Punto 1.4 ou 1.6 ?
Re: Punto 1.4 ou 1.6 ?
kkkkkk booaa Marcio... ja havia lido esta matéria mas nem me lembrava dela.... é já que aparece alguem falando o contrario disso de novo.. kkkk
- Roda dura de Auto Escola
Arnaldo B escreveu:kkkkkk booaa Marcio... ja havia lido esta matéria mas nem me lembrava dela.... é já que aparece alguem falando o contrario disso de novo.. kkkk
essa matéria é do tipo "encerra a discussão" kkkkk
- Piloto de Autorama
marciomuzzi escreveu:Numa rápida pesquisa de matérias da 4 Rodas sobre os motores e-Torq (desempenho e consumo), aí vai um trecho da matéria:
Matéria completa: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 2673.shtml
Nas provas de desempenho, como as acelerações de 0 a 100 km/h, os resultados ficaram dentro do esperado. O Punto 1.4 obteve o tempo de 14,8 segundos, o 1.6 16V precisou de 11,9 segundos e o 1.8 16V fez de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos – todos rodando com álcool. O T-Jet, que só bebe gasolina, consumiu 9,3 segundos nessa prova. As surpresas vieram nas medições de consumo.
O motor 1.4 apresentou um rendimento inferior ao do 1.6 16V. Ele ficou com as médias de 6,6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada, enquanto o motor maior conseguiu 7,2 e 10,4 km/l, respectivamente. O 1.6 16V, por sua vez, terminou tecnicamente empatado com o 1.8 16V, que conseguiu 7,4 km/l na cidade e 10,5 na estrada.
Conclusão: ao fazer o Punto andar mais e consumir menos, o motor 1.8 16V revelou-se o mais adequado para o carro. O 1.4 8V da versão Attractive pode ser mais econômico em outra aplicação, como em um carro como o Palio, que pesa 986 kg. Mas no Punto, com seus 1150 kg, ele consumiu mais. O T-Jet, com gasolina, conseguiu as médias de 8,7 km/l no ciclo urbano e 11,3 no rodoviário.
Perfeito!!! Matou a discussão!

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Rodrigo Momesso escreveu:Mas muita gente teve seus motores estourados precocemente por causa dessas correias. Só conheço casos de motores 16v. Nunca ouvi nem falar de um 8v acontecer isso.
Aí vc viajou na maionese.
8v se estourar correia empena válvula do mesmo jeito que um 16v. Em alguns projetos de motores não acontece isso, acredito que no velho AP da VW, me corrijam se eu estiver errado... Em 90% dos motores, arrebentou em funcionamento, já era. Mas cadê vantagem nisso? É só trocar a correia na manutenção preventiva e não dar tranco no carro. Simples assim.
Aliás, esse preconceito contra motor 16v é coisa geralmente de APzeiro que tá acostumado com o preço da retífica do motor AP. Mas esse pessoal vai levar um banho de água fria logo logo com o lançamento dos novos motores VW 1.6 16v na familia Gol e Fox... Hehehe
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Sem querer ser chato mas em se tratando do 1.4 essa matéria 4 rodas ENCERRARIA o papo se não fosse por um detalhe: 2010!? Mas e o motor 1.4 Fire Evo? É verdade que melhorou pouca coisa mas o 0-100 caiu em quase 2 segundos pô! Na gasola, pq no alcool cai mais ainda! E esse consumo não tá batendo com o meu aqui não!
Agora os demais motores nem opino pq não tenho conhecimento ainda.
VLA - óbvio que sei que 8v empena mesma coisa se estourar a correia. O que quiz dizer é que só conheço casos de terem ocorrido isso em 16v. Nem sei como se dá o funcionamento prá poder opinar algo. Sei lá, talvez submeta a correia de forma mais severa que o 8v por exemplo. E agora usando corrente de comando acho que não teria mais motivos para receios dessa natureza. Quem sabe essa mentalidade mude. Por enquanto aqui na minha região ainda é assim. Até mecânico aconselha 8v por este motivo "marcado" e até pela manutenção mais barata e revenda mais fácil.
Cada lugar tem uma mania. Tem lugar que vende S-10, outros só F-250 e um metendo o pau no outro! kkkkkkkkkkk
Eu não tô querendo ficar debatendo sobre qual é o melhor mas como cada um puxa a sardinha pro seu lado já imaginava esse tipo de reação dos que tem motores 16v com correia! hehehehe... de boa!
VLA - óbvio que sei que 8v empena mesma coisa se estourar a correia. O que quiz dizer é que só conheço casos de terem ocorrido isso em 16v. Nem sei como se dá o funcionamento prá poder opinar algo. Sei lá, talvez submeta a correia de forma mais severa que o 8v por exemplo. E agora usando corrente de comando acho que não teria mais motivos para receios dessa natureza. Quem sabe essa mentalidade mude. Por enquanto aqui na minha região ainda é assim. Até mecânico aconselha 8v por este motivo "marcado" e até pela manutenção mais barata e revenda mais fácil.
Cada lugar tem uma mania. Tem lugar que vende S-10, outros só F-250 e um metendo o pau no outro! kkkkkkkkkkk
Eu não tô querendo ficar debatendo sobre qual é o melhor mas como cada um puxa a sardinha pro seu lado já imaginava esse tipo de reação dos que tem motores 16v com correia! hehehehe... de boa!
Rodrigo-Atractive 2013 Blue Me
- Piloto de Autorama
Realmente evoluiu, mas da mesma forma, que hoje temos o 1.4 evo, temos os e-torq.
Possuo um 1.4 evo também e meu consumo também é bem superior ao da pesquisa.... assim foi com todos os outros carros que possuí.
Dou-me por satisfeito.
Possuo um 1.4 evo também e meu consumo também é bem superior ao da pesquisa.... assim foi com todos os outros carros que possuí.
Dou-me por satisfeito.
- Piloto de Autorama
Na verdade, o meu consome menos que os números apresentados pela 4 rodas do 1.4 mais antigo um pouco (2010). Os 8,5km/l dito na matéria como consumo de estrada é o meu consumo urbano. Na estrada nem fiz média ainda. E ainda assim já acho gastão! Imagine se fizesse 6,6km/l. Nem comprava.
Rodrigo-Atractive 2013 Blue Me
- Piloto de Autorama
Rodrigo.. na vdd... quanto ao consumo informado na revista, o meu tb esta melhor, no geral cidade/pista 8,5, 9 no alcool... ja na gasolina, andando de boa, 11,5 a 12,5 no geral e 15,3 (esse foi meu recorde rsrsrsrs) na pista andando tranquilaço, sem pisar, mas ainda na média da pista.
- Roda dura de Auto Escola
Rodrigo Momesso escreveu:Sem querer ser chato mas em se tratando do 1.4 essa matéria 4 rodas ENCERRARIA o papo se não fosse por um detalhe: 2010!? Mas e o motor 1.4 Fire Evo? É verdade que melhorou pouca coisa mas o 0-100 caiu em quase 2 segundos pô! Na gasola, pq no alcool cai mais ainda! E esse consumo não tá batendo com o meu aqui não!
Fala Rodrigo, então cara essa historia de correia de 16v ser frágil, se não me falhe a memória é coisa da época dos primeiros tempras!
mas enfim, o fato de mecânico recomendar 8v é pq normalmente cada carro necessita de uma ferramenta diferente pra ser colocado no ponto, a tal da ferramenta de fasagem, inclusive os 8v... porém no caso dos 8v é muito mais fácil deixar o carro no ponto sem a ferramenta..ja nos 16v.. é muito complicado trabalhar sem ferramental adequado.. resumindo.. meu mecânico tb fala mal de 16v.. mas ele comprou todas as ferramentas quando comprei o brava 1.6 16v, hj tenho um punto 8v... o que não muda nada na minha vida.. o preço de manutenção na troca da correia esticadores e mão de obra é o mesmo.. tudo balela..´

Comprei o meu a pronta entrega. Nesse caso encontrei 1.4 por no maximo 42k e 1.6 somente acima de 44k.
Se for comprar USADO tem que considerar o estado de conservação e a cor que voce gosta. Mais vale 1.4 em bom estado do que 1.6 detonado.
Mas vão se acostumando porque todas as montadoras estão adotando ( com correia ou corrente) o motor 16v.
Ou voce compra 16v ou compra com 3 cilindros. hahahaha.....
La na Europa lançou o Punto com 2 cilindros e 0,9 litros ( peso do carro 1.050kg). Tem turbo mais mesmo assim eles dizem que é uma *&%$#.
Se for comprar USADO tem que considerar o estado de conservação e a cor que voce gosta. Mais vale 1.4 em bom estado do que 1.6 detonado.
Mas vão se acostumando porque todas as montadoras estão adotando ( com correia ou corrente) o motor 16v.
Ou voce compra 16v ou compra com 3 cilindros. hahahaha.....
La na Europa lançou o Punto com 2 cilindros e 0,9 litros ( peso do carro 1.050kg). Tem turbo mais mesmo assim eles dizem que é uma *&%$#.
- Piloto de Atari