marcador do velocimetro errado
marcador do velocimetro errado
ola galega, pequei meu mad max, fui para o interior nesse final de samana, pela bandeirantes, cravei no velocimetro 110km/h pelo e coloquei no piloto automartico, no GPS estava marcando 101km/h, busquei informaçoes na net que a velocidade do GPS é 100% garantida,
Alguem ja notou essa diferença,
OBS> o meu mad max esta com aro 16,
Será que tem diferença de velocidade pelo tamanho do aro ou defeito do velocimetro.
Em qual confiar? no velocimetro ou no GPS?
grato
leandro
Alguem ja notou essa diferença,
OBS> o meu mad max esta com aro 16,
Será que tem diferença de velocidade pelo tamanho do aro ou defeito do velocimetro.
Em qual confiar? no velocimetro ou no GPS?
grato
leandro
- Usuário Banido
Re: marcador do velocimetro errado
Meu GPS faz a mesma coisa... Mas passa a 105km/h no marcador em um radar que só pode 100km/h pra vc ver se o radar vai estar de acordo com o seu GPS... rsrsrs
- Roda dura de Auto Escola
isso é uma vergonha. O meu tbm!
Se fosse 1 ou 2 km/h de diferença. Mas o meu fica na casa dos 6 ou 7km/h pra mais no velocimetro.
Reclamei na FIAT e adivinha: característica do carro.
Acho que eles não mudam a regulagem feita pro aro 14 e da nisso. Só metem um aro maior, lógico que da diferença...
sei lá, me da uma raiva isso!
Se fosse 1 ou 2 km/h de diferença. Mas o meu fica na casa dos 6 ou 7km/h pra mais no velocimetro.
Reclamei na FIAT e adivinha: característica do carro.
Acho que eles não mudam a regulagem feita pro aro 14 e da nisso. Só metem um aro maior, lógico que da diferença...
sei lá, me da uma raiva isso!
Punto Sporting 1.8 16V
- Piloto de Autorama
Isso ocorreu com todos os carros nos quais eu fiz o teste. Normalmente o velocímetro marca 10% a mais que o GPS mesmo...

- Piloto de Autorama
Isso é normal...
Todos os carros, de todas as marcas o velocimetro não marca a velocidade real. (No GPS é velocidade real)
Conforme os pneus dianteiros vão se desgastando ou mal calibrados (murchos) o erro é maior ainda.
Porem o velocimetro sempre marcará pra menos e não para mais que o real. Assim as montadoras não são punidas e condenadas a pagar as multas de excesso de velocidade dos condutores.
Todos os carros, de todas as marcas o velocimetro não marca a velocidade real. (No GPS é velocidade real)
Conforme os pneus dianteiros vão se desgastando ou mal calibrados (murchos) o erro é maior ainda.
Porem o velocimetro sempre marcará pra menos e não para mais que o real. Assim as montadoras não são punidas e condenadas a pagar as multas de excesso de velocidade dos condutores.

- Velha Guarda
nao confundam o aro da roda com o aro do conjunto!
os Fiats aro 14, 15, 16, 17 tem o mesmo tamanho total do conujunto, quanto maior o aro menor o pneu...o que importa pra programação do velocimetro é o raio do conjunto.
Todo velocimetro de todas as montadoras do mundo programam um erro entre velocidade real e vel amostrada, isso é normal
Deem uma olhada nesse topico:
viewtopic.php?f=22&t=8698&st=0&sk=t&sd=a&hilit=velocidade+angular
nele falamos bastante sobre isso, principalmente eu! hehe
os Fiats aro 14, 15, 16, 17 tem o mesmo tamanho total do conujunto, quanto maior o aro menor o pneu...o que importa pra programação do velocimetro é o raio do conjunto.
Todo velocimetro de todas as montadoras do mundo programam um erro entre velocidade real e vel amostrada, isso é normal
Deem uma olhada nesse topico:
viewtopic.php?f=22&t=8698&st=0&sk=t&sd=a&hilit=velocidade+angular
nele falamos bastante sobre isso, principalmente eu! hehe

XV,XR,XS
- Velha Guarda
normal pode até ser depois dos 100 km/h...envolve resistência do ar, etc...etc...etc...
antes disso deveria ser muito próxima da real...o que não é.
Aliás, a FIAT é a que apresenta maior variação de todas montadoras. Sim, a maioria tem variação entre real e indicada, mas não tanta diferença.
Façam o teste!
o amigo Ferranda falou que o velocímetro sempre marcará para menos, acho que é ao contrário hein???
hehehehe
tah contraditório a afirmação
abraços
Aliás, a FIAT é a que apresenta maior variação de todas montadoras. Sim, a maioria tem variação entre real e indicada, mas não tanta diferença.
Façam o teste!
o amigo Ferranda falou que o velocímetro sempre marcará para menos, acho que é ao contrário hein???
hehehehe
abraços
Punto Sporting 1.8 16V
- Piloto de Autorama
lscosta escreveu:normal pode até ser depois dos 100 km/h...envolve resistência do ar, etc...etc...etc...
Façam o teste!
hehehehe
abraços
Tem razao...
Acabei escrevendo ao contrario.

O velocimetro sempre marcará para mais que a vel real, justamente por causa do exposto anteriormente.
Mais o que tem a ver a resistencia do vento, resistencia ao rolamento e etc... a ver com a relação numerica da vel real x vel velocimetro?
Não existe lombada eletronica a 40km/h? e se no velocimetro do carro marcasse 35km/h e a vel real fosse 45km/h?
Afinal de contas, que diferença fará estar 10% mais lento do que se acredita estar?
Realmente não consegui entender qual seria o problema, e o que afetaria tecnicamente o veiculo?

- Velha Guarda
A única coisa mecânica que poderia fazer diferença seria o diâmetro do conjunto roda+pneu, conforme o Araujo já mencionou. Um diâmetro diferente do original causaria essa diferença. Já o arrasto aerodinâmico influencia no consumo de combustível e na potência necessária para manter o veículo em tal velocidade.
Se não me engano a diferença entre a velocidade do painel (velocímetro) e a real gira sempre em torno de 10% para mais (a de painel maior que a real). Isso para qualquer veículo, de qualquer montadora. Creio que seja até uma norma.
Se não me engano a diferença entre a velocidade do painel (velocímetro) e a real gira sempre em torno de 10% para mais (a de painel maior que a real). Isso para qualquer veículo, de qualquer montadora. Creio que seja até uma norma.

- Piloto de Kart de feriado
"No Brasil, por determinação de legislação de trânsito, os velocímetros de todos os veículos aqui fabricados saem da fábrica sempre marcando mais do que a velocidade real do veículo", informa um gerente de engenharia de produtos de uma importante fabricante de velocímetros e um dos maiores fornecedores para a indústria nacional. Segundo ele, esta diferença, ou "faixa de tolerância" como chamada, é determinada pela montadora conforme regulamentado pela legislação, e é específica para cada carro. "O real objetivo é inibir o avanço de velocidade." Até cerca de 80 km/h o equipamento do carro marca entre 3 km/h e 5km/h a mais do que a velocidade real. Até 140 km/h, a margem sobe para 10km/h, em média. "Em alguns carros, a variação positiva pode chegar a 15km/h quando a velocidade real está acima dos 180km/h, e esta “faixa de tolerância” sobe proporcionalmente ao aumento de velocidade, ou seja se você está a 180 km/h na verdade entenda como 165 km/h, e se estiver a 200 km/h provavelmente não estará passando dos 180 km/h." Outro aspecto que altera ainda mais a diferença entre a velocidade marcada no velocímetro e a velocidade real é quando o proprietário decide trocar seu conjunto de rodas e pneus por outros mais altos que o recomendado pelo fabricante e com o aumentando do diâmetro do conjunto roda/pneu, o número de voltas será menor do que o utilizado para o ajuste do velocímetro e, consequentemente, a indicação de velocidade também será menor ou maior, dependendo do tipo de troca efetuada, motivo este que muitas vezes condutores são multados por radares de velocidade embora no velocímetro esteja marcando a velocidade permitida para a via.
Punto Sporting 1.8 16V
- Piloto de Autorama