Troca do liquido de arrefecimento do radiador

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Troca do liquido de arrefecimento do radiador

por thiagomarques » Sex Dez 19, 2014 9:19 pm

Fui na Fiat e na loja eles me venderam um líquido de arrefecimento laranja. O meu carro e um blackmotion 2014. Alguém já viu isso?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Dez 22, 2014 8:11 am

thiagomarques escreveu:Fui na Fiat e na loja eles me venderam um líquido de arrefecimento laranja. O meu carro e um blackmotion 2014. Alguém já viu isso?

O original Fiat se chama Petronas Coollant UP que tem uma coloração meio laranja mesmo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por mrdebien » Seg Dez 22, 2014 9:45 pm

Invista na água desmineralizada. Maioria esquece desse detalhe e isso faz muita diferença. Os testes das normas usam sempre água desmineralizada.

Faça a troca você mesmo: pesquise no site http://www.reparadorfiat.com.br

As versões do Punto do site ainda não contemplam o e-torq, porém o conceito é o mesmo: motor frio, retirar o parafuso plástico inferior do radiador e usar os respiros existentes ao reabastecer, para não ficar ar no sistema. Não precisa desconectar nenhuma mangueira. Fiz e funcionou perfeitamente. Meu Blackmotion estava com 14 meses. Manual recomenda 2 anos, porém já vi um Palio 1.6 e-torq com dois anos sem trocar e não gostei do estado do fluido no reservatório.

Faça a mistura num recipiente primeiro: há uma reação química ao misturar. Aguarde uns 10 minutos e depois abasteça o sistema (vi isso num vídeo de um fabricante de bombas d'água e outros dispositivos do sistema de arrefecimento). Usei o Valeo, que encontrei mais barato (R$ 17,00 o litro) e foi um dos aprovados no teste do Inmetro.

Única desvantagem de fazer você mesmo é a dificuldade em descartar o fluido antigo e o que sobra de maneira ecologicamente correta...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por digobakana » Sáb Mai 02, 2015 2:11 pm

Williamsk8 escreveu:Boa tarde galera, estou com uma dúvida cruel, procurei no forum e não achei, me desculpe se estiver postando no local errado.

Hoje fiz a troca de óleo do carro, e me indicaram a trocar o liquido do radiador.... Porém, ele disse que seria melhor colocar apenas o liquido de arrefecimento, sem nada de agua, agora lendo no manual vejo que deveria ser 50% agua e 50% do liquido.

Tem algum problema deixar apenas o liquido sem agua?

meu caro o correto é drenar toda agua do sistema de arrefecimento e colocar 50% aditivo e 50% agua, mas para isso é preciso substituir a abraçadeira do radiador que serve para drenar o liquido, ma sessa abraçadeira é descartável e não se acha original, sendo forçada a substituição por uma abraçadeira paralela.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por digobakana » Sáb Mai 02, 2015 2:12 pm

meu caro o correto é drenar toda agua do sistema de arrefecimento e colocar 50% aditivo e 50% agua, mas para isso é preciso substituir a abraçadeira do radiador que serve para drenar o liquido, ma sessa abraçadeira é descartável e não se acha original, sendo forçada a substituição por uma abraçadeira paralela.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rgapski » Dom Mai 03, 2015 12:49 pm

Não precisa trocar abraçadeira alguma. O radiador tem um dreno e um sangrador para se fazer esse procedimento sem precisar mexer nas mangueiras. Tem tutorial sobre isso aqui no forum.

Abs.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mrdebien » Dom Mai 03, 2015 2:05 pm

O site www.reparadorfiat.com.br já foi atualizado para os motores e-torq. Os procedimentos possuem fotos também.

Catálogo de peças original Fiat também está disponível nesse site.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rmarsole » Seg Set 19, 2016 5:18 pm

Galera nao sei se perdi na leitura.. Mas qual a quantidade em litros de aditivo x agua?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipebm86 » Qui Set 22, 2016 10:00 am

rmarsole escreveu:Galera nao sei se perdi na leitura.. Mas qual a quantidade em litros de aditivo x agua?

No motor 1.4 são 6 litros, você deve usar 3lt de aditivo concentrado orgânico e 3lt de água desmineralizada.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por rmarsole » Qui Set 22, 2016 4:59 pm

felipebm86 escreveu:
rmarsole escreveu:Galera nao sei se perdi na leitura.. Mas qual a quantidade em litros de aditivo x agua?

No motor 1.4 são 6 litros, você deve usar 3lt de aditivo concentrado orgânico e 3lt de água desmineralizada.

Vlw Felipe!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo