Ar-condicionado não gela direito

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Ar-condicionado não gela direito

por davidapeixoto » Dom Abr 14, 2013 9:15 pm

fabriciosousadf escreveu:Fala, pessoal.

Tenho um punto 1.6 16v do modelo novo (2013) e ele está com 3.500 km rodados. Desde que comprei percebi que o ar não gela direito. Dá pra perceber que ele funciona, pois se ligar o ar e colocar a mão na saída de ar vc sente ele frio.

Acontece que com o carro no sol o ar não dá conta de gelar de jeito nenhum, nem mesmo depois de meia hora ligado.

Levei na concessionária e fizeram a troca do gás do ar. Naquele momento, pareceu que o carro estava mais gelado, mas depois de uns 2 dias percebi que voltou a ficar estranho, pois parece mais um ventilador do que um ar-condicionado.

Alguém já percebeu isto? Vi alguns relatos na net de gente falando que o ar do punto é fraco, mas também vi pessoas elogiando falando que gela bem.

Já tive um astra, um polo e até um palio com ar, e até mesmo no palio era muito diferente deste punto. Nestes outros carros, doía o rosto se eu deixasse muito tempo o ar apontado pro rosto, já neste punto passo meia hora recebendo vento na cara e parece mais que to com um ventilador na minha frente.

Na Concessionária eles falam que está tudo ok e não tem problema. Na marra trocaram o gás do ar porque eu insisti bastante.

O que fazer agora?

O meu 1.6 DL 2013 com 4K rodados é uma negação para gelar. O meu problema é o mesmo relatado aqui. Dias muito quentes ele não dá conta de gelar, mas em dias frescos e à noite, gela de forma razoável. Antes dele tinha um Corsa Classic 1.0, aquele sim gelava de verdade.

Vou seguir a dica: Esperar um dia quente e ir passar raiva na CC, que por sinal, desde a venda tem atendimento duvidoso (Vemon - João Monlevade).
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por danielpaes » Seg Abr 15, 2013 1:15 am

Humberto_666 escreveu:Recebi na manhã de hoje uma ligação da Fiat informando que estará acompanhando meu caso junto a CC. Se der tudo certo, informo o diagnóstico do problema para vocês.

Danielpaes, por acaso você tem parentes em Araguari, MG? (>:D<)

rsrs Não tenho não. :D

Esse acompanhamento do 0800 não serve de nada. Eles só ficam te ligando e perguntando se você, levou o carro, retirou o carro, se o problema não foi resolvido e a CC disser que seu A/C está normal eles não fazem nada. Mantém a posição da CC.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Humberto_666 » Ter Abr 16, 2013 6:26 pm

O técnico da CC não encontrou nada de anormal no ar condicionado.
Vou testá-lo por uns dias, espero que seja preciosismo meu. Não aguento mais voltar lá.
(>:D<)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Arnaldo B » Qua Abr 17, 2013 12:09 pm

Humberto_666 escreveu:O técnico da CC não encontrou nada de anormal no ar condicionado.
Vou testá-lo por uns dias, espero que seja preciosismo meu. Não aguento mais voltar lá.

E ai Humberto? Blz?? Como assim nao encontrou nada de anormal?... muito estranho... deixei o meu hoje na concessionária e para dar uma leve pressionada imprimi parte do tópico, principalmente o do Daniel, para que vejam que o problema realmente existe, e Informei a eles também sobre a viagem que fiz para Ubatuba no final de Março, cheguei a desligar o ar e abrir os vidros pois não estava resolvendo nada.... agora... compramos um carro com ar condicionado certo? se nao funciona, a FIAT que devolva nosso dinheiro equivalente ao valor do ar condicionado, temos que cair emcima.

Deixei o meu na FIAT Andretta na cidade de Amparo-SP, e o pessoal lá é bem amigável, dão bastante atenção, ao contrário de muitos outros como dizem o pessoal do fórum, onde em várias ocasiões chegam a ser até mal educados, então acredito que terão bom senso de admitir o problema e tentar realmente resolver isso, embora já tenha levado lá uma vez e alegaram estar normal, porém era um dia meio frio e como todos ja sabemos no frio funciona... Apenas uma breve observação é que, quando abri o chamado, deixei bem claro que acho ridículo o teste de colocar a mão no difusor para ver se esta normal, pois não quer dizer que va dar conta de refrigerar o carro. O certo é fazer como o Daniel, medir a temperatura em cada ponto do carro em dia de calor, inclusive se o Daniel chegar a ler este post, acho que seria interessante postar uma lista com os instrumentos que ele usou para monitorar a temperatura no carro...

Mas enfim.. agora é aguardar, e se der resultado informo vcs

abraço
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Humberto_666 » Qua Abr 17, 2013 12:40 pm

Arnaldo B escreveu:
Humberto_666 escreveu:O técnico da CC não encontrou nada de anormal no ar condicionado.

E ai Humberto? Blz?? Como assim nao encontrou nada de anormal?... muito estranho... deixei o meu hoje na concessionária e para dar uma leve pressionada imprimi parte do tópico, principalmente o do Daniel, para que vejam que o problema realmente existe, e Informei a eles também sobre a viagem que fiz para Ubatuba no final de Março, cheguei a desligar o ar e abrir os vidros pois não estava resolvendo nada.... agora... compramos um carro com ar condicionado certo? se nao funciona, a FIAT que devolva nosso dinheiro equivalente ao valor do ar condicionado, temos que cair emcima.

Deixei o meu na FIAT Andretta na cidade de Amparo-SP, e o pessoal lá é bem amigável, dão bastante atenção, ao contrário de muitos outros como dizem o pessoal do fórum, onde em várias ocasiões chegam a ser até mal educados, então acredito que terão bom senso de admitir o problema e tentar realmente resolver isso, embora já tenha levado lá uma vez e alegaram estar normal, porém era um dia meio frio e como todos ja sabemos no frio funciona... Apenas uma breve observação é que, quando abri o chamado, deixei bem claro que acho ridículo o teste de colocar a mão no difusor para ver se esta normal, pois não quer dizer que va dar conta de refrigerar o carro. O certo é fazer como o Daniel, medir a temperatura em cada ponto do carro em dia de calor, inclusive se o Daniel chegar a ler este post, acho que seria interessante postar uma lista com os instrumentos que ele usou para monitorar a temperatura no carro...

abraço

Arnaldo, tudo bem?
Peguei o carro hoje e o técnico disse que havia uma quantidade de gás menor que o usual, daí eles completaram. Ainda segundo ele, a temperatura medida na saída do difusor marcou abaixo do previsto (não me lembro dos números). Assim como você, não tenho do que reclamar do atendimento da CC, já fiquei amigo do responsável técnico e ele sabe o quanto sou detalhista. Vou dar um crédito de confiança e testar o sistema durante a semana.

Também gostaria de saber quais equipamentos o Daniel usou e onde encontrá-los.

Estou na expectativa pelo resultado do seu problema, Arnaldo.
Abração e boa sorte!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por danielpaes » Sex Abr 19, 2013 5:20 pm

Arnaldo B escreveu:

abraço

Boa tarde Arnaldo,

Acho que o sucesso que tive na resolução do problema foi devido à investigação/estudo que fiz sobre o problema para me munir de argumentos, a intervenção da Regional FIAT junto com a fábrica, e a insistência.

Eu desenvolvi uma metodologia usando uma tabela de excel, onde toda vez que entrava no carro registrava aqueles dados que informei no outro post.
O equipamento que utilizei foi adquirido em uma empresa especializada em refrigeração aqui da minha cidade, são dois indicadores digitais de temperatura do fabricante COEL. A COEL desenvolve e produz diversos produtos voltados para controle e automação industrial, dentre eles, sensores de temperatura. Não é um produto made in China com qualidade duvidosa. Abaixo segue as especificações e foto.

- Indicador de Temperatura CLCD2 - COEL.(http://www.coel.com.br/pt-br/product/category/indicadores-de-temperatura-y)
- Custo unitário R$18,00

Imagem
Sensores COEL

O sensor registra a temperatura através de uma sonda, o que é bem prático para ser preciso no posicionamento do mesmo no difusor e na cabine.

O meu principal argumento foi que eu consegui provar a variação cíclica de 3,5º na saída do difusor(ocasionada pelo desligamento precoce do compressor), e o argumento do tempo para que a temperatura na cabine atingisse 23º mínimos, que tinha uma projeção de pelo menos 40 minutos, algo completamente inaceitável.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sanfirmino » Sáb Abr 20, 2013 7:45 am

O meu também é um Punto 1.4 attractive 2013 com 4000km e não gela bem, parece que o vento dele é mais fraco que os demais carros.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Humberto_666 » Seg Abr 22, 2013 4:03 pm

Arnaldo, tudo bem?
Nenhuma notícia sobre o problema no A/C do seu carro? Estou curioso para saber o que disseram.
Abraço.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por danielpaes » Seg Abr 22, 2013 5:58 pm

Atualizando consumo. Registrado hoje no CB 9,3km/l.

Conclusão e que relente o compressor ta trabalhando mais.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Arnaldo B » Ter Abr 23, 2013 9:50 am

Olá pessoal... para não perder o costume, fui a concessionária pegar o carro na ultima quinta-feira, e o que fizeram foi retirar o gás.. recarregar.. verificar conexões... disseram que nao encontraram nada de anormal, alegaram que meu ar chegou a 17 ° C, (duvido, nem se medirem na sombra e como sabemos nosso problema é durante dias quentes), andei com o carro neste fim de semana e não notei grandes mudanças, continuo insatisfeito. O jeito é apelar ao método do Daniel e passar a fazer a medição. Cheguei a relatar o caso do Daniel mas o que me falaram é que para mecher na regulagem da central somente o pessoal da fabrica.

Daniel muito obrigado pelo retorno e pela informação do aparelho para a medição. Desculpa incomoda-lo novamente mas o que quer dizer com variação ciclica de 3,5°?

valeu!!!
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

AnteriorPróximo