O seu Punto motor e-torq consome água?
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
rgapski escreveu:Desconfio que o paraflu tenha um prazo de validade pequeno, e logo acaba perdendo suas propriedades.
Não tenho embasamento técnico pra criticar o paraflu. Apenas digo que tenho receio dele.
Não precisa ter receio!

Medi, com refratômetro, o teor de aditivo Paraflu UP em um 1.6 com 4 anos de uso e estava com o mesma quantidade de aditivo quando zero Km.
A Intensidade de condutividade elétrica quando zero era 0,08 volts e após 4 anos era 0,15 volts sendo que o máximo permitido é 0,30 volts (recomendo não deixar passar de 0,25 volts).
A conclusão é que o Paraflu UP não degrada em proporção, entretanto devemos ficar atentos a condutividade elétrica que provoca a temida corrosão galvânica.
Como obtive os dados: viewtopic.php?f=17&t=28191
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Então, nas duas trocas que fiz com o paraflu não verifiquei problema nenhum, e olha que o primeiro dono ainda não havia trocado estava com mais de 2 anos de uso, mas enfim vou dar uma olhada no havoline, valeu a dica!
Abraço.
Abraço.
Scorpio escreveu:Não precisa ter receio!![]()
Medi, com refratômetro, o teor de aditivo Paraflu UP em um 1.6 com 4 anos de uso e estava com o mesma quantidade de aditivo quando zero Km.
A Intensidade de condutividade elétrica quando zero era 0,08 volts e após 4 anos era 0,15 volts sendo que o máximo permitido é 0,30 volts (recomendo não deixar passar de 0,25 volts).
A conclusão é que o Paraflu UP não degrada em proporção entretanto devemos ficar atentos a condutividade elétrica que provoca a temida corrosão galvânica.
Como obtive os dados: viewtopic.php?f=17&t=28191
Scorpio,
Ótimo teste!
Bem lembrado sobre a corrosão galvânica! Tinha esquecido de comentar sobre ela.
Sobre o paraflu, fico tranquilo em saber que é um bom produto e que sua durabilidade não é baixa.
Até porque, ele é feito por uma empresa grande e de confiança da Fiat, e se não pudermos confiar nos produtos dela, estamos frito!
Eu uso óleo da Petronas (recomendado pelo manual) e nada a reclamar. Me parece um excelente lubrificante.
O problema então não esta no produto, e sim nessas malditas CCS que fazem serviço pela metade e cobram dobrado.
Meu carro sempre passou pela CCS (tenho nota de tudo), e deixaram o sistema de arrefecimento do carro virar um esgoto! O antigo dono nem desconfiava.
E fizeram a mesma porcaria com os carros do meu primo, que também é bem leigo no assunto!
Eu já desconfiava, mas agora tenho certeza cobram por algo que não fazem!
Sempre que pego um carro novo, faço a troca de todos os fluidos e óleo por precaução. Além de eliminar qualquer problema mecânico aparente.
Deixo o carro "zeradinho" pra ficar sem dor de cabeça, pois meu uso maior é em estrada.
Água do radiador eu troco a cada dois anos. Acho muito barato pra deixar muito tempo la dentro, rs.
Meu pai sempre usou aditivo da bardhal, mas o inorgânico (verde), pois na época era o recomendado pelo manual.
Cheguei a usar em um dos meus carros, que era mais velinho, e também não deu erro, nem nunca virou meleca.
Protegeu o sistema, mas tem que trocar todo ano.
Nos meus outros carros eu já me importava mais com isso e passei a usar aditivos orgânicos por recomendação do manual.
Cheguei a usar havoline, total (quando tive peugeot), motorcraft e acdelco (que devem ser havoline - embalagem idêntica).
Sem novidades também. Sempre funcionou a contento.
Nunca tive problema no sistema de arrefecimento por desleixo.
No meu penultimo carro eu passei a usar o da bardhal por dois motivos: conheço a marca e o preço é bom.
Usei o rad cool por 3 anos no vectra, e sem novidades também. Funcionou bem.
Na primeira troca, com dois anos, estava bem dentro do tolerável e a água saiu limpinha, sem qualquer sinal de oxidação.
Nesse carro, inclusive eu cheguei a abrir o motor e é impressionante ver como o uso regular do aditivo proteje.
A bomba dágua parecia nova, não havia qualquer desgaste na faca do cabeçote/bloco.
Eu sabia que era bom usar aditivo, mas quando vi "ao vivo" o motor do meu carro com mais de 130mil km rodados e 13 anos de uso em perfeito estado, fiquei contente e vi que usar bom aditivo e fazer a troca regular é tão importante quanto trocar o óleo no tempo certo.
Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
- Piloto de Autorama
felipebm86 escreveu:Então, nas duas trocas que fiz com o paraflu não verifiquei problema nenhum, e olha que o primeiro dono ainda não havia trocado estava com mais de 2 anos de uso, mas enfim vou dar uma olhada no havoline, valeu a dica!
Abraço.
Vai pelo preço mesmo...
Já cheguei encontrar o havoline por R$ 25,00 o litro aqui em SP!
Outro produto bom que já usei é o da total, de cor amarela.
Usava no 206 que tive, pois era o sugerido pela fábrica.
Durava 2 anos sem perda significativa de eficiência.
Outro dia vi por R$ 25,00 também.
Agora esses radiex da vida, eu não sei.
Uma vez vi um ensaio do inmetro e ele não foi aprovado.
Também, por R$ 6,00 o litro, só água e corante mesmo... rsrsrs
Abs!
Raphael - Mauá-SP
- Piloto de Autorama
rgapski escreveu:felipebm86 escreveu:Então, nas duas trocas que fiz com o paraflu não verifiquei problema nenhum, e olha que o primeiro dono ainda não havia trocado estava com mais de 2 anos de uso, mas enfim vou dar uma olhada no havoline, valeu a dica!
Abraço.
Vai pelo preço mesmo...
Já cheguei encontrar o havoline por R$ 25,00 o litro aqui em SP!
Outro produto bom que já usei é o da total, de cor amarela.
Usava no 206 que tive, pois era o sugerido pela fábrica.
Durava 2 anos sem perda significativa de eficiência.
Outro dia vi por R$ 25,00 também.
Agora esses radiex da vida, eu não sei.
Uma vez vi um ensaio do inmetro e ele não foi aprovado.
Também, por R$ 6,00 o litro, só água e corante mesmo... rsrsrs
Abs!
Quanto ao uso do Paraflu UP, acredito que seja de qualidade, mas não se deve deixar para trocar com dois anos. O meu Punto, quando fiz a revisão dos 10.000km, vi o mecânico apenas completando o nível, que na verdade nem estava baixo, pois havia feito uma manutenção preventiva.
Sugiro, para os colegas que usam o Paraflu UP, que a cada revisão, ou a cada 7 ou 8 meses, retirar o aditivo que está no reservatório e completar com aditivo puro. Fiz isso e o sistema do meu carro está com mais de 40 por cento de aditivo aferidos no termodensimetro.
- Piloto de Atari
Olá Pessoal!
Muito grato pela detalhada resposta.
Eu continuei acompanhando o consumo de agua e achei que não estava mesmo correto. Procurei a oficina (ADG, HIGH TORQUE, Belo Horizonte) e foi constatado trinca em uma junção do radiador. O vazamento era pequeno, mas ficar completando sempre não é o correto. Além disso, não dava pra saber o que estava causando a perda de água. Imagine se, de uma hora para outra, houvesse um super vazamento e levasse a superaquecimento do motor. Não dá pra arriscar. Foi feita a troca do radiador. Realmente não dá pra achar preço muito melhor que na concessionária. Peça original é sempre minha preferência. O ADG me disse que tem sido recorrente as trocas de radiadores la na High Torque. Os ETORQ, seja punto ou outro carro, parecem ter algum problema que leva a esse defeito. Foram colocados 2 litros de aditivo e não 3. Tenho vistos nos videos do ADG que os carros novos tem saído com 30% de aditivo. Parece ser uma nova determinação da fábrica, embora os manuais continuem falando em 50%. Acho que atualizar manual deve ser muito caro... Aproveito para falar do ótimo atendimento e ótimo serviço na High Torque. O preço não foi baixo, mas achei o valor justo pelo que foi feito. Aproveitei e fiz uma limpeza do Corpo de Borboleta e ficou muito bom! Quem se interessar em ver o trabalho que foi feito. Veja o "POR DENTRO DA OFICINA" do dia 24/09/15. Segue Link. https://www.youtube.com/watch?v=5l0kicHlBrU.
Mais uma vez, muito grato ao colega que respondeu, com dicas e detalhes bem legais!
Grande abraço!
Muito grato pela detalhada resposta.
Eu continuei acompanhando o consumo de agua e achei que não estava mesmo correto. Procurei a oficina (ADG, HIGH TORQUE, Belo Horizonte) e foi constatado trinca em uma junção do radiador. O vazamento era pequeno, mas ficar completando sempre não é o correto. Além disso, não dava pra saber o que estava causando a perda de água. Imagine se, de uma hora para outra, houvesse um super vazamento e levasse a superaquecimento do motor. Não dá pra arriscar. Foi feita a troca do radiador. Realmente não dá pra achar preço muito melhor que na concessionária. Peça original é sempre minha preferência. O ADG me disse que tem sido recorrente as trocas de radiadores la na High Torque. Os ETORQ, seja punto ou outro carro, parecem ter algum problema que leva a esse defeito. Foram colocados 2 litros de aditivo e não 3. Tenho vistos nos videos do ADG que os carros novos tem saído com 30% de aditivo. Parece ser uma nova determinação da fábrica, embora os manuais continuem falando em 50%. Acho que atualizar manual deve ser muito caro... Aproveito para falar do ótimo atendimento e ótimo serviço na High Torque. O preço não foi baixo, mas achei o valor justo pelo que foi feito. Aproveitei e fiz uma limpeza do Corpo de Borboleta e ficou muito bom! Quem se interessar em ver o trabalho que foi feito. Veja o "POR DENTRO DA OFICINA" do dia 24/09/15. Segue Link. https://www.youtube.com/watch?v=5l0kicHlBrU.
Mais uma vez, muito grato ao colega que respondeu, com dicas e detalhes bem legais!
Grande abraço!
- Piloto de Atari
Interessante tocar no assunto da proporção do aditivo, quando fui comprar o paraflu UP aqui na css Fiat o vendedor insistiu que era apenas 2 litros de concentrado mas eu comprei 3 mesmo assim, segundo ele são usados apenas 2 nas revisões.
Alguém sabe dizer se isso procede?
felipebm86 escreveu:Interessante tocar no assunto da proporção do aditivo, quando fui comprar o paraflu UP aqui na css Fiat o vendedor insistiu que era apenas 2 litros de concentrado mas eu comprei 3 mesmo assim, segundo ele são usados apenas 2 nas revisões.
Felipe,
Eu tenho uma impressão de que as CCS (e tbm a maioria dos donos) na hora da revisão não dão muita importância pra aditivação da água do radiador.
Veja o exemplo do meu carro, único dono, todas as revisões na CCS, cobraram aditivo, e o carro estava pura lama no sistema!
O dono anterior também nem sabia me dizer se haviam trocado ou não...

Meu pai também já foi feito de palhaço por CCS.
Um corsa classic que ele teve, em 3 meses de uso deu vazamento, mas foi necessário apenas a troca da braçadeira inferior que perdeu pressão.
Na troca, a CCS precisou remover a mangueira, logo, toda água+aditivo de fábrica foi perdido.
Eles completaram com água pura e entregaram o carro. Mas na nota veio cobrando 3 litros de aditivo...
Voltamos lá e eles simplesmente retiraram a água, despejaram 3l de aditivo e completaram (com água de torneira mesmo).
Isso também esta errado. O correto é diluir o aditivo com água e aguardar um tempo para colocá-lo no sistema. Essa é a orientação de quase todos os fabricantes de aditivo.
Mas, como disse, a CCS não esta nem ai mesmo. Só quer cobrar e ver você fora dali o mais rápido possível!
Eu prefiro comprar uma ferramenta ou material para fazer um serviço do que dar dinheiro na mão desses picaretas!
Eu arrumei um mecânico que me aluga elevador, ferramenta, torquímetro, etc, pois tem coisa que por mais que se queira, não da pra fazer em casa.
Eu to preferindo perder um dia do final de semana, do que ver alguém fazendo @#%$^&! no meu carro.
Sei que nem todo mundo tem disposição pra fazer isso, mas quando não tenho tempo pra mexer, eu pago um mecânico particular, pois vejo CCS fazer mais @#%$^&! do que esses caras.
Abs!
Raphael - Mauá-SP
- Piloto de Autorama
Conforme comentei anteriormente que faria; várias postagens off topic foram apagadas.
Evitem discussões intermináveis...
Seguiria o percentual de diluição indicado no manual (50% aditivo + 50% água) que é igual ao percentual recomendado no rótulo do Paraflu UP.
Entretanto se alguém achar que deve colocar 30% de aditivo + 70% de água, faça isso e pronto!
Evitem discussões intermináveis...

De fabrica esta saindo 30% de aditivo...
Seguiria o percentual de diluição indicado no manual (50% aditivo + 50% água) que é igual ao percentual recomendado no rótulo do Paraflu UP.
Entretanto se alguém achar que deve colocar 30% de aditivo + 70% de água, faça isso e pronto!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Olá pessoal;
Meu punto com aproximadamente 30.000 KM troquei o radiador pois estava com vazamento na lateral do radiador. (Maio 2013).
Foi trocado por um radiador Denso que é original de fabrica, efetuado limpeza no sistema, e colocado aditivo.
Agora com 62.000 KM, novamente vazamento no radiador, sendo que está com aditivo tudo correto, é desanimador esta situação, pois novamente vou ter que arcar com mais um radiador em um carro com pouco mais de 60.000 Km.
Será que o radiador que foi substituído também tinha problemas de fabricação.
Não sei o que faço sinceramente.
Meu punto com aproximadamente 30.000 KM troquei o radiador pois estava com vazamento na lateral do radiador. (Maio 2013).
Foi trocado por um radiador Denso que é original de fabrica, efetuado limpeza no sistema, e colocado aditivo.
Agora com 62.000 KM, novamente vazamento no radiador, sendo que está com aditivo tudo correto, é desanimador esta situação, pois novamente vou ter que arcar com mais um radiador em um carro com pouco mais de 60.000 Km.
Será que o radiador que foi substituído também tinha problemas de fabricação.
Não sei o que faço sinceramente.
- Piloto de Autorama