fato de que os motores E-Torq são dotados de CORRENTES DE COMANDO, ao contrário do T-JET que ainda usa CORREIA DENTADA.
III - Direção e Segurança
Novo Punto T-JET:
1. Direção conta com assistência hidráulica
Bravo Sporting:
1. Direção conta com assistência elétrica
3. Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos,
Eu já tive a oportunidade de dirigir carros com os dois sistemas de assistência à direção. Eu, particularmente, prefiro a hidráulica porque penso que ela é mais firme em altas velocidades. Porém, no test drive que fiz hoje do Bravo, percebi que a Fiat melhorou muito a questão da firmeza da direção em altas velocidades. O kit HSD da Fiat passa a ser obrigatório para todo e qualquer carro vendido no mercado brasileiro a partir de 2014.
IV - Suspensão, Rodas e Pneus
Novo Punto T-JET:
2. Rodas de liga leve 6.5 x 17"
3. Pneus 205/50 R17
Bravo Sporting:
2. Rodas de liga leve 7.0 x 17''
3. Pneus 215/45 R17
Em ambos os carros a suspensão recebeu acertos para se tornar mais "esportiva". Porém, já ouvi dizer que a barra estabilizadora do Punto é mais reforçada do que a das versões comuns, enquanto no Bravo a suspensão recebeu apenas uma calibragem diferente para ser mais rígida e mais baixa do que a das versões "comportadas" do Hatch.
Outro detalhe são os pneus. O Bravo, em tese, por ser maior, recebe pneus mais largos com um perfil mais baixo (215/45), enquanto o Punto calça pneus 205/50. A largura do pneu, como vocês bem sabem, influencia na estabilidade e no controle do carro. E pneus 17 são caros!

V - Perfumarias
Novo Punto T-JET:
1. Bancos esportivos revestidos parcialmente em couro preto e tecido preto/cinza
2. Detalhes do interno em prata (maçanetas e frisos das portas, aros laterais das saídas de ar, aro do quadro de instrumentos, moldura da coifa de câmbio e alavanca do freio de mão)
3. Seletor DNA (Dinâmico, Normal, Autonomia)
4. Som Hi-fi com subwoofer
Bravo Sporting:
1. Alarme antifurto (de série)
2. Apoia-braço central no banco do motorista com vão refrigerado
3. Dual drive (City) - Direção elétrica com dois programas de condução
4. Faróis Polielipticos (eu prefiro assim, a iluminação é bem melhor)
5. Faróis de Neblina com sistema Cornering
6. Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
7. Ganchos de fixação de carga no porta-malas
8. Saída de ar para o banco traseiro
9. Teto solar elétrico Skydome (de série)
Meu veredito:
Amigos, como vocês puderam observar, os dois carros possuem, virtualmente, o mesmo preço de venda.
A dúvida entre um ou outro, na minha opinião, deve ser sanada através das necessidades de cada pessoa.
Aquele que queira um carro mais esportivo, com uma tocada mais agressiva e comportamento de Kart, deve escolher o T-JET para ter sua diversão garantida. Apesar de ser menos recheado em acessórios de luxo, o T-JET oferece uma experiência única para quem quer um esportivo nacional porque, com toda a certeza, ele se destaca entre a concorrência. O motor downsized do T-JET é um de seus maiores trunfos por casar muito bem a relação Peso x Potência, mas tem seus poréns por ser um propulsor turbo-alimentado. Não é a toa que foi eleito o melhor esportivo nacional.
A meu ver, a série T-JET da Fiat é destinada a um público muito seleto de compradores: pessoas que têm a condição de dar dinheiro em um pequeno esportivo, que busquem apenas o prazer de dirigir um bom carro, com um bom motor e um bom conjunto construído. Agora, se você pensa em adquiri-lo para andar com sua família e levar as bagagens em uma viagem, este talvez não seja a sua melhor escolha.
O Bravo, apesar de receber a alcunha "Sporting", de esportivo só tem a sigla e o acabamento externo. No mais, o Bravo é um carro "de luxo" voltado para uma clientela que prefere um carro confortável e cheio de quinquilharias (umas úteis, outras não) mas que também impressione as pessoas quando resolver sair na rua para desfilar com ele.
A motorização, a meu ver, é suficiente para entregar a potência e velocidade necessárias para o uso NORMAL, com valores nominais de consumo e manutenção. Um motor de 1.8L 16V tem suas peculiaridades por ser reputado como "bom de estrada", por ter melhor rendimento em altas rotações. Entretanto, pela impressão que tive em dirigir o Bravo, ele é um carro mais do que balanceado para o uso urbano, porque entrega uma boa dose do seu torque máximo, mesmo em baixas rotações, tornando as retomadas bem tranquilas.
Ah, e o porta-malas tem 400 litros! Pode levar sua mãe fazer compra sossegado...
Estou pensando em trocar o meu Punto HLX 1.8 por um T-JET ou Bravo, mas os pontos estão pendendo muito mais para o lado do Hatch Médio.
Espero que minha análise ajude os amigos a se decidirem sobre qual dos dois deve ser escolhido. Os prós e contras variam muito de motorista para motorista, então cada um pode ter uma percepção diferente de cada um dos carros. Espero que continuem compartilhando as suas impressões neste tópico.
E concordo com o VLA: o bagrão tem um "visual de gosto duvidoso". Sem ressentimentos.
Abs.
MN
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!

[Bravo SpoRting]

[Bravo SpoRting]
Eu tive um Punto Sporting, zerado, comprado em maio de 2009, e fiquei com ele até janeiro de 2012, quando furtaram-no - pasmem!!! - de dentro de uma oficina, credenciada pela minha seguradora. Com o dinheiro do seguro e mais um tanto, em setembro de 2012, tirei um Bravo T-Jet, zero km. Show demais, o Bravo, acabamento impressionante, o melhor da FIAT, sem dúvida. Não tem o apelo visual externo que o Punto carrega, é discreto, mas quando provocado, sabe reagir...Sinto falta do SKY do Punto, visto que o do Bravo não causa, em mim, o mesmo impacto. Nisso a FIAT pisou na bola, para dizer a verdade, é fraquinho o SKY do Bravo. Mas se fosse, para mim, entre os carros citados, iria de Punto T-Jet, na lata. Mas como vc quer ficar com um deles, só por um ano, acho desperdício demais de dinheiro, talvez vc esteja com sobra de caixa, rsrsrs.... Portanto, vá, amigo, naquilo que mais se encaixa no seu perfil... e seja feliz. Abs.
No meu punto tive a desvalorização de 9k em 12 meses certinho! Isso que comprei o carro com desconto de 15%...Pagando-se o preço "cheio" vai ser bem maior.
Quem compra um T-JET está longe de ficar batucando o quanto vai perder e blá blá blá, compra pra curtir o carro e ter a emoção de um esportivo turbinado
O meu foi embora ontem, já estou com saudades, com certeza vou sentir bastante falta daquele capetinha.
Se não fosse o fato de estar agora pretende investir o dinheiro, com certeza pegaria um modelo 2013...recomendo á quem estiver na dúvida de comprar um, em ter. Tenho certeza que vai passar longe o pensamento de desvalorização
e só vai querer curtir o carro
Quem compra um T-JET está longe de ficar batucando o quanto vai perder e blá blá blá, compra pra curtir o carro e ter a emoção de um esportivo turbinado

O meu foi embora ontem, já estou com saudades, com certeza vou sentir bastante falta daquele capetinha.
Se não fosse o fato de estar agora pretende investir o dinheiro, com certeza pegaria um modelo 2013...recomendo á quem estiver na dúvida de comprar um, em ter. Tenho certeza que vai passar longe o pensamento de desvalorização

Febezza escreveu:Acredito que não vá mudar tão cedo, e quando vier, com certeza vai ser com outra mecânica embarcada.
Eu iria de T-JET, vai curtir bem mais, que se fosse pegar o bravo sporting, que tem apenas adesivos e uns detalhes diferentes dos outros modelos.
Ainda tem as molas hr para vendr?
- Piloto de Autorama