AndreBsB escreveu:E em relação ao maior consumo e perda de potência do carro com ar-condicionado ligado é o mesma coisa na potência potência 1 (mínimo) e 4 (máxima)?
Vamos Lá.
No caso dos puntos, o ar quente é obtido a partir de uma segunda serpentina instalada, e ela é alimentada com a água quente (a mesma água do radiador/refrigeração do motor), quando vce gira o seletor abre-se uma válvula que dá passagem de parte dessa água por essa serpentina.
Mais importante nesse caso, é manter a água do radiador com a proporção certa de aditivo.
No caso do compressor do arcond, não ocorre diferença no acionamento da vel 1 ou 4 (vce altera o volume de ar a ser refrigerado e não a eficiência do compressor) portanto o consumo vai ser igual (desconsiderando a corrente maior consumida pelo ventilador que vai alterar de forma insignificante o consumo).
Eu sempre deixo ao menos 15min por semana o ar ligado, para que ocorra a lubrificação passada acima (selos mecânicos, pistões, válvulas e etc.)
O óleo lubrificante, circula por todo o conjunto. Inclusive dentro do compressor. (diferente do que o amigo acima escreveu)
Só para alimentar um pouco mais, o óleo utilizado em refrigeração (oleo ester vejetal) é um óleo bem "complexo" pois deve manter as propriedades numa faixa bem grande de temperatura (-10C a 30C) e ser miscível com o gás refrigerante (no caso o R134A), antes quando se utilizava o freon o oleo era mineral.
