Airbag não abriu.
Re: Airbag não abriu.
Galera, existe um desconhecimento MUITO grande no Brasil sobre a questão dos air bags - o que é compreensível, pois apenas agora (e por força de lei) esse equipamento passa a se popularizar no país. Mas o fato é que na grande maioria dos acidentes, o air bag NÃO vai abrir, e NÃO DEVERIA mesmo abrir.
Curioso pelo depoimento do colega acima, que cita os casos de não abertura dos air bags no ReclameAqui, fiz uma rápida pesquisa no site e identifiquei reclamações parecidas envolvendo não só carros da Fiat, mas também VW, GM, Peugeot, Toyota, Hyundai, etc, etc, etc. Em todos eles o depoimento é muito parecido: "foi um acidente muito grave, bla bla bla, a frente do carro ficou destruída, bla bla bla, os air bags "falharam", bla bla bla, é um absurdo, bla bla bla, "Graças a Deus" eu não me machuquei, bla bla bla, essa falha é imperdoável, bla bla bla..."
Eu sou engenheiro mecânico, não atuo mais em automobilística, mas trabalhei há muitos anos na GM, e conheço bem o assunto. Os air bags ainda eram recentes na produção nacional, e essa confusão já existia na cabeça dos clientes. A gente costumava brincar internamente, dizendo “se a pessoa está viva, e bem, pra ficar enchendo o nosso saco, é porque o air bag não tinha mesmo que abrir”. E é verdade.
O principal elemento de segurança pessoal num carro é, sempre foi, e sempre será, o cinto de segurança. Ele é o maior responsável pela integridade física de um ocupante que sofre um acidente de carro, e se ele é capaz, sozinho, de garantir a segurança do fulano, sem abrir air bags, tanto melhor. O air bag é um sistema COMPLEMENTAR ao cinto, que atua em situações e condições muito específicas, e que é EXTREMAMENTE AGRESSIVO ao passageiro, e sempre vai causar um dano ao ser acionado – portanto, ele só deve abrir se a proteção que ele proporciona for maior do que o dano que ele fatalmente causará.
Aquela propaganda dos anos 90, com a imagem da Claúdia Schiffer em um crash test (fajuto) “abraçando” o air bag ao volante de um Citroen Xsara, como se fosse um delicioso travesseiro, e saindo do carro linda, loira e maquiada, foi um total desserviço da montadora francesa. Não tem nada disso. O air bag atinge o rosto de uma pessoa como um golpe mais forte do que se imagina, e o tecido do air bag é extremamente grosso e áspero, para suportar a pressão ao ser inflado. Esfregue a cara com bastante força em um carpete e você terá uma sensação mais próxima à do air bag na vida real...
Lendo as tais reclamações no site, a postura é do tipo “eu paguei pelos air bags, eles tinham a obrigação de abrir”. Engano maior, impossível. Seria muito mais fácil e barato para as montadoras se os air bags abrissem por qualquer coisinha. Assim, não seriam necessários diversos sensores espalhados pelo carro, além de complexos algoritmos que são testados à exaustão no desenvolvimento do carro, justamente para que eles consigam, numa fração de segundo, avaliar se o risco para a integridade dos passageiros é maior do que os eventuais danos que o air bag podem causar, e assim proceder o seu disparo. O air bag NÃO acionar e a pessoa sair do carro bem, sem ferimentos graves, significa boa engenharia, e não o contrário.
Não quero dar a impressão aqui que o air bag não é importante – é, e muito, e desde que trabalhei com isso eu não admito ter um carro sem esse equipamento de segurança. Mas a gente tem que saber como e em que situações ele funciona, e é nesse sentido que eu espero ajudar um pouco no entendimento dos colegas.
O engraçado é que no ReclameAqui tem também uma reclamação de uma dona de um Renault Fluence, pois num acidente o air bag dela abriu, ela sofreu uma queimadura em uma das mãos (óbvio!) e também "é um absurdo, bla bla bla, onde já se viu, bla bla bla...". Brasileiro adora reclamar, mas se informar que é bom...
Abraços!
Curioso pelo depoimento do colega acima, que cita os casos de não abertura dos air bags no ReclameAqui, fiz uma rápida pesquisa no site e identifiquei reclamações parecidas envolvendo não só carros da Fiat, mas também VW, GM, Peugeot, Toyota, Hyundai, etc, etc, etc. Em todos eles o depoimento é muito parecido: "foi um acidente muito grave, bla bla bla, a frente do carro ficou destruída, bla bla bla, os air bags "falharam", bla bla bla, é um absurdo, bla bla bla, "Graças a Deus" eu não me machuquei, bla bla bla, essa falha é imperdoável, bla bla bla..."
Eu sou engenheiro mecânico, não atuo mais em automobilística, mas trabalhei há muitos anos na GM, e conheço bem o assunto. Os air bags ainda eram recentes na produção nacional, e essa confusão já existia na cabeça dos clientes. A gente costumava brincar internamente, dizendo “se a pessoa está viva, e bem, pra ficar enchendo o nosso saco, é porque o air bag não tinha mesmo que abrir”. E é verdade.
O principal elemento de segurança pessoal num carro é, sempre foi, e sempre será, o cinto de segurança. Ele é o maior responsável pela integridade física de um ocupante que sofre um acidente de carro, e se ele é capaz, sozinho, de garantir a segurança do fulano, sem abrir air bags, tanto melhor. O air bag é um sistema COMPLEMENTAR ao cinto, que atua em situações e condições muito específicas, e que é EXTREMAMENTE AGRESSIVO ao passageiro, e sempre vai causar um dano ao ser acionado – portanto, ele só deve abrir se a proteção que ele proporciona for maior do que o dano que ele fatalmente causará.
Aquela propaganda dos anos 90, com a imagem da Claúdia Schiffer em um crash test (fajuto) “abraçando” o air bag ao volante de um Citroen Xsara, como se fosse um delicioso travesseiro, e saindo do carro linda, loira e maquiada, foi um total desserviço da montadora francesa. Não tem nada disso. O air bag atinge o rosto de uma pessoa como um golpe mais forte do que se imagina, e o tecido do air bag é extremamente grosso e áspero, para suportar a pressão ao ser inflado. Esfregue a cara com bastante força em um carpete e você terá uma sensação mais próxima à do air bag na vida real...
Lendo as tais reclamações no site, a postura é do tipo “eu paguei pelos air bags, eles tinham a obrigação de abrir”. Engano maior, impossível. Seria muito mais fácil e barato para as montadoras se os air bags abrissem por qualquer coisinha. Assim, não seriam necessários diversos sensores espalhados pelo carro, além de complexos algoritmos que são testados à exaustão no desenvolvimento do carro, justamente para que eles consigam, numa fração de segundo, avaliar se o risco para a integridade dos passageiros é maior do que os eventuais danos que o air bag podem causar, e assim proceder o seu disparo. O air bag NÃO acionar e a pessoa sair do carro bem, sem ferimentos graves, significa boa engenharia, e não o contrário.
Não quero dar a impressão aqui que o air bag não é importante – é, e muito, e desde que trabalhei com isso eu não admito ter um carro sem esse equipamento de segurança. Mas a gente tem que saber como e em que situações ele funciona, e é nesse sentido que eu espero ajudar um pouco no entendimento dos colegas.
O engraçado é que no ReclameAqui tem também uma reclamação de uma dona de um Renault Fluence, pois num acidente o air bag dela abriu, ela sofreu uma queimadura em uma das mãos (óbvio!) e também "é um absurdo, bla bla bla, onde já se viu, bla bla bla...". Brasileiro adora reclamar, mas se informar que é bom...
Abraços!
Leandro
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PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

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Re: Airbag não abriu.
Depois que vi esse video acho que teria que abrir sim...
Descrição do vídeo:
Existe um mito de que o airbag só é acionado com o carro em movimento.
Este vídeo, produzido pela NHTSA, comprova que o airbag é acionado, mesmo com o veículo parado, tendo como pré-requisitos o acionamento da ignição e uma força de impacto equivalente a de uma batida em barreira fixa com aproximadamente 25Km/h.
Descrição do vídeo:
Existe um mito de que o airbag só é acionado com o carro em movimento.
Este vídeo, produzido pela NHTSA, comprova que o airbag é acionado, mesmo com o veículo parado, tendo como pré-requisitos o acionamento da ignição e uma força de impacto equivalente a de uma batida em barreira fixa com aproximadamente 25Km/h.
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Re: Airbag não abriu.
Bem...realmente a abertura do airbag é agressiva...quando acionou no C3 que eu tinha, a sensação foi mais como se alguém tivesse jogado um travesseiro com força na minha cara..mas fiquei com a marca nos pulsos da costura dele. De qualquer forma, ele abriu na hora exata e pelo jeito que aconteceu o acidente, da forma correta também para que eu não me machucasse feio.

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Re: Airbag não abriu.
Não tenho experiências práticas com air-bags e pretendo continuar a não ter!
Só sei que não compro mais carro sem air-bag e freios ABS.
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João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
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Re: Airbag não abriu.
A melhor informação que poderia ter é essa do "andrek"

andrek escreveu:
“se a pessoa está viva, e bem, pra ficar enchendo o nosso saco, é porque o air bag não tinha mesmo que abrir”. E é verdade.

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Re: Airbag não abriu.
quando tomei uma fechada e subi num meio fio em uma curva a uns 60 km/h ..quebrou a roda direita e abiu os 2 airbags =\
poh cara que @#%$^&!...tomara que tenha dado PT..melhor pra vc neh..
mas ooh a "borçada na cara doi pra caramba hsuashuas

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Re: Airbag não abriu.
andrek escreveu:Galera, existe um desconhecimento MUITO grande no Brasil sobre a questão dos air bags - o que é compreensível, pois apenas agora (e por força de lei) esse equipamento passa a se popularizar no país. Mas o fato é que na grande maioria dos acidentes, o air bag NÃO vai abrir, e NÃO DEVERIA mesmo abrir.
Curioso pelo depoimento do colega acima, que cita os casos de não abertura dos air bags no ReclameAqui, fiz uma rápida pesquisa no site e identifiquei reclamações parecidas envolvendo não só carros da Fiat, mas também VW, GM, Peugeot, Toyota, Hyundai, etc, etc, etc. Em todos eles o depoimento é muito parecido: "foi um acidente muito grave, bla bla bla, a frente do carro ficou destruída, bla bla bla, os air bags "falharam", bla bla bla, é um absurdo, bla bla bla, "Graças a Deus" eu não me machuquei, bla bla bla, essa falha é imperdoável, bla bla bla..."
Eu sou engenheiro mecânico, não atuo mais em automobilística, mas trabalhei há muitos anos na GM, e conheço bem o assunto. Os air bags ainda eram recentes na produção nacional, e essa confusão já existia na cabeça dos clientes. A gente costumava brincar internamente, dizendo “se a pessoa está viva, e bem, pra ficar enchendo o nosso saco, é porque o air bag não tinha mesmo que abrir”. E é verdade.
O principal elemento de segurança pessoal num carro é, sempre foi, e sempre será, o cinto de segurança. Ele é o maior responsável pela integridade física de um ocupante que sofre um acidente de carro, e se ele é capaz, sozinho, de garantir a segurança do fulano, sem abrir air bags, tanto melhor. O air bag é um sistema COMPLEMENTAR ao cinto, que atua em situações e condições muito específicas, e que é EXTREMAMENTE AGRESSIVO ao passageiro, e sempre vai causar um dano ao ser acionado – portanto, ele só deve abrir se a proteção que ele proporciona for maior do que o dano que ele fatalmente causará.
Aquela propaganda dos anos 90, com a imagem da Claúdia Schiffer em um crash test (fajuto) “abraçando” o air bag ao volante de um Citroen Xsara, como se fosse um delicioso travesseiro, e saindo do carro linda, loira e maquiada, foi um total desserviço da montadora francesa. Não tem nada disso. O air bag atinge o rosto de uma pessoa como um golpe mais forte do que se imagina, e o tecido do air bag é extremamente grosso e áspero, para suportar a pressão ao ser inflado. Esfregue a cara com bastante força em um carpete e você terá uma sensação mais próxima à do air bag na vida real...
Lendo as tais reclamações no site, a postura é do tipo “eu paguei pelos air bags, eles tinham a obrigação de abrir”. Engano maior, impossível. Seria muito mais fácil e barato para as montadoras se os air bags abrissem por qualquer coisinha. Assim, não seriam necessários diversos sensores espalhados pelo carro, além de complexos algoritmos que são testados à exaustão no desenvolvimento do carro, justamente para que eles consigam, numa fração de segundo, avaliar se o risco para a integridade dos passageiros é maior do que os eventuais danos que o air bag podem causar, e assim proceder o seu disparo. O air bag NÃO acionar e a pessoa sair do carro bem, sem ferimentos graves, significa boa engenharia, e não o contrário.
Não quero dar a impressão aqui que o air bag não é importante – é, e muito, e desde que trabalhei com isso eu não admito ter um carro sem esse equipamento de segurança. Mas a gente tem que saber como e em que situações ele funciona, e é nesse sentido que eu espero ajudar um pouco no entendimento dos colegas.
O engraçado é que no ReclameAqui tem também uma reclamação de uma dona de um Renault Fluence, pois num acidente o air bag dela abriu, ela sofreu uma queimadura em uma das mãos (óbvio!) e também "é um absurdo, bla bla bla, onde já se viu, bla bla bla...". Brasileiro adora reclamar, mas se informar que é bom...
Abraços!
Ao meu ver, as próprias montadoras deveriam ensinar isso ao cliente no manual de instrução.
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