Aprendizado do TBI (corpo de borboleta) do Punto etorq

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Aprendizado do TBI(corpo de borboleta)

por giacomo.gomes » Seg Dez 07, 2015 11:22 pm

Exatamente, Danilo! Aliás, os próprios fabricantes como Magneti Marelli e Bosch recomendam que o corpo de borboleta não seja removido nesses casos.

Só removi a mangueira da admissão e apliquei o descarbonizante.
Uma coisa eu te adianto: além de ser bem ruim posicionar a lata do descarbonizante para apontar para a borboleta, reapertar a abraçadeira que prende essa mangueira no corpo de borboleta é chato demaaaais. A posição de trabalho é realmente muito incômoda, mas vale a pena o sacrifício. Meu carro virou outro, e olha que eu pensei que era só uma preventiva... Nem tinha reparado que meu carro tava tão ruim. Agora ta LISO!
Tbm troquei velas e cabos de vela. Coloquei NGK conforme indica o manual. Meu sistema de ignição ficou lindo!

Faz essa limpeza e depois compartilha conosco a sua opinião sobre o resultado.

Abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Aprendizado do TBI(corpo de borboleta)

por CADRI » Seg Dez 07, 2015 11:48 pm

Muito bom Giácomo! Eu também costumo realizar a limpeza da TBI!...para retirar a abraçadeira, comprei um alicate especial da marca Raven, ficou bem mais fácil e rápido!
Caso tenha interesse: http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... ven-101216

Abrax!
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Re: Aprendizado do TBI (corpo de borboleta) do Punto etorq

por VLA » Ter Dez 08, 2015 8:49 am

no etorq parece que tudo é meio chato de mexer..... tbi, filtro de oleo, bomba d'água, etc
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Danilo_Tma » Ter Dez 08, 2015 9:51 am

Blz, ja troquei velas e cabos , mais esses dias perceb a lenta oscilando um pouco tbem . Vou fazer a limpeza e posto o resultado aqui.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por CADRI » Ter Dez 08, 2015 11:10 am

VLA escreveu:no etorq parece que tudo é meio chato de mexer..... tbi, filtro de oleo, bomba d'água, etc

Concordo com você Vinicius! Na ultima troca de óleo, não apertaram o filtro até o fim, resultado! Aviso de 'baixa pressão de óleo'!...resumindo, eu mesmo retirei o filtro, lubrifiquei toda borracha de vedação, coloquei o filtro no lugar e apertei até o final! Logo em seguida o aviso sumiu!!!
Temos que ficar de olho! Pois, até mesmo nas concessionária, os caras fazem merd!!!!

abrax.
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por giacomo.gomes » Ter Dez 08, 2015 1:13 pm

Boa dica, Clayton! Obrigado por compartilhar...

Vinicius, realmente as coisas no etorq são um pouco mais apertadas ou escondidas, mas é um ótimo motor!
Sobre o comentário do Clayton sobre falta de aperto do filtro de óleo na CSS, tem que ficar esperto mesmo! Esse meu problema da marcha lenta oscilar ou até mesmo do carro não ligar sem eu ter que apertar o pedal do acelerador, era sempre diagnosticado na CSS como "gasolina adulterada". Eu só abasteço em postos de bandeira(geralmente Shell) mas cheguei até a abastecer em BR durante um tempo e o problema nunca tinha sido solucionado. Foi eu fazer uma limpeza no TBI e fim de papo, ou seja, as CSS estão cada vez cobrando mais e fazendo menos. Os caras nem tiveram a boa vontade de conferir a borboleta. Quando eu fui ver, estava bem sujo... uma coisa tão simples e os caras deixaram passar. Inacreditável!

Galera, qualquer dica sobre injeção, por favor, me mantenham informado.

Valeeeeu!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Problemas com ignição/arrefecimento

por thiagodeab » Ter Dez 08, 2015 1:42 pm

Boa tarde pessoal!
Estou tendo um problema com meu Punto 1.4 ELX 09/09, que é o seguinte:

Eventualmente, após rodar com o carro e desligá-lo, quanto tento religá-lo falha a ignição e aparece no computador de bordo uma mensagem de alta temperatura. Porém, confiro frequentemente a água do reservatório e está tudo ok, bem como, enquanto estou dirigindo o sistema de arrefecimento não acusa nada no painel, não há nenhuma alteração no indicador de temperatura do painel.

Espero um pouco mais, tento ligar novamente e salvo raros casos, ele liga de boa...

Alguém já teve um problema desse e sabe como resolver?

Sou do Rio de Janeiro e não tenho mecânico de confiança para mexer no meu carro também, se alguém souber de um bom em Punto, ficarei grato.

Saudações!

Thiagodeab
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por giacomo.gomes » Ter Dez 08, 2015 4:40 pm

Thiago,

Eu nunca tive esse problema, mas conheço algumas pessoas que ja tiveram. As causas podem ser variadas, mas normalmente são bicos injetores gotejando, problema no regulador de pressão... As vezes o diafragma dele pode estar furado. Tbm da uma verificada na mangueira que sai do coletor de admissão e liga no regulador de pressão que fica na flauta(tubo distribuidor). Além disso, a bobina tbm pode estar com problemas e quando muito quente pode falhar e não gera energia suficiente pras velas. Agora como vc disse que aparece mensagem de alta temperatura, se não for nada do que eu mencionei, provavelmente possa ser um problema só no sensor se temperatura, qual vc pode trocar facilmente.

Enfim, é um jogo de tentativa e erro... Tem que sair procurando o problema ítem a ítem. Infelizmente não conheço ngm no RJ.

Boa sorte, mestre.

Abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Problemas com ignição/arrefecimento

por jpromero » Qua Dez 16, 2015 4:09 pm

thiagodeab escreveu:Boa tarde pessoal!
Estou tendo um problema com meu Punto 1.4 ELX 09/09, que é o seguinte:

Eventualmente, após rodar com o carro e desligá-lo, quanto tento religá-lo falha a ignição e aparece no computador de bordo uma mensagem de alta temperatura. Porém, confiro frequentemente a água do reservatório e está tudo ok, bem como, enquanto estou dirigindo o sistema de arrefecimento não acusa nada no painel, não há nenhuma alteração no indicador de temperatura do painel.

Espero um pouco mais, tento ligar novamente e salvo raros casos, ele liga de boa...

Alguém já teve um problema desse e sabe como resolver?

Sou do Rio de Janeiro e não tenho mecânico de confiança para mexer no meu carro também, se alguém souber de um bom em Punto, ficarei grato.

Saudações!

Thiagodeab

Esses erros imediatamente após a partida são causados na maioria dos casos por bateria ruim, além desse de temperatura pode acontecer de dar avaria no air-bag e ABS (caso tenha). Troque a bateria e seja feliz.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Anterior