Reboque no Punto
Re: Reboque no Punto
Nesse caso a energia das lâmpadas traseiras serve somente para armar os relés ? E de onde vem a energia para ligar as lâmpadas do reboque ? Existe alguma fiação sobrando ?
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Re: Reboque no Punto
Caros amigos, estou com o mesmo problema, comprei uma carreta para transportar motocicleta, e não consigo acertar a parte elétrica do engate...alguem pode me ajudar:
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Re: Reboque no Punto
Marcos Bertoli escreveu:Caros amigos, estou com o mesmo problema, comprei uma carreta para transportar motocicleta, e não consigo acertar a parte elétrica do engate...alguem pode me ajudar:
Comprou uma carreta de que tipow?? baú?! graneleira? bitrem?! container??
hsaushaushaushaushausahu não pude perder
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Re: REBOQUE NO PUNTO
souza escreveu:Subindo com este tópico pois estou com o mesmo problema:skiter_r escreveu:alencarmarcelo escreveu:To voltando com este topico pois eu necessito de instalar um engate no punto. Seguinte apos ligar para algumas empresas que fazem o serviço aqui em SP capital, a maioria me alertou sobre a parte eletrica do carro. Quando instalado o engate na hora de colocar a "tomada" no engate pra conectar a carreta os sensores eletricos no carro nao reconhecem a carreta e simplesmente nao acedem as luzes qdo vc da seta ou freia ou seja nao adianta nada....preciso saber de quem realmente tem engate no carro e realmente puxa alguma coisa pra saber qual foi a solução dada....um dos caras com quem eu conversei me disse que tirando a luza de placa resolve esse "curto" mas é f... se me pararem e nao tem a luz é multa.....e ai preciso de alguem q puxe alguma coisa de verdade q de o seu relato!! Sera q tem alguem? Vou puxar meu jet-ski preciso instalar de qqr maneira...Valeu!!!
mentira! lorota pura! por acaso, vc vai puxar jet ski, e seu lazer é meu trabalho. o que acontece é que alguns fabricantes de carreta e alguns instaladores de engate se esquecem de que existe a TOMADA UNIVERSAL, e montam a tomada toda trocada. não da curto nenhum, nunca vi pelo menossó pode ligar tudo trocado ou ligar nada na carreta. a unica coisa que vc tem que fazer é levar a carreta engatada no carro até alguma loja de carro ou eletricista que ele vai igualar a tomada do carro com a da carreta pra vc
Amigo, não é lorota não.. Estou com este problema. A elétrica está perfeita e não funciona mesmo. Basta pendurar uma lampada no conector que fica no engate e ver que o carro não aceita lampadas extras. Me disseram que acontece o mesmo com as novas hilux...
Alguem tem alguma solução?? Preciso usar minha carreta!!
...
Tambem to com o mesmo problema..comprei um punto t-jet e tenho um jet ski e quando coloco a tomada para de funcionar... acho que se é um carro que se permite o uso de engate pq então não ja vem tudo preparado para aguentar a tensão. Desde que tinha a linha palio..ele ja dava certo problema ao acender a luz no painel indicando que a tinha avaria nas lampadas.Agora no punto não chega a funcionar nada.
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Re: Reboque no Punto
Sem dúvida o problema existe. Basta ligar uma lâmpada (até mesmo de teste) que o sistema desliga. O Souza (deste fórum) postou uma solução de colocar relés, o que faz muito sentido. Só gostaria que ele explicasse detalhes dessa ligação, pois, no meu entender, as sinaleiras do carro serviriam apenas para armar os relés. Sendo assim, seria necessário puxar 01 (um) fio diretamente da bateria, que passaria pelos relés para alimentar o reboque. Gostaria que alguém (talvez o Souza) confirmasse isso.
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Re: Reboque no Punto
Estou com o mesmo problema citado acima. Já liguei na central de atendimento da FIAT, e por se tratar de um produto não homologado, eles não me deram informação alguma. Em seguida, liguei para várias concessionarias FIAT para ver se alguem pudesse me ajudar ( Mogi-Guaçu e Sao Jose do Rio Preto). O senhor Diniz da FIAT de SJRP me disse desa instalaçao com relés para enganar o módulo do Punto, porém ele só fez em Palios, ainda não fez em Puntos. Se alguem conseguir alguma solução, por favor, postem aqui para compartilharmos a informação.
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Re: Reboque no Punto
Senhores,
Acabei de efetuar a ligação com relés e ficou perfeito.
´
Efetuei a ligação da seguinte maneira:
1 - Levar um fio direto da bateria até o porta-malas. Fazer com fio grosso (já que poderá ser utilizado para outras finalidades, como por exemplo um módulo de potência) e colocar um fusível.
2 - colocar 2 relés, 01 para alimentar a luz de freio e outro para a sinaleira. As luzes de direção (piscas e pisca-alerta) não necessitam de relé.
Obs.: A energia da sinaleira e do freio "do carro" somente armarão os relés. A energia que alimentará as lâmpadas do reboque será daquele fio que veio direto da bateria.
Melhor levar o carro nesse pessoal que efetua instalação de som. Eles entendem muito bem desse assunto relativo a relés e, além do mais, costumam efetuar um acabamento de melhor qualidade.
Acabei de efetuar a ligação com relés e ficou perfeito.
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Efetuei a ligação da seguinte maneira:
1 - Levar um fio direto da bateria até o porta-malas. Fazer com fio grosso (já que poderá ser utilizado para outras finalidades, como por exemplo um módulo de potência) e colocar um fusível.
2 - colocar 2 relés, 01 para alimentar a luz de freio e outro para a sinaleira. As luzes de direção (piscas e pisca-alerta) não necessitam de relé.
Obs.: A energia da sinaleira e do freio "do carro" somente armarão os relés. A energia que alimentará as lâmpadas do reboque será daquele fio que veio direto da bateria.
Melhor levar o carro nesse pessoal que efetua instalação de som. Eles entendem muito bem desse assunto relativo a relés e, além do mais, costumam efetuar um acabamento de melhor qualidade.
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Re: Reboque no Punto
postei esses dias que tava com problema na parte eletrica por causa do reboque...mas é tão facil... o rapaz colocou um rele comum la atras no porta malas sem mexer em nada, exceto um fio direto da bateria ( o meu foi da caixa de fusivel ) e nem precisou desmontar quase nada..a não ser a borracha das portas. mas foi so um rele. nos proximos dias vou postar umas fotos do esquema de ligação. Não tem mistério nenhum...e qq um pode fazer...
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Re: Reboque no Punto
fcmendonca escreveu:Senhores,
Acabei de efetuar a ligação com relés e ficou perfeito.
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Efetuei a ligação da seguinte maneira:
1 - Levar um fio direto da bateria até o porta-malas. Fazer com fio grosso (já que poderá ser utilizado para outras finalidades, como por exemplo um módulo de potência) e colocar um fusível.
2 - colocar 2 relés, 01 para alimentar a luz de freio e outro para a sinaleira. As luzes de direção (piscas e pisca-alerta) não necessitam de relé.
Obs.: A energia da sinaleira e do freio "do carro" somente armarão os relés. A energia que alimentará as lâmpadas do reboque será daquele fio que veio direto da bateria.
Melhor levar o carro nesse pessoal que efetua instalação de som. Eles entendem muito bem desse assunto relativo a relés e, além do mais, costumam efetuar um acabamento de melhor qualidade.
Desculpe pela demora, pessoal. Mas o que fiz foi exatamente o que o fcmendonca citou acima.
Eu utilizei 3 relés:
- 1 para luz de freio
- 1 para lanterna
- 1 para luz de ré
O pisca-pisca não precisou.
A corrente que alimenta as lampadas citadas acima são ligadas na bobina. Tive que puxar 12V diretamente da bateria (instalei um fusível lá) para alimentar as lampadas da carretinha. Os 12V foram ligados na chave do relé.
Abraços.
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Re: Reboque no Punto
Olá pessoal,
Apenas consegui instalar o reboque no meu Punto levando para a concessionaria FIAT Via Mondo de Pouso Alegre-MG, onde foi instalado 4 relés e um terminal. Ficou muito bom, a luz no painel não acende quando instalado o reboque. Ouvi o eletrecista dizendo que também colocou nas fiaçoes "diodos" e resistencias para enganar o sistema (módulo).
Enfim, consegui instalar o reboque no Punto. No entanto ficou em R$164,00 a brincadeira ( R$35,00 cada relé e R$25,00 de mão de obra, e o cara levou 4 horas seguidas para deixar tudo certinho, hehehehehe).
Apenas consegui instalar o reboque no meu Punto levando para a concessionaria FIAT Via Mondo de Pouso Alegre-MG, onde foi instalado 4 relés e um terminal. Ficou muito bom, a luz no painel não acende quando instalado o reboque. Ouvi o eletrecista dizendo que também colocou nas fiaçoes "diodos" e resistencias para enganar o sistema (módulo).
Enfim, consegui instalar o reboque no Punto. No entanto ficou em R$164,00 a brincadeira ( R$35,00 cada relé e R$25,00 de mão de obra, e o cara levou 4 horas seguidas para deixar tudo certinho, hehehehehe).
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