Seletor DNA
Re: Seletor DNA
Assim como o carro do nosso amigo Nickcs, o meu também é de Lua, na maioria das vezes desligo o carro em A, e às vezes ele liga em N, às vezes em A mesmo. Já desisti de entender qual a lógica... ele nunca liga em D, mesmo que tenha desligado assim, essa é a única coisa garantida...
Quanto à diferença do N pro A, com o AC desligado realmente não tem muita, mas se ligar o AC é nítido (no meu carro, pelo menos) que em N ele fica mais "bem disposto" do que em A.
Disse a Quatro Rodas no teste do novo Punto T-Jet (http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/, edição de Agosto/2012), logo depois de comentar que o DNA atua na resposta do acelerador: "Os três programas utilizam mapas de calibração distintos da central eletrônica do motor. Em 'Dinâmico', a injeção de combustível é adiantada, deixando o carro mais ágil. Com o modo 'Autonomia' ligado, ocorre o oposto". Entendo, com isso, que há diferenças entre os modos que vão além da resposta do acelerador...
Na prática, acho o DNA um brinquedo bem divertido, que muda a personalidade do carro, mas se pisar na tábua (até o "talo"), o desempenho é o mesmo, seja em que modo for...
Abraços!

Quanto à diferença do N pro A, com o AC desligado realmente não tem muita, mas se ligar o AC é nítido (no meu carro, pelo menos) que em N ele fica mais "bem disposto" do que em A.
Disse a Quatro Rodas no teste do novo Punto T-Jet (http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/, edição de Agosto/2012), logo depois de comentar que o DNA atua na resposta do acelerador: "Os três programas utilizam mapas de calibração distintos da central eletrônica do motor. Em 'Dinâmico', a injeção de combustível é adiantada, deixando o carro mais ágil. Com o modo 'Autonomia' ligado, ocorre o oposto". Entendo, com isso, que há diferenças entre os modos que vão além da resposta do acelerador...
Na prática, acho o DNA um brinquedo bem divertido, que muda a personalidade do carro, mas se pisar na tábua (até o "talo"), o desempenho é o mesmo, seja em que modo for...
Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

Eu também não senti grandes mudanças entre o N e o A, mas não reparei no caso do AC ligado como o colega andrek citou. Vou observar na próxima oportunidade.
De fato o DNA foi uma grande sacada da Fiat, mesmo não alterando em nada o desempenho do conjunto, é como se tivesse 2 carros diferentes ao mesmo tempo. Ainda mais no meu caso, que não costumo acelerar os carros até o talo, é bom ver o desempenho aparecendo pisando bem pouco no acelerador.
De fato o DNA foi uma grande sacada da Fiat, mesmo não alterando em nada o desempenho do conjunto, é como se tivesse 2 carros diferentes ao mesmo tempo. Ainda mais no meu caso, que não costumo acelerar os carros até o talo, é bom ver o desempenho aparecendo pisando bem pouco no acelerador.
- Piloto de Autorama
Nickcs escreveu:Eu também não senti grandes mudanças entre o N e o A, mas não reparei no caso do AC ligado como o colega andrek citou. Vou observar na próxima oportunidade.
DNA uma boa sacada, mais sinceramente escolheria o botão do OverBoost do irmão mais velho.
Eu acreditava que o DNA era apenas a sensibilidade do acelerador ao pé do motorista, não sabia que alterava as condições e regime da ECU é isso Mesmo Leandro ?
Metys escreveu:Nickcs escreveu:Eu também não senti grandes mudanças entre o N e o A, mas não reparei no caso do AC ligado como o colega andrek citou. Vou observar na próxima oportunidade.
DNA uma boa sacada, mais sinceramente escolheria o botão do OverBoost do irmão mais velho.
Eu acreditava que o DNA era apenas a sensibilidade do acelerador ao pé do motorista, não sabia que alterava as condições e regime da ECU é isso Mesmo Leandro ?
Pois é meu caro Metys, transcrevi o que saiu na Quatro Rodas quando o carro foi lançado - creio que eles não iriam inventar isso, além de terem acesso aos press releases de lançamentos das montadoras, que são bem completos de dados técnicos. Devem ter extraído essa informação de lá.
E, cá entre nós, eu também preferiria o OVB do Bravo - mas entre o DNA e nada, o DNA é bem bacana!

Abraços!
Leandro

Definitivamente o seletor DNA é de Lua. No entanto o comportamento mais comum no meu carro é voltar ao modo N sempre. Já aconteceu de manter o A mas acho que foram casos isolados. Não consegui de maneira alguma reproduzir esse comportamento intencionalmente.
- Piloto de Autorama
Marcão_Abarth escreveu:
Lembrando também que o modo Dynamic não pode ser acionado acima de 120 km/h.
A seleção pode ser feita em qualquer situação de giro ou velocidade. não há restrições.
Punto Sporting 1.8 Flex
- Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

- Piloto de Kart amador
tiagocaria escreveu:Marcão_Abarth escreveu:
A seleção pode ser feita em qualquer situação de giro ou velocidade. não há restrições.
Tiagocaria, há sim. Se vc estiver com o modo A ou N selecionado e estiver à mais de 110km/h, vc não conseguirá ligar o modo D.
Página A-84 do Manual do Punto 2014, sobre a Função DNA:
Observação: se o veículo estiver trafegando em velocidades superiores a 110 km/h ±10% não é possível realizar
a comutação da função Normal para a função Dynamic.

Marcão_Abarth escreveu:tiagocaria escreveu:Marcão_Abarth escreveu:
Tiagocaria, há sim. Se vc estiver com o modo A ou N selecionado e estiver à mais de 110km/h, vc não conseguirá ligar o modo D.
Observação: se o veículo estiver trafegando em velocidades superiores a 110 km/h ±10% não é possível realizar
O meu T-Jet é 2013, e já havia essa restrição, que inclusive testei na prática: estava em N e tentei acionar o D a cerca de 130 km/h, uma mensagem foi exibida no CB e o carro permaneceu em N. Depois que baixou para cerca de 100 km/h, consegui acionar o D normalmente.

Abraços!
Leandro

Marcão_Abarth escreveu:tiagocaria escreveu:Marcão_Abarth escreveu:
Tem gente q nao sabe ler manual, eh soh pra encher gaveta...
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
Pelo que andei pesquisando esse comportamento também acontece com os Alfa Romeo's, de onde o sistema DNA surgiu originalmente. Então vou considerar isso como uma "característica" do sistema. Mesmo assim meu carro foi pra concessionária para acertar outros probleminhas e pedi para verificarem o sistema DNA.
- Piloto de Autorama