Dúvida: óleo semi-sintético
10 mensagens
|Página 1 de 1
Dúvida: óleo semi-sintético
Tenho um ELX 2007/2008 comprado semana passada. Assim que peguei o carro, fiz a troca de óleo. Como era véspera de Natal, troquei num posto. Olhando o manual vi que o 15W40 também pode ser usado no motor do Punto.
Coloquei o LUBRAX BR TECNO, que tem especificação superior à recomendada no manual. O manual recomenda API SL, o TECNO é API SM. Também troquei o filtro, é claro.
Como já conhecia esse óleo e usava no meu antigo Palio não pesquisei os sintéticos. Por acaso, ontem descobri que a LUBRAX produz o VALORA API SL 05W30, sintético.
O preço da litro do VALORA é coisa de R$ 7,00 mais caro do que o litro do TECNO. Minha dúvida:
1)Rodo os 6 meses com o óleo colocado agora (semi) e na próxima troca substituo pelo sintético? ou
2)Troco de novo o óleo já, só que dessa vez pelo sintético?
O carro está com 37.000 km. Vou fazer a revisão do 40.000 km (fora da ccs) para troca de filtro de ar, combustível, pastilha, velas, etc.
Coloquei o LUBRAX BR TECNO, que tem especificação superior à recomendada no manual. O manual recomenda API SL, o TECNO é API SM. Também troquei o filtro, é claro.
Como já conhecia esse óleo e usava no meu antigo Palio não pesquisei os sintéticos. Por acaso, ontem descobri que a LUBRAX produz o VALORA API SL 05W30, sintético.
O preço da litro do VALORA é coisa de R$ 7,00 mais caro do que o litro do TECNO. Minha dúvida:
1)Rodo os 6 meses com o óleo colocado agora (semi) e na próxima troca substituo pelo sintético? ou
2)Troco de novo o óleo já, só que dessa vez pelo sintético?
O carro está com 37.000 km. Vou fazer a revisão do 40.000 km (fora da ccs) para troca de filtro de ar, combustível, pastilha, velas, etc.
- Piloto de Atari
Re: Dúvida: óleo semi-sintético
0530 vai ficar muito fino e perigoso, eu usaría um sintético puro, mas com a numeração do manual
- Usuário Banido
Segundo o manual o motor 1.4 pode ser usado o 15w40 ou o 5w30.
Fiz a revisão dos 15 mil agora e tinha pedido pra colocarem o 5w30 mas a anta do atendente falou que o 5w30 não servia pro meu carro... não quis discutir pois o óleo ja havia sido trocado... vou esperar chegar a troca dos 22500 pra colocar o 5w30.
Eu tinha um celta 2008 e usava sempre o 5w30, mas teve uma revisão que colocaram 15w40 e o carro ficou mais gastão.
O ideal é que já que trocou agora deixar pra trocar pelo 5w30 depois, trocando filtro e tudo mais!!
[ ]'s
Fiz a revisão dos 15 mil agora e tinha pedido pra colocarem o 5w30 mas a anta do atendente falou que o 5w30 não servia pro meu carro... não quis discutir pois o óleo ja havia sido trocado... vou esperar chegar a troca dos 22500 pra colocar o 5w30.
Eu tinha um celta 2008 e usava sempre o 5w30, mas teve uma revisão que colocaram 15w40 e o carro ficou mais gastão.
O ideal é que já que trocou agora deixar pra trocar pelo 5w30 depois, trocando filtro e tudo mais!!
[ ]'s
- Coordenador Regional
Se o óleo atual está de acordo com o que está no manual, não tem porque mexer.
Porém o óleo 5W30 por ser menos viscoso tende a ser uma alternativa melhor: gera mais potência, diminui o consumo, é mais eficiente evitando formação de borras e melhor na refrigeração de todo o conjunto motriz - pois não é só a água responsável por controlar a temperatura do motor!
Como você já gastou tempo e dinheiro trocando o óleo, o jeito é fazer como o amigo botafoguense e esperar pra usar 5W30 na próxima troca.
[]'s!
Porém o óleo 5W30 por ser menos viscoso tende a ser uma alternativa melhor: gera mais potência, diminui o consumo, é mais eficiente evitando formação de borras e melhor na refrigeração de todo o conjunto motriz - pois não é só a água responsável por controlar a temperatura do motor!
Como você já gastou tempo e dinheiro trocando o óleo, o jeito é fazer como o amigo botafoguense e esperar pra usar 5W30 na próxima troca.

[]'s!
- Piloto de Atari
Pode sim o 5w30 no 1.4 fire pode usar ate o 0w30. No manual do meu um sporting 1.8 GM diz o 15w40 Selenia SJ oleo super ultrapassado eu uso 5W40 e o motor ultrapassado tem respondido a altura do oleo mais moderno.
É realmente muito importante siguir o oleo do manual, mais para os que não sabem um motor que o manual diz "20w50" eu posso usar por exp um "10w50" posso diminuir o 1º numero que é a viscosidade dele a -35ºc, assim como posso almentar o 2º. Claro que cada oleo tem sua expecificação e controle qualidade SJ, SM, SL (o mais moderno), eles tbm tem sua especificação API no caso dos motores a gasolina A1 (mais econimicos geralmente 0w20 e 0w30), A2, A3, A5 (normalmente 2,5% mais economico que um 15w40 comum).
"Qual o melhor óleo ? Depende do que vc espera que ele faça pelo motor, economia?..desempenho?...barato? Independente da opção ele vai ser Sintético, exceto para vc que qr sempre o barato..
abs
É realmente muito importante siguir o oleo do manual, mais para os que não sabem um motor que o manual diz "20w50" eu posso usar por exp um "10w50" posso diminuir o 1º numero que é a viscosidade dele a -35ºc, assim como posso almentar o 2º. Claro que cada oleo tem sua expecificação e controle qualidade SJ, SM, SL (o mais moderno), eles tbm tem sua especificação API no caso dos motores a gasolina A1 (mais econimicos geralmente 0w20 e 0w30), A2, A3, A5 (normalmente 2,5% mais economico que um 15w40 comum).
"Qual o melhor óleo ? Depende do que vc espera que ele faça pelo motor, economia?..desempenho?...barato? Independente da opção ele vai ser Sintético, exceto para vc que qr sempre o barato..
abs

VENDO MEU SOM >> http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=16288&p=367068#p367068
de novo a dica: sempre que trocar de um óleo mineral para um sintético e vice-e-versa, troque tbem o filtro senão, um óleo contamina o outro e facilita a formação da terrível borra.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu:de novo a dica: sempre que trocar de um óleo mineral para um sintético e vice-e-versa, troque tbem o filtro senão, um óleo contamina o outro e facilita a formação da terrível borra.
Isso mesmo muito bem lembrado pelo Shadow, eu por exp troco o filtro em todas as trocas de oleo, para evitar contaminação do oleo novo, com o filtro sujo do oleo antigo contaminado devido uso e aproveite e faça o flush com pelo menos o intervalo de 1 troca de oleo.
ps: caso seu carro esteja com +45000 e nunca tenha feito o flush eu ja não recomendaria a pratica, pois dependendo da qualidade do oleo utilizado durante esses km`s ja deve ter um certo "bolor" no carter e o flush soltaria td de uma vez podendo danificar o motor durante o flush.

VENDO MEU SOM >> http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=16288&p=367068#p367068
zollv escreveu:Pode sim o 5w30 no 1.4 fire pode usar ate o 0w30. No manual do meu um sporting 1.8 GM diz o 15w40 Selenia SJ oleo super ultrapassado eu uso 5W40 e o motor ultrapassado tem respondido a altura do oleo mais moderno.
abs
So uma coisa amigo, o mais moderno é API SM e nao SL.
pelo menos segundo o site da lubrax esta assim.
Eu uso o Lubrax sitetico SAE 5W/40 no punto 1.8 8v
- Piloto de Atari
- Velha Guarda
AraujoJr escreveu:Poe Liza de Canola, tem omega 3 e nao tem colesterol
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ri alto aqui......excelente brother
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87