Filtro Combustível

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Filtro Combustível

por lsd » Qui Out 09, 2014 4:51 pm

Tenho um Punto Essence 1.6 2012, e tô afim de trocar o filtro do combustível dele... Da pra trocar em casa? É muito complicado?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mrdebien » Qui Out 09, 2014 10:02 pm

Não compensa trocar em casa, porque tem que levantar bem o carro e jorra uma quantidade razoável de combustível. Se o macaco for original ainda tem o risco do carro cair em cima de você.

A loja de lubrificantes e filtros troca para você. Pesquise uma mais profissional e com preços justos nos produtos que vai dar tudo certo.

Meu filtro de combustível começou a dar sinais de restrição ao fluxo com 16000 km. Consumo aumenta, desempenho piora e começam algumas falhas de alimentação. Quem usa muito álcool como eu está mais sujeito a "entupir" o filtro mais cedo.

Como é um item barato, vou trocar a cada 10000 km junto com a troca de óleo. Filtro de ar é tranquilo de trocar em casa. Faça a cotação nas concessionárias também: meu filtro de ar e filtro de combustível na ccs saíram bem mais baratos que na loja de lubrificantes.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Sex Out 10, 2014 12:40 pm

O meu troco junto com o de óleo, a cada 6 meses, já que se trata de um item com um valor baixo.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por marco cowboy » Sex Mai 22, 2015 6:39 pm

ola pessoal onde consigo comprar a magueira que vai do filtro que fica no tanque ate o motor?? a minha esta vazando....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Rauser » Ter Fev 16, 2016 11:59 pm

Pessoal, acho que meu Punto está com filtro montado de forma invertida e tem quase 10.000km q está assim. Entrei de baixo do carro pra verificar, e olhando por baixo, e a indicação de "Entrada" está ligada ali naquele tubo que se divide em dois, na parte da frente, e a "Saida" do filtro está no tubinho mais pra trás da roda, mais longe do tanque. Isso tá certo? Pelas fotos e pela forma que to vendo o filtro instalado aí, o meu tenho quase certeza que ta invertido! Troquei há mais ou menos 10.000km no meu mecânico e to chateado vendo ele ter cometido um erro tão básico!]

Nessa foto aí tirada do outro post, onde tem a tubulaçao com um tubinho lateral, pelo que vi no meu carro, essa é a saida que vai pro motor, pois o meu ta com a parte de entrada ligada aí, mas ainda to com duvida se realmente é isso:

Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Rauser » Qua Fev 17, 2016 6:59 pm

Meu filtro foi trocado e realmente estava invertido. O outro mecânico que trocou pra mim disse que não tem muito problema. Eu como não aceito nada sem outras opiniões, serrei e abrir o filtro velho e vi que a unica diferença na inversão é a ordem de passagem pelo papel filtrante, de dentro do filtro pra fora ou de fora pra dentro. Só se o papel tem um lado certo para filtrar, segurar as sujeiras, mas no olho nú náo percebi diferença nenhuma... Mesmo assim acho que se não tivesse diferença do lado do fluxo, os fabricantes não gastariam em colocar no molde do plastico da carcaça ou até pintar como fazem alguns, o sentido correto. Então troquei o filtro e fiquei atento em como tava sendo instalado, realmente o sentido é igual ao da foto, a mangueira que se divide é a saida.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcus Vilasboas » Qui Fev 18, 2016 5:04 pm

Rauser, o único problema que pode acontecer é de os elementos filtrantes se soltarem. Os filtros tem lado porque os elementos filtrantes são montados de modo a suportar a força gerada pelo fluxo de combustível, se forem montados ao contrário podem se soltar e deixar passar o combustível sem filtração.
Acho que esses filtros não tem elementos mais grossos no início e mais finos no final, mas eu nunca abri o do Punto pra dizer isso com certeza...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Rauser » Seg Mar 21, 2016 9:54 am

Eu trouxe pra casa o filtro usado e abrir e não vi muita diferença na entrada e saida do mesmo, só se for algo na composição do papel de filtragem mesmo. O que tem de diferente é só por onde a gasolina entra e saí, por dentro ou por fora do papel filtrante.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcus Vilasboas » Seg Mar 21, 2016 4:22 pm

Rauser escreveu:Eu trouxe pra casa o filtro usado e abrir e não vi muita diferença na entrada e saida do mesmo, só se for algo na composição do papel de filtragem mesmo. O que tem de diferente é só por onde a gasolina entra e saí, por dentro ou por fora do papel filtrante.

Por isso que o maior problema em instalar o filtro ao contrário é o elemento filtrante não aguentar a força do fluxo de combustível e se soltar, perdendo completamente a função de filtragem.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior