Consumo do Linea no Alcool
Re: Consumo do Linea no Alcool
adeitos escreveu:Sem dúvida, compensa usar gasolina, olha os números que meu Linea faz:
Etanol: (R$2,09 o litro)
Estrada: 10~11
Gasolina: (R$2,80 o litro)
Estrada: 15~16,5
O pessoal costuma usar a regra dos 70% pra ver se vale a pena usar Etanol ou não. No caso do Linea, literalmente, essa regra não é válida. A diferença é de aproximadamente 50% no meu caso, logo, o preço do alcool deveria estar em R$1,40.
Meu Deus se um dia eu tiver de pagar mais de 2 contos no litro de alcool vou ter de voltar a andar de trem e onibus !!!!!
Enviado do meu LG-E400f
"Se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer.
Entre no meu carro, na estrada de Santos e você vai me conhecer!!!"
Entre no meu carro, na estrada de Santos e você vai me conhecer!!!"
- Piloto de Autorama
jpromero escreveu:Rodney, o motor do nosso Linea não tem nada a ver com do Stilo que é o GM 1.8. No Linea 1.9 é o mesmo do seu Brava com curso e diâmetro aumentado e novo coletor de admissão, de resto é muito semelhante, praticamente igual ao Corsa Lunga.
Já o 1.8 16V do Linea é o Etorq. O Linea nunca usou motores 8V.
sim sim.. estou citando o ctavaresjr pois disse que os 8v são mais econômicos.. o último motor de 8v com maior cilindrada utilizado pela fiat foi este do stilo / astra / monza / chevetão rsssrss que por sinal é o do meu punto, não dei um citar na mensagem dele pois estava logo abaixo e vai poluindo o tópico.
abraço.
Galera corrigindo minha média, agora com o tanque 100% no alcool no 1.8 8v ta na média de 7,4 com ac ligado 80% do tempo, acho que tinha pouco menos de 1/4 de gasolina quando tirei a outra média, e pelo que andei vendo não é normal essa média pois costuma ser mais gastão não é?

Atualizando: Viajei com o Linea sempre com 5 pessoas e ar condicionado direto, nunca abaixo do limite da estrada, a maioria do percurso a 110 km/h no GPS (120 km/h de painel, erro grotesco como todos os Fiat que andei até hoje com GPS) e a média foi baixa: 8.1 km/l no CB que costuma marcar um pouco a mais que o real, acho que deu uns 8 km/l na estrada com álcool.
Esperava uns 9 km/l. Na volta consegui 8,6 km/l usando menos o controlador de velocidade, no pé é mais econômico por não pisar tanto nas subidas e deixar a velocidade diminuir e também por ter pego muuuita chuva, a ponto de andar a 60 km/h na faixa da direita, rezando para não ter nada parado na estrada.
Esperava uns 9 km/l. Na volta consegui 8,6 km/l usando menos o controlador de velocidade, no pé é mais econômico por não pisar tanto nas subidas e deixar a velocidade diminuir e também por ter pego muuuita chuva, a ponto de andar a 60 km/h na faixa da direita, rezando para não ter nada parado na estrada.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero escreveu:Atualizando: Viajei com o Linea sempre com 5 pessoas e ar condicionado direto, nunca abaixo do limite da estrada, a maioria do percurso a 110 km/h no GPS (120 km/h de painel, erro grotesco como todos os Fiat que andei até hoje com GPS) e a média foi baixa: 8.1 km/l no CB que costuma marcar um pouco a mais que o real, acho que deu uns 8 km/l na estrada com álcool.
Achei uma ótima média nessas circunstâncias! Anda com 2 pessoas, sem chuva e sem cruise control que sobe pra 11 fácil.

- Piloto de Autorama
Adeitos, o seu tem aro 17? Já notou essa diferença de velocidade do painel com o GPS?
E com o cruise control o seu também gasta mais?
João Paulo
jpromero escreveu:Adeitos, o seu tem aro 17? Já notou essa diferença de velocidade do painel com o GPS?
Sim, tem roda 17" e tem essa diferença também. Mas te digo que isso não é só na Fiat que acontece, meu antigo Focus também tinha essa diferença. Quanto maior a velocidade maior a diferença.
Sim, Cruise Control gasta mais pois ele não mantem uma aceleração continua, ele acelera mais num momento pra manter a velocidade mas ai desacelera mais tb pra reduzir, ele fica o tempo todo nesse acelera / desacelera. No meu caso, setando 100Km/h painel, o consumo fica oscilando de 16 até 13 por litro (gasolina).
No pé mantem-se uma aceleração continua, consigo manter a mesma velocidade com um Consumo Instantâneo quase fixo nos 15,5~16 por litro.

- Piloto de Autorama
Caros, o carro com o Cruise Control ligado só vai gastar mais se a estrada não for plana; no plano, utilizar esse recurso vai fazer o carro gastar menos, e já testei diversas vezes, com diferentes carros, seja AT (Civic EXS, Civic LXL com ECON, Fit EX), mecânico (Punto T-Jet) ou CVT (Fluence). Viajo muito em São Paulo pela Ayrton Senna / Carvalho Pinto (que nem são lá tão planas assim), e considerando o consumo MÉDIO das viagens (não vale olhar o consumo instantâneo, que oscila muito), em todos os carros citados, usar o Cruise Control sempre se mostrou mais econômico do que não usar.
Se a estrada for mais acidentada, é claro que o cruise control vai acelerar o carro e/ou reduzir marcha para manter a velocidade - sem o cruise control, mantendo a pressão "no pé", a velocidade vai cair mais nas subidas, pois o motorista não vai ficar psicoticamente tentando manter a velocidade como o cruise control faz, e por isso vai acabar gastando menos.
Em resumo, numa estrada, NO PLANO, a condição mais econômica de direção que encontrei em todos os carros citados acima, foi sempre usar o cruise control...
Abraços!
Se a estrada for mais acidentada, é claro que o cruise control vai acelerar o carro e/ou reduzir marcha para manter a velocidade - sem o cruise control, mantendo a pressão "no pé", a velocidade vai cair mais nas subidas, pois o motorista não vai ficar psicoticamente tentando manter a velocidade como o cruise control faz, e por isso vai acabar gastando menos.
Em resumo, numa estrada, NO PLANO, a condição mais econômica de direção que encontrei em todos os carros citados acima, foi sempre usar o cruise control...

Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
andrek escreveu:Caros, o carro com o Cruise Control ligado só vai gastar mais se a estrada não for plana; no plano, utilizar esse recurso vai fazer o carro gastar menos, e já testei diversas vezes, com diferentes carros, seja AT (Civic EXS, Civic LXL com ECON, Fit EX), mecânico (Punto T-Jet) ou CVT (Fluence). Viajo muito em São Paulo pela Ayrton Senna / Carvalho Pinto (que nem são lá tão planas assim), e considerando o consumo MÉDIO das viagens (não vale olhar o consumo instantâneo, que oscila muito), em todos os carros citados, usar o Cruise Control sempre se mostrou mais econômico do que não usar.
Em resumo, numa estrada, NO PLANO, a condição mais econômica de direção que encontrei em todos os carros citados acima, foi sempre usar o cruise control...![]()
Abraços!
Pois é, já nem uso o consumo instantâneo, me dá arrepios ver o consumo tão alto, ai me desanima de continuar a viagem, deixo sempre no consumo médio mesmo.
No Vectra 2008 que tinha na empresa sempre viajamos com o cruise control, mas ele era manual e conseguia ótimas médias, em torno de 13-13,5 km/l de gasolina, setava para 110 km/h e deixa ele manter, mas no Linea ele até reduz marcha para manter a velocidade, em caso de subida, o que óbvio faz gastar mais.
E sobre a velocidade do GPS, no caso desse mesmo Vectra batia certinho com o GPS, o mesmo acontece no Corsa Classic que ainda temos aqui, velocímetro calibrado com o GPS. No Celta já ocorre alguma diferença, mas é menor que nos Fiat.
João Paulo
Apenas a titulo de curiosidade essa dif. De velocidade foi um acordo entre as montadoras a muitos anos atras afim de dar segurança a (nao sei qual a lógica) mas enfim.. todos os carros tem este"problema" eh miito provavel que todos marquem "errado" e igual
Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk 4
Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk 4

achei aki uma citação..
http://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_de_instrumentos
o Brasil os velocímetros possuem uma faixa de tolerância e marcam sempre uma velocidade maior que a real para inibir o excesso de velocidade.
mais um...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Veloc%C3%ADmetro
"No Brasil, por determinação de legislação de trânsito, os velocímetros de todos os veículos aqui fabricados saem da fábrica sempre marcando mais do que a velocidade real do veículo", informa um gerente de engenharia de produtos de uma importante fabricante de velocímetros e um dos maiores fornecedores para a indústria nacional. Segundo ele, esta diferença, ou "faixa de tolerância" como chamada, é determinada pela montadora conforme regulamentado pela legislação, e é específica para cada carro. "O real objetivo é inibir o avanço de velocidade." Até cerca de 80 km/h o equipamento do carro marca entre 3 km/h e 5km/h a mais do que a velocidade real. Até 140 km/h, a margem sobe para 10km/h, em média. "Em alguns carros, a variação positiva pode chegar a 15km/h quando a velocidade real está acima dos 180km/h, e esta “faixa de tolerância” sobe proporcionalmente ao aumento de velocidade, ou seja se você está a 180 km/h na verdade entenda como 165 km/h, e se estiver a 200 km/h provavelmente não estará passando dos 180 km/h." Outro aspecto que altera ainda mais a diferença entre a velocidade marcada no velocímetro e a velocidade real é quando o proprietário decide trocar seu conjunto de rodas e pneus por outros mais altos que o recomendado pelo fabricante e com o aumentando do diâmetro do conjunto roda/pneu, o número de voltas será menor do que o utilizado para o ajuste do velocímetro e, consequentemente, a indicação de velocidade também será menor ou maior, dependendo do tipo de troca efetuada, motivo este que muitas vezes condutores são multados por radares de velocidade embora no velocímetro esteja marcando a velocidade permitida para a via.
Falta confirmação: Não foi encontrada nenhuma lei brasileira que ateste tal afirmação que o velocímetro deve marcar velocidade superior a real.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_de_instrumentos
o Brasil os velocímetros possuem uma faixa de tolerância e marcam sempre uma velocidade maior que a real para inibir o excesso de velocidade.
mais um...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Veloc%C3%ADmetro
"No Brasil, por determinação de legislação de trânsito, os velocímetros de todos os veículos aqui fabricados saem da fábrica sempre marcando mais do que a velocidade real do veículo", informa um gerente de engenharia de produtos de uma importante fabricante de velocímetros e um dos maiores fornecedores para a indústria nacional. Segundo ele, esta diferença, ou "faixa de tolerância" como chamada, é determinada pela montadora conforme regulamentado pela legislação, e é específica para cada carro. "O real objetivo é inibir o avanço de velocidade." Até cerca de 80 km/h o equipamento do carro marca entre 3 km/h e 5km/h a mais do que a velocidade real. Até 140 km/h, a margem sobe para 10km/h, em média. "Em alguns carros, a variação positiva pode chegar a 15km/h quando a velocidade real está acima dos 180km/h, e esta “faixa de tolerância” sobe proporcionalmente ao aumento de velocidade, ou seja se você está a 180 km/h na verdade entenda como 165 km/h, e se estiver a 200 km/h provavelmente não estará passando dos 180 km/h." Outro aspecto que altera ainda mais a diferença entre a velocidade marcada no velocímetro e a velocidade real é quando o proprietário decide trocar seu conjunto de rodas e pneus por outros mais altos que o recomendado pelo fabricante e com o aumentando do diâmetro do conjunto roda/pneu, o número de voltas será menor do que o utilizado para o ajuste do velocímetro e, consequentemente, a indicação de velocidade também será menor ou maior, dependendo do tipo de troca efetuada, motivo este que muitas vezes condutores são multados por radares de velocidade embora no velocímetro esteja marcando a velocidade permitida para a via.
Falta confirmação: Não foi encontrada nenhuma lei brasileira que ateste tal afirmação que o velocímetro deve marcar velocidade superior a real.