Reboque no Punto
Re: Reboque no Punto
vou colocar o engate e não vou fazer ligação nenhuma , sempre usei isso no meu antigo carro e nada era ligado nele.
- Piloto de Kart de feriado
Eu paguei R$3 em cada relé e fiz o serviço. Saiu por menos de R$10 

- Piloto de Atari
pois é, comprei uma moto xj6n (200kg) e queria levar ela no reboque quando fosse viajar, alguma recomendação de reboques?
- Usuário Banido
no meu punto fiz a ligação normal padrão, só que contrario dos reles eu instalei lampadas de LED no reboque ficou perfeito e mais moderno ,
abraço a todos
abraço a todos
- Piloto de Atari
no meu punto fiz a ligação normal padrão, só que contrario dos reles eu instalei lampadas de LED no reboque ficou perfeito e mais moderno ,
abraço a todos
abraço a todos
- Piloto de Atari
thyrso escreveu:no meu punto fiz a ligação normal padrão, só que contrario dos reles eu instalei lampadas de LED no reboque ficou perfeito e mais moderno ,
abraço a todos
Opa, thirso, estou com este problema e quando instalei lampadas LED voltou a acontecer o desarmamento do sistema, ocorre que utilizei LED de 21w, de repente muito potentes, poderia dizer de quantos watts voçê utilizou para ficar bem o sistema?
Obrigado pela atenção...
- Piloto de Atari
Berro, eu te aconselharia em fazer a ligação com os relés. Mesmo que os leds sejam de pouco valor, pode em uma viagem mais longa, a noite, devido ao fato das sinaleiras serem mais utilizadas, o sistema entrar em colapso, com os relás podes utilizar qualquer tipo de iluminação no reboque que não vais te preocupar. Já imaginou um amigo pedir para levar o reboque dele e teres que dar a "desculpa" que o teu carro só aceita leds na iluminação do reboque.
Pega um fio e puxa direto da bateria, borne positivo (coloca um fusível de 30 amperes entre o fio e a bateria) até a trazeira do carro, normalmente do lado esquerdo, que é onde o pessoal faz a ligação dos fios da tomada com o chicote do carro. Ligue este fio no relé, terminal 30 do relé, no terminal 87 coloque o fio que vai para a sinaleira da tomada, no terminal 86 coloque o fio terra, pode ser aterrado na lataria do carro e no terminal 85, ligue o fio do chicote original que alimenta a sinaleira. Faça o mesmo com a luz de freio, porém, é obvio, utilize o mesmo fio que vem da frente do veículo para alimentar os dois relés e o mesmo negativo também para os dois relés, mas neste do freio, no terminal 87 do segundo relé vai para a tomada no fio do freio e o terminal 85 vai para o fio do chicote original do acionamento do freio. Fazendo isto não vais mais ter problemas com nenhum tipo de iluminação ligada a tomada de reboque. Dúvidas, veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=sBJXMgcYDxY
Pega um fio e puxa direto da bateria, borne positivo (coloca um fusível de 30 amperes entre o fio e a bateria) até a trazeira do carro, normalmente do lado esquerdo, que é onde o pessoal faz a ligação dos fios da tomada com o chicote do carro. Ligue este fio no relé, terminal 30 do relé, no terminal 87 coloque o fio que vai para a sinaleira da tomada, no terminal 86 coloque o fio terra, pode ser aterrado na lataria do carro e no terminal 85, ligue o fio do chicote original que alimenta a sinaleira. Faça o mesmo com a luz de freio, porém, é obvio, utilize o mesmo fio que vem da frente do veículo para alimentar os dois relés e o mesmo negativo também para os dois relés, mas neste do freio, no terminal 87 do segundo relé vai para a tomada no fio do freio e o terminal 85 vai para o fio do chicote original do acionamento do freio. Fazendo isto não vais mais ter problemas com nenhum tipo de iluminação ligada a tomada de reboque. Dúvidas, veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=sBJXMgcYDxY

- Piloto de Atari
Já tentei LED e não resolveu! Pelo visto o módulo de cada carro reage de uma forma! Vou tentar a solução dos relés!
- Piloto de Atari
Pessoal !
Alguém confirma se usar leds nas lamapadas do reboque não vai ser necessário utilizar os reles ?
Alguém confirma se usar leds nas lamapadas do reboque não vai ser necessário utilizar os reles ?
- Piloto de Atari
Levei o meu punto a algum tempo atrás para fazer a instalação da parte elétrica de reboque. Após inúmeras tentativas de instalação, o eletrecista informou que o punto tem um módulo que não permite a instalação de outros componentes elétricos, pois dá erro na leitura do módulo e não funcionaria perfeitamente. Aí está a dúvida: Como fazer a instalação da parte elétrica do engate do reboque de maneira confiável e que não gere danos ao automóvel? Pois não estou podendo usar a carretinha porque não acende nenhuma luz sinalizadora.
- Piloto de Atari