Punto 2013 - Lanternas traseiras com falhas na vedação

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Punto 2013 - Lanternas traseiras com falhas na vedação

por mangrulho » Ter Mai 26, 2015 2:21 pm

Pois é... O meu é 12/13, a primeira vez o carro ficou um dia todo para tentarem uma vedação nas lanternas traseiras, pois embaçava direto, é claro que não resolveu. Por sorte estava com tempo e levei quando embaçou de novo levei de novo como estava, aí trocaram na hora também porque era a segunda vez. Como eu previa, já que o problema é geral, é claro que as do estoque deles também embaçam, um pouco menos que as que vieram no carro, mas reclamei para a fábrica e solicitaram que deixe o carro mais um dia inteiro para analisar o problema... Analisar? Eu indaguei que o problema é recorrente e geral mas para variar a fábrica não admite mesmo, um absurdo! A concessionária é na saída da cidade, eu trabalho 10 km adiante, quer dizer, é uma dificuldade tremenda em levar e buscar o carro e ficar todo o dia para analisar o que está de fato consumado, e um detalhe: como não é sempre que embaça tenho certeza de que ainda receberia a mágica resposta de que "não apresentou o defeito reclamado nos testes". Até quando? Pelo que sei na terceira vez o mesmo problema dá o direito de troca sem prazo final.
Achei interessante a dica acima do respiro da lanterna, agora a questão é: o ideal é vedar totalmente ou deixar o respiro aberto?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Robsão Pereira » Seg Jun 08, 2015 10:19 am

Bom dia a todos,

Eu também estou com problemas das lanternas do meu punto, um absurdo a Fiat não resolver, uma fui lavar o carro e apagou, ela ascende e de repente apaga (lado motorista), a outra esta com excesso de umidade, e não some, levei na concessionaria e tiveram a cara de pau de cobrar R$ 550,00 em cada uma, e não fazem a montagem, um absurdo, algum dos colegas sabem me dizer se da pra fazer reparo a parte, mesmo esta lanterna sendo blindada?

obrigado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por eumesmoroger » Ter Jun 09, 2015 12:31 pm

Cansei da situação, foram 2 pares trocados e voltou a um lado embaçar. Concessionaria acha que somos ignorantes, o problema voltou do nada, nao choveu em SP muito menos lavei o carro. Disseram que é normal, indaguei se era normal, como ja haviam trocado 2 pares e o problema continuava? depois disseram que deveriam fazer o famoso procedimento de andar por 15 min com lanterna ligada. Disse que ja havia feito, ai voltaram atras dizendo que este procedimento era APENAS PARA FARÓIS. Mais um monte de bate boca para aceitarem tirar fotos do carro e mandar pra FIAT. Me mostraram um informe interno de 2013 da FIAT com fotos das lanternas do PUNTO e BRAVO dizendo que era normal.
Debati com o consultor técnico:
- Estranho...se é normal, pq o IDEA, PALIO, UNO não ocorre?
- Ah...acontece sim.
- Estranho, tenho 1 uno, tive 2 palios e estou no terceiro punto (primeiro com a lanterna LED) e só vejo isso nos de LED, e em grande quantidade na rua.
Consultor ficou mudo e disse que dificilmente iriam me trocar a lanterna em garantia.
Honestamente, o punto mod. 2013 piorou em TODOS os aspectos em relação ao modelo antigo.
Saudades do meu antigo creative
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por artlira » Qua Jun 10, 2015 9:03 am

artlira escreveu:Essa semana desmontei as lanternas do meu, pois a do lado esquerdo tinha deixado de acender os LEDs. Eu acabei achando o respiro: é uma peça azul que fica por trás da placa onde ficam as lâmpadas de freio e seta. (Para soltar, basta puxar a peça azul, que é encaixada) No meu caso, em ambas as lanternas o respiro estava tamponado com um plástico branco pela parte de dentro, fixado na borracha que prende a tampa do respiro na placa onde ficam as lâmpadas.
Soltei o plástico e coloquei de volta a tampa com a borracha, para não deixar o respiro completamente aberto. Não sei se resolveu o problema da condensação, pois ainda não observei.

Quanto ao problema de não acender, era só mau contato no conector da placa que regula a corrente para os LEDs. Acabei quebrando a fixação dela na lanterna, mas a parte boa é que, por ter quebrado, consegui tirar o conector da placa e passar limpa contatos. Quando montei, fixei o conector na placa com duas abraçadeiras, uma de cada lado. Acho que ficou melhor do que a trava de plástico da lanterna (uma aba de plástico que impede que o conector solte por completo, mas que não firma bem o conector na placa). Está funcionando numa boa!

Atualizando:

Esses dias tem estado frio aqui e o carro fica com o teto todo molhado pela manhã, e ainda assim não vi mais condensação nas lanternas depois que abri o respiro!

Quanto aos LEDs, não voltaram a dar problema depois que limpei os contatos e prendi bem o conector, mas o que outros dois usuários postaram aqui me chamou a atenção: Quem viu a lanterna desmontada, percebeu que tem um recipiente enorme com sílica (material que absorve humidade) no interior da lanterna, o que me faz acreditar que a fábrica tenha lacrado o respiro confiando que a sílica seria suficiente para manter a lanterna seca. Bem, se em outros países isso funcionou eu não sei, mas o fato é que por aqui tem nos trazido problemas! Não só porque fica feio ver um monte de água na lanterna, mas porque esta humidade, como alertou outro usuário, causa oxidação, o que provavelmente ocasionou o mau contato entre o conector e a placa com o regulador para os LEDs. Bem, isso é o primeiro passo. Fico imaginando se continuar condensando e, consequentemente, oxidando as partes internas metálicas, se não vai efetivamente danificar a placa um dia...

Se eu fosse o fabricante e quisesse realmente garantir durabilidade ao meu produto, utilizaria um conector igual aos usados no restante do carro, com alto índice IP (resistente a água e poeira) e selaria a placa com verniz não condutor ou silicone, assim poderia voltar tranquilamente para a solução tradicional contra a condensação no interior: usar um respiro!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por eumesmoroger » Qua Jun 10, 2015 11:13 am

Artira, concordo com vc que a solução seria essa, mas pense como a FIAT que vc entenderá o pq nada foi feito: O projeto da laterna é defeituoso. FATO.
Qual a porcentagem de pessoas que de fato reclamam em relação as unidades vendidas? provavelmente baixo.
Solução pelo fabricante: Use uma desculpa plausivel onde 90% das pessoas que reclamaram vão aceitar, não assuma o erro e não gaste 1 único centavo para resolver.
E os que insistem muito, como alguns aqui do forum? Troque as lanternas " em cortesia" até a garantia acabar, ou seja, não assuma o erro.
Depois da garantia que se dane o comprador.

Eles não vão mexer no processo de produção ou no desenho da lanterna agora. Custa dinheiro e não afeta diretamente as vendas do veículo.
Exemplo? A facilidade de arrombar o UNO NOVO, qualquer idiota conseguia arrombar o carro, o que a FIAT fez? Nada.
Alegou que isso era um problema de segurança pública, não dela.
Na hora de lançar o "NOVO-NOVO UNO" mudaram o cilindro de lugar. Ué..mas se o projeto era bom, não deveria ser mudado,certo?
Pois é, só que todo mundo estava reclamando aos quatro cantos e provavelmente viram isso com um fato determinante para a não compra do modelo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rfilie » Seg Jul 06, 2015 11:06 am

Bom dia pessoal, a minha lanterna direita, já tem um tempo que acendo por 3 a 4 segundos e após isto apaga e já acusa no painel. Alguém sabe como resolver? Já teve meses que a mesma funcionou normalmente. Já foi retirada e colocada e nada, meio que funciona quando quer. Será que terei que trocar?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Ter Jul 07, 2015 8:19 am

Tente trocar a lâmpada por outra nova e original, não use lâmpada paralela que pode causar sobrecarga e causar o sintoma mencionado.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por bld17 » Ter Jul 07, 2015 10:03 pm

Essas lanternas não tem solução o meu carro estragou os leds da lanterna esquerda fui varias vezes nas cc e nada de trocar , comprei outra lanterna e fiz esse vídeo para mostrar a diferença de brilho de uma lanterna para outra
https://www.youtube.com/watch?v=yev7nUVxzyM
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por victordoscolares » Seg Jul 13, 2015 5:23 pm

A minha ta exatamente como a do vídeo, nenhuma solução???
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por ohm » Seg Jul 27, 2015 12:27 am

A minha voltou a embaçar depois de ter levado em uma empresa em SP que conserta e impermeabiliza, reclamei e recebi outra com a explicação de que eles não conseguiram foi secar o sachê de silicato completamente, e por isto embaçou um pouco, pior que foi pouco mesmo, porque antes criavam gotas; agora com esta outra parece que ficou legal.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo