Pra quem acha q portetor de carter é besteira.

Isso foi tirado do teste de 100 dias da revista Carro ( http://testedos100dias.com.br/novouno/ ), mas eu acho q mostra a importancia do protetor.
93° Dia
Depois de um dia sem nenhum aviso do nosso Uno dos 100 Dias, logo cedo resolvi telefonar para a concessionária Amazonas e falar com o consultor técnico Ronaldo. Após alguns minutos de espera no telefone, tivemos a seguinte notícia do chefe de oficina a respeito do barulho de suspensão em nosso Uno: “ A suspensão do veículo está em ordem. O motivo do barulho é que o carro sofreu alguma batida em valeta ou uma pedra numa estrada de terra e danificou o cárter de óleo do motor, o conversor catalítico (catalisador), o suporte do escapamento e a caixa de câmbio. Com isso, o suporte do escapamento fica solto, gerando o barulho na parte inferior do veiculo”.
Carcaça do câmbio quebrada
Conversor catalítico empenado
Cárter do motor amassado
Segundo o consultor técnico, como o veículo está na garantia de fábrica, gerou-se um relatório para Fiat sobre os problemas. Porém, a resposta foi que devido ao mal uso do veículo a garantia não cobriria esse dano. Dessa forma, foi feito um orçamento pela concessionária Amazonas que totalizou R$ 4 153 em mão de obra e as seguintes peças:
Guia R$16,68
Cola de cambio R$51,69
Óleo de cambio W90-M R$50,70
Caixa de cambio R$1 184,25
Conversor catalítico R$1 200,90
Junta flexível R$67,62
Cárter do óleo do motor R$107,78
Mão de obra mecânica R$1 475,05
Devido ao valor muito alto, optamos por não fazer o serviço, já que esse problema, ainda de acordo com o técnico da Fiat, não coloca em risco o funcionamento do Uno ou a segurança dos ocupantes. O único senão é o barulho, que continuará. Dessa forma, comunicaremos a Fiat a respeito dos problemas, que já se apresentaram logo que retiramos o modelo para avaliação.
Por fim, vale o alerta: tudo isso ocorreu devido à falta do protetor de cárter, que não vem como item de série, mas é vendido na hora da compra do veiculo por R$50 como acessório. A peça ajudaria a impedir os danos no nosso Uno.
Protetor de cárter
Em relação aos outros defeitos como a marcha lenta acelerada e a adequação na guarnição das portas, serão realizados na garantia a limpeza dos bicos injetores e a troca da guarnição sem cobrança nenhuma. Amanhã até o meio dia o veiculo será liberado conforme prometido pelo consultor técnico Ronaldo.
93° Dia
Depois de um dia sem nenhum aviso do nosso Uno dos 100 Dias, logo cedo resolvi telefonar para a concessionária Amazonas e falar com o consultor técnico Ronaldo. Após alguns minutos de espera no telefone, tivemos a seguinte notícia do chefe de oficina a respeito do barulho de suspensão em nosso Uno: “ A suspensão do veículo está em ordem. O motivo do barulho é que o carro sofreu alguma batida em valeta ou uma pedra numa estrada de terra e danificou o cárter de óleo do motor, o conversor catalítico (catalisador), o suporte do escapamento e a caixa de câmbio. Com isso, o suporte do escapamento fica solto, gerando o barulho na parte inferior do veiculo”.
Carcaça do câmbio quebrada
Conversor catalítico empenado
Cárter do motor amassado
Segundo o consultor técnico, como o veículo está na garantia de fábrica, gerou-se um relatório para Fiat sobre os problemas. Porém, a resposta foi que devido ao mal uso do veículo a garantia não cobriria esse dano. Dessa forma, foi feito um orçamento pela concessionária Amazonas que totalizou R$ 4 153 em mão de obra e as seguintes peças:
Guia R$16,68
Cola de cambio R$51,69
Óleo de cambio W90-M R$50,70
Caixa de cambio R$1 184,25
Conversor catalítico R$1 200,90
Junta flexível R$67,62
Cárter do óleo do motor R$107,78
Mão de obra mecânica R$1 475,05
Devido ao valor muito alto, optamos por não fazer o serviço, já que esse problema, ainda de acordo com o técnico da Fiat, não coloca em risco o funcionamento do Uno ou a segurança dos ocupantes. O único senão é o barulho, que continuará. Dessa forma, comunicaremos a Fiat a respeito dos problemas, que já se apresentaram logo que retiramos o modelo para avaliação.
Por fim, vale o alerta: tudo isso ocorreu devido à falta do protetor de cárter, que não vem como item de série, mas é vendido na hora da compra do veiculo por R$50 como acessório. A peça ajudaria a impedir os danos no nosso Uno.
Protetor de cárter
Em relação aos outros defeitos como a marcha lenta acelerada e a adequação na guarnição das portas, serão realizados na garantia a limpeza dos bicos injetores e a troca da guarnição sem cobrança nenhuma. Amanhã até o meio dia o veiculo será liberado conforme prometido pelo consultor técnico Ronaldo.