Airbag não abriu.

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Airbag não abriu.

por andrek » Seg Jan 20, 2014 10:06 am

Galera, existe um desconhecimento MUITO grande no Brasil sobre a questão dos air bags - o que é compreensível, pois apenas agora (e por força de lei) esse equipamento passa a se popularizar no país. Mas o fato é que na grande maioria dos acidentes, o air bag NÃO vai abrir, e NÃO DEVERIA mesmo abrir.

Curioso pelo depoimento do colega acima, que cita os casos de não abertura dos air bags no ReclameAqui, fiz uma rápida pesquisa no site e identifiquei reclamações parecidas envolvendo não só carros da Fiat, mas também VW, GM, Peugeot, Toyota, Hyundai, etc, etc, etc. Em todos eles o depoimento é muito parecido: "foi um acidente muito grave, bla bla bla, a frente do carro ficou destruída, bla bla bla, os air bags "falharam", bla bla bla, é um absurdo, bla bla bla, "Graças a Deus" eu não me machuquei, bla bla bla, essa falha é imperdoável, bla bla bla..."

Eu sou engenheiro mecânico, não atuo mais em automobilística, mas trabalhei há muitos anos na GM, e conheço bem o assunto. Os air bags ainda eram recentes na produção nacional, e essa confusão já existia na cabeça dos clientes. A gente costumava brincar internamente, dizendo “se a pessoa está viva, e bem, pra ficar enchendo o nosso saco, é porque o air bag não tinha mesmo que abrir”. E é verdade.

O principal elemento de segurança pessoal num carro é, sempre foi, e sempre será, o cinto de segurança. Ele é o maior responsável pela integridade física de um ocupante que sofre um acidente de carro, e se ele é capaz, sozinho, de garantir a segurança do fulano, sem abrir air bags, tanto melhor. O air bag é um sistema COMPLEMENTAR ao cinto, que atua em situações e condições muito específicas, e que é EXTREMAMENTE AGRESSIVO ao passageiro, e sempre vai causar um dano ao ser acionado – portanto, ele só deve abrir se a proteção que ele proporciona for maior do que o dano que ele fatalmente causará.

Aquela propaganda dos anos 90, com a imagem da Claúdia Schiffer em um crash test (fajuto) “abraçando” o air bag ao volante de um Citroen Xsara, como se fosse um delicioso travesseiro, e saindo do carro linda, loira e maquiada, foi um total desserviço da montadora francesa. Não tem nada disso. O air bag atinge o rosto de uma pessoa como um golpe mais forte do que se imagina, e o tecido do air bag é extremamente grosso e áspero, para suportar a pressão ao ser inflado. Esfregue a cara com bastante força em um carpete e você terá uma sensação mais próxima à do air bag na vida real...

Lendo as tais reclamações no site, a postura é do tipo “eu paguei pelos air bags, eles tinham a obrigação de abrir”. Engano maior, impossível. Seria muito mais fácil e barato para as montadoras se os air bags abrissem por qualquer coisinha. Assim, não seriam necessários diversos sensores espalhados pelo carro, além de complexos algoritmos que são testados à exaustão no desenvolvimento do carro, justamente para que eles consigam, numa fração de segundo, avaliar se o risco para a integridade dos passageiros é maior do que os eventuais danos que o air bag podem causar, e assim proceder o seu disparo. O air bag NÃO acionar e a pessoa sair do carro bem, sem ferimentos graves, significa boa engenharia, e não o contrário.

Não quero dar a impressão aqui que o air bag não é importante – é, e muito, e desde que trabalhei com isso eu não admito ter um carro sem esse equipamento de segurança. Mas a gente tem que saber como e em que situações ele funciona, e é nesse sentido que eu espero ajudar um pouco no entendimento dos colegas.

O engraçado é que no ReclameAqui tem também uma reclamação de uma dona de um Renault Fluence, pois num acidente o air bag dela abriu, ela sofreu uma queimadura em uma das mãos (óbvio!) e também "é um absurdo, bla bla bla, onde já se viu, bla bla bla...". Brasileiro adora reclamar, mas se informar que é bom...

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Avatar do usuário
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador
 
Mensagens: 1552
Registrado em: Dom Out 07, 2012 5:03 pm
Localização: Sao Paulo

Re: Airbag não abriu.

por FelipeCoutinho » Qui Jan 23, 2014 1:49 pm

Depois que vi esse video acho que teria que abrir sim...



Descrição do vídeo:
Existe um mito de que o airbag só é acionado com o carro em movimento.
Este vídeo, produzido pela NHTSA, comprova que o airbag é acionado, mesmo com o veículo parado, tendo como pré-requisitos o acionamento da ignição e uma força de impacto equivalente a de uma batida em barreira fixa com aproximadamente 25Km/h.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Jul 17, 2011 8:13 pm
Localização: Brasil

Re: Airbag não abriu.

por Marcão_Abarth » Sex Jan 24, 2014 7:23 am

Bem...realmente a abertura do airbag é agressiva...quando acionou no C3 que eu tinha, a sensação foi mais como se alguém tivesse jogado um travesseiro com força na minha cara..mas fiquei com a marca nos pulsos da costura dele. De qualquer forma, ele abriu na hora exata e pelo jeito que aconteceu o acidente, da forma correta também para que eu não me machucasse feio.
Imagem
________________________________
Punto SpoIRting 11/12 - Cinza Cromo
Ex Punto T-Jet 13/14 - Branco Banchisa
Avatar do usuário
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola
 
Mensagens: 716
Registrado em: Seg Nov 21, 2011 3:38 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Airbag não abriu.

por jpromero » Seg Jan 27, 2014 10:07 am

Não tenho experiências práticas com air-bags e pretendo continuar a não ter!

Só sei que não compro mais carro sem air-bag e freios ABS.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Avatar do usuário
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2069
Registrado em: Sex Ago 16, 2013 9:30 pm
Localização: Jaú/SP

Re: Airbag não abriu.

por Ferranda » Seg Jan 27, 2014 10:13 am

A melhor informação que poderia ter é essa do "andrek" :wink:

andrek escreveu:
“se a pessoa está viva, e bem, pra ficar enchendo o nosso saco, é porque o air bag não tinha mesmo que abrir”. E é verdade.

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2665
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
Localização: São Paulo

Re: Airbag não abriu.

por ailcampos » Seg Jan 27, 2014 3:56 pm

quando tomei uma fechada e subi num meio fio em uma curva a uns 60 km/h ..quebrou a roda direita e abiu os 2 airbags =\ :( poh cara que @#%$^&!...tomara que tenha dado PT..melhor pra vc neh..
mas ooh a "borçada na cara doi pra caramba hsuashuas (:D)
Avatar do usuário
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 11:27 pm
Localização: Macaé

Re: Airbag não abriu.

por esallum » Dom Fev 02, 2014 2:58 am

andrek escreveu:Galera, existe um desconhecimento MUITO grande no Brasil sobre a questão dos air bags - o que é compreensível, pois apenas agora (e por força de lei) esse equipamento passa a se popularizar no país. Mas o fato é que na grande maioria dos acidentes, o air bag NÃO vai abrir, e NÃO DEVERIA mesmo abrir.

Curioso pelo depoimento do colega acima, que cita os casos de não abertura dos air bags no ReclameAqui, fiz uma rápida pesquisa no site e identifiquei reclamações parecidas envolvendo não só carros da Fiat, mas também VW, GM, Peugeot, Toyota, Hyundai, etc, etc, etc. Em todos eles o depoimento é muito parecido: "foi um acidente muito grave, bla bla bla, a frente do carro ficou destruída, bla bla bla, os air bags "falharam", bla bla bla, é um absurdo, bla bla bla, "Graças a Deus" eu não me machuquei, bla bla bla, essa falha é imperdoável, bla bla bla..."

Eu sou engenheiro mecânico, não atuo mais em automobilística, mas trabalhei há muitos anos na GM, e conheço bem o assunto. Os air bags ainda eram recentes na produção nacional, e essa confusão já existia na cabeça dos clientes. A gente costumava brincar internamente, dizendo “se a pessoa está viva, e bem, pra ficar enchendo o nosso saco, é porque o air bag não tinha mesmo que abrir”. E é verdade.

O principal elemento de segurança pessoal num carro é, sempre foi, e sempre será, o cinto de segurança. Ele é o maior responsável pela integridade física de um ocupante que sofre um acidente de carro, e se ele é capaz, sozinho, de garantir a segurança do fulano, sem abrir air bags, tanto melhor. O air bag é um sistema COMPLEMENTAR ao cinto, que atua em situações e condições muito específicas, e que é EXTREMAMENTE AGRESSIVO ao passageiro, e sempre vai causar um dano ao ser acionado – portanto, ele só deve abrir se a proteção que ele proporciona for maior do que o dano que ele fatalmente causará.

Aquela propaganda dos anos 90, com a imagem da Claúdia Schiffer em um crash test (fajuto) “abraçando” o air bag ao volante de um Citroen Xsara, como se fosse um delicioso travesseiro, e saindo do carro linda, loira e maquiada, foi um total desserviço da montadora francesa. Não tem nada disso. O air bag atinge o rosto de uma pessoa como um golpe mais forte do que se imagina, e o tecido do air bag é extremamente grosso e áspero, para suportar a pressão ao ser inflado. Esfregue a cara com bastante força em um carpete e você terá uma sensação mais próxima à do air bag na vida real...

Lendo as tais reclamações no site, a postura é do tipo “eu paguei pelos air bags, eles tinham a obrigação de abrir”. Engano maior, impossível. Seria muito mais fácil e barato para as montadoras se os air bags abrissem por qualquer coisinha. Assim, não seriam necessários diversos sensores espalhados pelo carro, além de complexos algoritmos que são testados à exaustão no desenvolvimento do carro, justamente para que eles consigam, numa fração de segundo, avaliar se o risco para a integridade dos passageiros é maior do que os eventuais danos que o air bag podem causar, e assim proceder o seu disparo. O air bag NÃO acionar e a pessoa sair do carro bem, sem ferimentos graves, significa boa engenharia, e não o contrário.

Não quero dar a impressão aqui que o air bag não é importante – é, e muito, e desde que trabalhei com isso eu não admito ter um carro sem esse equipamento de segurança. Mas a gente tem que saber como e em que situações ele funciona, e é nesse sentido que eu espero ajudar um pouco no entendimento dos colegas.

O engraçado é que no ReclameAqui tem também uma reclamação de uma dona de um Renault Fluence, pois num acidente o air bag dela abriu, ela sofreu uma queimadura em uma das mãos (óbvio!) e também "é um absurdo, bla bla bla, onde já se viu, bla bla bla...". Brasileiro adora reclamar, mas se informar que é bom...

Abraços!


Ao meu ver, as próprias montadoras deveriam ensinar isso ao cliente no manual de instrução.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 237
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 7:16 pm
Localização: São Paulo

Anterior

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes