Filtro de ar esportivo CAI

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Filtro de ar esportivo CAI

por TATO » Ter Jan 13, 2009 7:37 am

Lança umas fotos pra termos uma ideia de como ficou Bruno!

Q marca de filtro vc colocou?

abraco
Punto HLX-Vermelho Alpine-08/09
Visual: Rodas liga 15''-HLX, Xenon 8000k e BOCÃO
Filme: G20 (parabrisa) e G5 (no resto)
Som: MP3 original + kit duas vias bravox + sub 12'' falcon + módulo hurricane

"RED STYLE" - viewtopic.php?f=23&t=2697
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cebasp » Ter Jan 13, 2009 11:57 pm

Brunoauk_ escreveu:coloquei filtro esportivo no carro!!!
Ficou mais economico, e o ronco eh lindo demaiss :P

ficou perfeito!!

Fotenhasss...
Retirou a tampa do motor ou adaptou?

Abraço...

Carlos da Mata
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por jeffo » Qua Jan 14, 2009 1:57 am

Opa, tou querendo saber também qual serve no 1.4...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DanielTrombetta » Dom Jan 18, 2009 1:15 pm

Dêem uma olhada nesse site, achei muito interessante!

http://www.driftbrazil.com/filtroar.htm

Principalmente no final, quando ele diz:

"Existem mitos sobre o funcionamento dos filtros esportivos, e muita gente acha que é só uma alteração “cosmética”. Atribuem qualquer ganho ao “fator psicológico”, e desestimulam muitos possíveis compradores.
Vamos aproveitar esse espaço, para restabelecer a realidade em relação ao assunto: Filtros esportivos podem ser testados num banco de fluxo, juntamente com novo sistema de admissão. Esses testes demonstram que os ganhos de fluxo em CFM (cubic feet per minute, ou seja, pés cúbicos por minuto) são brutais, o que garante no mínimo, que há menos restrição antes da entrada da admissão. Isso por si só, já seria uma grande coisa.
Ocorre, que sistemas tipo CAI, beneficiam-se não só do fluxo otimizado, mas também de admitir ar frio, o que aumenta em muito a potência do motor. Da mesma maneira que um intercooler resfria o ar aquecido pela turbina, um CAI pode captar ar fresco, que está muitos graus mais frio que a temperatura do cofre.
Traduzindo para números, o ganho em geral é de cerca de 4 a 5% de potência, mas em alguns casos pode chegar a mais que isso. Existem sistemas, nos quais num motor de 200 cv, os ganhos chegaram a mais de 20 cv. Lembrando sempre, que não estamos falando em estimativas, e sim em testes realizados em dinamômetros de rolo."

Há também outras seções interessantes no site, como Mecânica e Dicas, além de ele ensinar a fazer Drift.
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por jeffo » Dom Jan 18, 2009 1:46 pm

Show de bola o link, muito informativo!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por pedrinho-martines » Dom Jan 18, 2009 5:38 pm

jeffo escreveu:Opa, tou querendo saber também qual serve no 1.4...

Opa vc pode colcar qualquer filtro, procure por um de duplo Fluxo que é melhor, coloquei no meu 1.4, dá uma melhorada e tanto no 1.4 (:D) , mais no 1.4 o cofre fica muito feio, mais em compensação da pra colocar ele na grade ali pega um ar bem frio, por isso que anda bem mais, só que no Punto 1.4 não sei por que o barulho não muda quase nada :cry:.

Imagem
Punto ELX 20007/2008
Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por jeffo » Dom Jan 18, 2009 7:42 pm

pedrinho-martines escreveu:

Opa vc pode colcar qualquer filtro, procure por um de duplo Fluxo que é melhor, coloquei no meu 1.4, dá uma melhorada e tanto no 1.4 (:D) , mais no 1.4 o cofre fica muito feio, mais em compensação da pra colocar ele na grade ali pega um ar bem frio, por isso que anda bem mais, só que no Punto 1.4 não sei por que o barulho não muda quase nada :cry:.

Imagem

Malandro....gostei da foto!
Realmente...o cofre do 1.4 é horroroso sem a caixa do filtro...mas de repente dá para adaptar uma por cima, fazendo cortes, só pra esconder. Tem que ver se acha no paralelo mais barato, para arriscar...
Vou ver isso mais pra frente...

O tipo de mangueira q vc usou é de aspirador industrial?
Tem algum link para o filtro que você usou?

Valeu!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por pedrinho-martines » Dom Jan 18, 2009 9:40 pm

jeffo escreveu:
pedrinho-martines escreveu:

Imagem

Malandro....gostei da foto!
Realmente...o cofre do 1.4 é horroroso sem a caixa do filtro...mas de repente dá para adaptar uma por cima, fazendo cortes, só pra esconder. Tem que ver se acha no paralelo mais barato, para arriscar...
Vou ver isso mais pra frente...

O tipo de mangueira q vc usou é de aspirador industrial?
Tem algum link para o filtro que você usou?

Valeu!

Essa mangueira é um sell tubo, é uma especie de conduite especial que aguenta temperatura, essa eu peguei na firma, ela aguenta até 70ºc,e tem 2'', pra colocar no 1.4 vc vai precisar disso:
1 mangueira de 2"
1 cotovelo 90º 2''
5 abrarasadeiras 2''
1 ´´´´´´´´´´´´´3''
1 bucha redução de 2 e 1/2 pra 2 ( essa bucha é por que a mangueira é de 2" e pra encaichar no filtro tem que ter no minimo 2 e 1/2, vc tb vai precisar de um pequeno pedaço de magueira de 2 e 1/2.
Esse é o filtro, só que tá na marea, pois tirei do Punto pois eu achei que ele tava atrapalhando no consumo mais eu tava errado :oops: . O filtro É duplo fluxo e eu comprei na mercado car, paguei R$69,90.
Imagem

Espero ter te ajudado, qualquer duvida é só falar comigo, e se vc mesmo for instalar no 1.4 é bem chato, pra tirar aquela tampa do motor é bem dificil, mais não é impossivel, fiquei bastante tempo tra tirar, vc só vai precisar de 1 chave allen, e um philipis, mais o problema é que são 4 parafusos allen dois deles são bem simples mais os outros 2 quase não se tem espaço pra colocar as chaves e a mão. se vc for colocar me manda uma MP que te dou umas Boas Dicas.
Punto ELX 20007/2008

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por jeffo » Dom Jan 18, 2009 10:34 pm

Pedrinho, valeu pelas dicas.

Ah...duplo fluxo...saquei pela foto. Ele puxa pela frente e por fora do cone, interessante.

Essa tampla plástica eu conheço bem....me bati pra descobrir como tirar ela. Eu tenho um K&N daqueles cônicos aqui da época do Vectra ainda e resolvi ver se ia dar jogo...não deu.

Mas a caixa, basicamente é só puxar que ela sai inteira! Fiquei me batendo com esses parafusos allen de plástico, aí que fui sacar...o lance é puxar ela inteira pra cima! A caixa é completamente isolada do cofre, ela encaixa via batentes + borraca em cima do motor. Pra abrir a caixa só é necessário se for trocar o filtro retangular de papel...coisa de louco mesmo. Quase esfolei as mão tentando tirar os parafusos aí parei e me perguntei..."não é possível, isso aqui sai de outro jeito", heheheheheh...

Mas valeu pelas dicas...na verdade eu precisava de umas dicas para saber onde posso encontrar as mangueiras e talvez as reduções, aqui em Curitiba.

Valeu.
Abraço,
Jeffo.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por pedrinho-martines » Seg Jan 19, 2009 9:33 am

jeffo escreveu:Pedrinho, valeu pelas dicas.

Ah...duplo fluxo...saquei pela foto. Ele puxa pela frente e por fora do cone, interessante.

Essa tampla plástica eu conheço bem....me bati pra descobrir como tirar ela. Eu tenho um K&N daqueles cônicos aqui da época do Vectra ainda e resolvi ver se ia dar jogo...não deu.

Mas a caixa, basicamente é só puxar que ela sai inteira! Fiquei me batendo com esses parafusos allen de plástico, aí que fui sacar...o lance é puxar ela inteira pra cima! A caixa é completamente isolada do cofre, ela encaixa via batentes + borraca em cima do motor. Pra abrir a caixa só é necessário se for trocar o filtro retangular de papel...coisa de louco mesmo. Quase esfolei as mão tentando tirar os parafusos aí parei e me perguntei..."não é possível, isso aqui sai de outro jeito", heheheheheh...

Mas valeu pelas dicas...na verdade eu precisava de umas dicas para saber onde posso encontrar as mangueiras e talvez as reduções, aqui em Curitiba.

Valeu.
Abraço,
Jeffo.

Procure lojas de conexões,em lojas de materiais de construção vc pode encontrar também. Se vc for fazer no esquema do meu que a mangueira tá reta, sem curvas, vc pode usar um cano de PVC o bom de usar o PVC é que eles aguentam o calor do cofre.
Punto ELX 20007/2008

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

AnteriorPróximo