O seu Punto motor e-torq consome água?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: O seu Punto motor e-torq consome água?

Mensagempor rgapski em Ter Jul 12, 2016 06:32

Que otima noticia! Mais uma alternativa pra quem sofre com esse vazamento...

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
rgapski
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Raphael Gapski
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Preto Vulcano

Mensagempor VLA em Qui Ago 18, 2016 08:26

Atualizando o meu caso por aqui:

Dei uma passada de olho no tópico e vi que o meu radiador baixava água desde os 26 mil km, em 2013... Nunca chegou a pingar no chão, a água escorria pela colmeia do radiador e secava pelo caminho. A cada 20 ou 30 dias eu completava o nível do MIN ao MAX sempre na proporção correta (50% petronas coolant up). A água baixava a mesma quantidade independente da km percorrida (por exemplo parado na garagem, ou numa viagem de mil km). Isso me custava um frasco de aditivo a cada 6 meses aproximadamente, nada de mais.

Porém dias atrás cheguei na garagem e vi uns pingos no chão, e aquela longarina abaixo do radiador encharcada de água/aditivo, então resolvi corrigir o problema antes que se agravasse, até porque posso vender o carro a qualquer momento e não queria ficar com esse peso na consciência.

Radiador trocado por outro original da marca Denso (não era o que eu queria, mas era o que tinha disponível). No teste de pressão foi detectado vazamento também na carcaça da válvula termostática. Prejuízo no bolso e bola pra frente agora. Carro com 51 mil km.

felipebm86 escreveu:
Quase esqueci, seguem fotos do radiador DENSO com vazamento, exatamente no mesmo lugar do primeiro! (vide pag17).

http://i.imgur.com/bZKJF2I.jpg?1

o meu também vazava exatamente nessa região.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Nome: Vinicius
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor felipebm86 em Qui Ago 18, 2016 09:15

VLA escreveu:Atualizando o meu caso por aqui:

Dei uma passada de olho no tópico e vi que o meu radiador baixava água desde os 26 mil km, em 2013... Nunca chegou a pingar no chão, a água escorria pela colmeia do radiador e secava pelo caminho. A cada 20 ou 30 dias eu completava o nível do MIN ao MAX sempre na proporção correta (50% petronas coolant up). A água baixava a mesma quantidade independente da km percorrida (por exemplo parado na garagem, ou numa viagem de mil km). Isso me custava um frasco de aditivo a cada 6 meses aproximadamente, nada de mais.

Porém dias atrás cheguei na garagem e vi uns pingos no chão, e aquela longarina abaixo do radiador encharcada de água/aditivo, então resolvi corrigir o problema antes que se agravasse, até porque posso vender o carro a qualquer momento e não queria ficar com esse peso na consciência.

Radiador trocado por outro original da marca Denso (não era o que eu queria, mas era o que tinha disponível). No teste de pressão foi detectado vazamento também na carcaça da válvula termostática. Prejuízo no bolso e bola pra frente agora. Carro com 51 mil km.

o meu também vazava exatamente nessa região.

Bem vindo ao clube VLA, :lol:
Tirando as brincadeiras de mau gosto, me parece que 30mil km em média é o prazo de validade deste radiador DENSO, quando troquei o primeiro radiador original pelo DENSO comprado na concessionária FIAT imaginei que teriam corrigido de alguma forma o problema pois na época já era bem conhecido, porém tive a segunda decepção com a marca! Meu punto é 2011 e a data de fabricação do segundo radiador era 2014 (conforme foto da etiqueta na página anterior).

Aproveitando pra atualizar, o radiador alternativo NOTUS até agora está ok, sem nenhum problema.
felipebm86
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Nome: Felipe Martins
Apelido do Punto: Urso Polar

Mensagempor VLA em Qui Ago 18, 2016 14:08

tenho uma leve esperança que a DENSO tenha descoberto a falha na fabricação e tenha corrigido o problema... não custa sonhar né? :lol: caso contrário daqui 3 anos o próximo dono se vira com isso.

brincadeiras à parte é uma marca bem conceituada em geral, parece que escorregou na fabricação do radiador do punto, vai entender.

eu até garimpei mas só achei denso por aqui, e precisava resolver a questão naqueles dias mesmo... senão certamente optaria por qualquer marca, até os chineses.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Mensagempor felipebm86 em Qui Ago 18, 2016 14:24

Como o vazamento é sempre no canto superior esquerdo chego a pensar se não seria alguma falha no projeto do carro, o que vocês acham?
felipebm86
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Mensagempor VLA em Seg Ago 22, 2016 08:15

Não digo no projeto do carro, mas é praticamente certo que existe uma falha no projeto ou execução da peça pela Denso. Minha esperança é que tenham revisto isso depois de tantos anos.
VLA
Moderador
Moderador

Mensagempor jpromero em Seg Ago 22, 2016 13:28

Exato, só no Denso, no Linea por exemplo, o vazamento é só nos EtorQ, o 1.9 e 1.4 T-Jet não apresentam o vazamento.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: Joao Paulo
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor felipebm86 em Seg Ago 22, 2016 13:56

jpromero escreveu:Exato, só no Denso, no Linea por exemplo, o vazamento é só nos EtorQ, o 1.9 e 1.4 T-Jet não apresentam o vazamento.

Mas além da marca o modelo em si também é diferente no 1.4 fire/evo e 1.4 t-jet que não apresentam vazamento, o que me faz pensar é que o ponto de vazamento (junção plastico/aluminio) tem nos dois lados do radiador, porém sempre vaza na região da entrada da água (superior esq.), será que não seria também superaquecimento (apesar de não demonstrado no termostato) ou excesso de pressão no sistema?

Outro detalhe, o radiador do punto 1.8 8V é Denso também, e não há casos de vazamento, já os 1.6 e 1.8 etorq....

Apenas pensando alto, rsrsrsrs :-D
felipebm86
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Mensagempor Arthur Almeida em Qui Set 01, 2016 11:28

Mais uma vitima.
Radiador furado com 70.000km
Vou ver se compro esse Notus
http://www.rabruneautopecas.com.br/radi ... -2014.html

Mais alguem usou esse modelo e comprou dessa loja??
Arthur Almeida
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Arthur
Cor: Cinza Cromo

Mensagempor felipebm86 em Sex Set 02, 2016 08:46

Arthur, se você puder investir mais vá de Magnet Marelli que está na faixa dos 700,00, se quiser uma alternativa mais barata vá de NOTUS, só não esqueça dos dois detalhes do meu relato na página anterior. Quanto a loja é confiável sim, pode ficar tranquilo.

Boa sorte!
felipebm86
Coordenador Regional
Coordenador Regional

AnteriorPróximo

Voltar para Dúvidas