Filtro de ar esportivo CAI

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Filtro de ar esportivo CAI

por cebasp » Qua Out 08, 2008 11:26 am

Fui verificar a possibilidade de instalar o meu filtro esportivo no meu 1.4...
O Funcionário da Poison analisou e disse duas opções:
1ª - Retirar a tampa do motor e fazer o CAI da entrada de ar no motor até o local onde é localizado no 1.8. (acho que o Kareca fez isso)
2ª - Retirar o filtro original somente e localizar a ponta do cano de captura de ar (perto do radiador do lado esquerdo na própria tampa do motor), a ponta parece um trombone! Teria que cortar a ponta ou aumentar o diâmetro com aquelas mangueiras azuis, assim fazer um pequeno prolongamento com um tubo de aço e acomodar o filtro no mesmo local do 1.8. (Parece complicado, mas irei fazer no meu e postarei fotos. Fica mais agradável de se ver, pois a tampa do motor continuará lá.)

Já nos 1.8, basta tirar o filtro original e colocar o esportivo.

Abraços...

Carlos da Mata.
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por socket » Qua Out 08, 2008 11:55 am

Brunoauk_ escreveu:
socket escreveu:Olha aqui o motor 1.8:

http://www.autodiario.com.br/tb/tb_ampl ... 110735.jpg

Olha lá no canto como é fácil colocar o filtro....
Ele já fica no canto certo...

Agora olha o motor 1.4:

http://www.lojadecarro.com/images/punto%20motor.jpg

O filtro fica na tampa do motor! E a entrada de ar é lá atrás...
Então pra colocar filtro tem que realmente puxar o cano... (pra ficar similar ao 1.8 )...

O Socket, da muita diferença em encaixar o filtro direto da saida original do 1.8 ou fazer um cano tpw cai?
será q o ar vai fica frio mesmo?
pq ali na lateral o ar nao é muiiiito quente ... ainda mais onde com o carro em movimento, pq dai o ar vai circula!

Bom... se fizer um prolongamento a coisa pode melhorar... mas não sei o QUANTO.

cesco escreveu:
socket escreveu:Po...
Mas um tem 1.4 e tá discutindo com o outro que tem 1.8!

Meu amigo... o 1.8 já tem o cano no canto certo! É só tirar aquela caixa e colocar o filtro e pronto!
Caso você queira um CAI... então tem que arrumar um cano (cromado de preferencia) que vá no lugar do tubo original...

Já no Punto 1.4... pra colocar filtro de ar... são outros 500!

1º ninguém ta discutindo
2º ler o que foi escrito é ótimo
3º foi o que eu e o daniel, como eu disse, conversamos, na frente do motor 1.8. Dá pra só encaixar o filtro.Porém se ele quer por um filtro eles espera um desempenho melhor,por isso falei que se ele espichasse o cano até a frente o filtro seria capaz de dar uma resposta melhor..

Eu li. Mas parece que você se ofendeu com o que eu disse.
A palavra discutir tem inúmeros significados:

do Lat. discutere

v. tr.,
debater uma questão, um assunto, em todos os seus aspectos;
controverter, fazer objecções, contestar;
criticar;
fazer questão, entrar em discussão, questionar.

Então vocês estavam/estão discutindo algo!

Quando ao assunto em questão, o local ali do 1.8 é propicio pra colocar o filtro sim e recebe ar razoavelmente fio (mais frio que do 1.4). Claro que se fizer um prolongamento a coisa melhor. Mas o 1.8 tem um fator que ajuda mais ainda, que é aquele tubo curvo na entrada do capô que direciona o ar pra lateral do motor. Isso já ajuda muito e ao meu ver basta colocar o filtro lá e pronto!

cebasp escreveu:Fui verificar a possibilidade de instalar o meu filtro esportivo no meu 1.4...
O Funcionário da Poison analisou e disse duas opções:
1ª - Retirar a tampa do motor e fazer o CAI da entrada de ar no motor até o local onde é localizado no 1.8. (acho que o Kareca fez isso)
2ª - Retirar o filtro original somente e localizar a ponta do cano de captura de ar (perto do radiador do lado esquerdo na própria tampa do motor), a ponta parece um trombone! Teria que cortar a ponta ou aumentar o diâmetro com aquelas mangueiras azuis, assim fazer um pequeno prolongamento com um tubo de aço e acomodar o filtro no mesmo local do 1.8. (Parece complicado, mas irei fazer no meu e postarei fotos. Fica mais agradável de se ver, pois a tampa do motor continuará lá.)

Já nos 1.8, basta tirar o filtro original e colocar o esportivo.

Abraços...

Carlos da Mata.

A 2a opção eu já imaginava fazer...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por cesco » Qua Out 08, 2008 12:03 pm

te interpretei errado então
na minha opinião, não é uma boa fazer o motor correr esse risco que não for pra ter uma diferença perceptível...
gruda no cantinho do radiador que vai fica bem melhor... pelo que pude notar o lugar(sem espichar do hlx) esquenta pra #@%&!..
vai aumenta o consumo e continua a mesma lêndia...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Beto » Qua Out 08, 2008 1:59 pm

A idéia então é fazer exatamente o que o El Onofre fez?

Imagem

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por socket » Qua Out 08, 2008 3:45 pm

É sim Beto...
Mas o recomendável é tirar a parte debaixo da caixa de ar...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Brunoauk_ » Qua Out 08, 2008 5:41 pm

É isso q eu vo faze no meu .. se bobia sexta feira ja coloco, so estou esperando o kra da loja recebe os filtros =D
Punto Spo®Ting 1.8 Branco carbono

DVD - RODA TSW PANORAMA - XENON MILHA 12000K - BUZINA MARITIMA - INSULFILM
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Beto » Qua Out 08, 2008 9:17 pm

socket escreveu:É sim Beto...

Qual é o ganho efetivo?
Altera consumo?

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por danielb » Qui Out 09, 2008 12:00 am

Bom, eu to tentando coloca um filtro no meu 1.8, mas ai vão os principais problemas:

1º.: Não é só tirar o filtro original e colocar o esportivo, pois o tubo que vem do corpo de borboleta não tem fixação, ou seja, vai ficar solto e por isso o filtro vai bater em tudo com qualquer trepidação, não dá desse jeito, eu já testei e pelas fotos acima da pra ver que foi soldado uma barra chata para segurar o filtro.

2º.: Não dá pra tirar a caixa e deixar o duto sozinho ali, pq ele é fixado na caixa e na lata com somente um parafuso, se tirar a caixa e deixar na lata ele se mexe.

3.: O ar que fica ali é quente sim, rodei com o filtro improvisado hj e ele esquenta bastante.

A conclusão que tiro é a seguinte: O barulho do motor fica legal, bem grave (cheguei a andar sem filtro, mais grave ainda), mas vai entrar mais sujeira e mais ar quente no motor. Mas ao mesmo tempo entra mais ar, e é perceptível que o motor ganha mais fôlego. Eu vou fazer o meu até sexta e vou aproveitar e fazer um tutorial de como eu fiz, mas existem n maneiras de se fazer. No final se eu achar que ficou ruim, é só tirar fora, ou seja, não perco nada, pq o filtro eu já tenho.

Assim que eu fizer posto fotos.
Editado pela última vez por danielb em Qui Out 09, 2008 12:06 am, em um total de 2 vezes.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por danielb » Qui Out 09, 2008 12:02 am

Beto escreveu:
socket escreveu:É sim Beto...

Qual é o ganho efetivo?
Altera consumo?

[]´s

no teste que eu fiz o consumo ficou de igual pra melhor, pq estranhamente no 1.8 quando tu pisa fundo ele gasta menos (comigo acontece isso).
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Beto » Qui Out 09, 2008 7:34 am

danielb escreveu:...no teste que eu fiz o consumo ficou de igual pra melhor, pq estranhamente no 1.8 quando tu pisa fundo ele gasta menos (comigo acontece isso).

Acontece comigo também.

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

AnteriorPróximo