Óleo Lubrificante para e-torq 1.6 ou 1.8
Re: Óleo Lubrificante para e-torq 1.6
sim, mas o motor 1.6 se não me engano é o API SM, o API SL são para as 1.4
caso esteja errado, alguem me corrija por favor
caso esteja errado, alguem me corrija por favor
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
bondstrike escreveu:Alem de ver a viscosidade do oleo (5W30, 15W30, etc), precisa ficar atendo ao API, se for anterior ao sugerido pela montadora NÃO SE DEVE UTILIZAR, e os APIs são por ordem alfabetica, como por exemplo SL, SM, SN
De acordo com o manual:
Motor 1.8: SELÈNIA K PURE ENERG Y 5W30
Ali especifica que deve ser API SN ou SM ou SL? Quando o Selenia K Pure Energy foi lançado, ele era API SL, logo, poderá usar qualquer API acima da SL.

- Piloto de Autorama
Se não me engano, o 15W40 dos motores 1.4 e 1.4 Turbo são SL
E os 5W30 do 1.6 e 1.8 são SM
conforme aparenta estar na imagem acima, e pelo que ja andei lendo, inclusive aqui
E os 5W30 do 1.6 e 1.8 são SM
conforme aparenta estar na imagem acima, e pelo que ja andei lendo, inclusive aqui
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
adeitos escreveu:bondstrike escreveu:Alem de ver a viscosidade do oleo (5W30, 15W30, etc), precisa ficar atendo ao API, se for anterior ao sugerido pela montadora NÃO SE DEVE UTILIZAR, e os APIs são por ordem alfabetica, como por exemplo SL, SM, SN
De acordo com o manual:
Motor 1.8: SELÈNIA K PURE ENERG Y 5W30
Ali especifica que deve ser API SN ou SM ou SL? Quando o Selenia K Pure Energy foi lançado, ele era API SL, logo, poderá usar qualquer API acima da SL.
Nunca ví o Pure Energy SL. SL é classificação bem antiga, talvez só o K 15W40 tenha sido lançado como SL. Atualmente o Pure Energy é SM, não existe outro.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Não me lembro dessa página no meu manual, só lembro da recomendação do "Selenia K" mesmo. Realmente não especifica o API.
O projeto desse motor é do final da década de 90 (Chrysler/Bmw), duvido que exija mais do que um SL de fato.
O projeto desse motor é do final da década de 90 (Chrysler/Bmw), duvido que exija mais do que um SL de fato.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Eu estou utilizando o perform 5w30 sl 100 sintético no meu punto essence na concessionaria perguntei á eles e responderam que poderiam utilizar sem problemas e no atendimento on line da fiat a mesma resposta o óleo tem que atender a especificação 5w30 100% sintético.

- Piloto de Autorama
- Piloto de Autorama
adeitos escreveu:Alguém sabe a diferença entre óleos API SL e SM?
São os aditivos que estão presentes no lubrificante. Basicamente o SM inclui cumpre todas as normas do SL e adiciona outras.
Porém não tenho os dados técnicos exatos das classificações.
João Paulo
Category Status Service
SN Current Introduced in October 2010, designed to provide improved high temperature deposit protection for pistons, more
stringent sludge control, and seal compatibility. API SN with Resource Conserving matches ILSAC GF-5 by combining
API SN performance with improved fuel economy, turbocharger protection, emission control system compatibility, and
protection of engines operating on ethanol-containing fuels up to E85.
SM Current For 2010 and older automotive engines.
SL Current For 2004 and older automotive engines.
Fonte: http://www.api.org/certification-progra ... H_2013.pdf
Podem ver que não há descrição do que muda entre um óleo e outro, apenas estão apontando para o ano de fabricação do carro.
Tempos atrás, quando busquei essas informações, um pessoa que tenho contato e trabalha na Petrobras afirmou que, "a diferença entre um óleo SL e SM é a remoção de alguns aditivos no óleo para atender uma norma ambiental americana".
Ou seja, o API SM tem alguns aditivos a MENOS que um óleo SL, apenas para cumprir exigências ambientais. Não que ele seja pior, acredito que tal aditivo foi substituido por outros. Já um SN tem mais mudanças na composição do óleo, focadas na redução do atrito e economia de combustível e maior poder antioxidação devido a alta temperatura.
Concluindo: Pra mim não há motivos pra temer o uso de um SL no lugar do SM. Podem usar sem medo. Se fosse obrigatório o uso de um óleo SM, estaria especificado no manual do fabricante, como sabemos que alguns manuais recomendam.
SN Current Introduced in October 2010, designed to provide improved high temperature deposit protection for pistons, more
stringent sludge control, and seal compatibility. API SN with Resource Conserving matches ILSAC GF-5 by combining
API SN performance with improved fuel economy, turbocharger protection, emission control system compatibility, and
protection of engines operating on ethanol-containing fuels up to E85.
SM Current For 2010 and older automotive engines.
SL Current For 2004 and older automotive engines.
Fonte: http://www.api.org/certification-progra ... H_2013.pdf
Podem ver que não há descrição do que muda entre um óleo e outro, apenas estão apontando para o ano de fabricação do carro.
Tempos atrás, quando busquei essas informações, um pessoa que tenho contato e trabalha na Petrobras afirmou que, "a diferença entre um óleo SL e SM é a remoção de alguns aditivos no óleo para atender uma norma ambiental americana".
Ou seja, o API SM tem alguns aditivos a MENOS que um óleo SL, apenas para cumprir exigências ambientais. Não que ele seja pior, acredito que tal aditivo foi substituido por outros. Já um SN tem mais mudanças na composição do óleo, focadas na redução do atrito e economia de combustível e maior poder antioxidação devido a alta temperatura.
Concluindo: Pra mim não há motivos pra temer o uso de um SL no lugar do SM. Podem usar sem medo. Se fosse obrigatório o uso de um óleo SM, estaria especificado no manual do fabricante, como sabemos que alguns manuais recomendam.

- Piloto de Autorama
Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
- Roda dura de Auto Escola