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Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 1:45 pm
por renatoroldan
Bom dia a todos. Esse é meu primeiro post; perdoem-me se fiz algo errado. mas preciso de ajuda. Essa semana eu quase chorei e ainda estou quase chorando. Meu adorado punto começou a soltar uma fumaça branca, somente se eu acelerar muito (alta rotação) ou se eu reduzir (numa ultrapassagem por exemplo). Meu motor tem 50.000 e nem sou de puxar muito. pesquisei por aqui e não achei ninguém com problema parecido. Até os mecânicos falaram que esse motor não costuma fazer isso. Me foi indicado fazer cabeçote; já me disseram que pode ser bico injetor. Ou seja; estou perdido. Preciso de uma luz..

Desde ja agradeço a todos.

Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 4:18 pm
por Junior Luchi
50k fumando é osso hein!!! vc tem ele desde zero km?
Fumaça branca é porque tá queimando óleo...pode ser os aneis do pistão ou até mesmo o retentores de valvulas (cabeçote)
Ja já alguem te responde com mais propriedade pra vc!!
abs

Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 4:51 pm
por renatoroldan
Realmente Júnior; 50k e brabo.... Tenho ele desde zero. o que me entriga é só queimar em alta rotação. Vou ver amanhã pela manhã se o nivel de óleo baixou, pq até então, tava normal..

Obrigadão Júnior,

Abs

Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 5:01 pm
por brunomeo
Vai com calma...
50k é cedo para um motor fumar.
Veja o estado dos bicos injetores e velas, sendo que essas ultimas se vc tirar elas, da para entender o estado da queima de combustivel....
A não confunda com vapor , óleo queimado tem cheiro bem caracteristico e deixa o escapamento melado...

Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 5:45 pm
por otimaq
Junior Luchi escreveu:50k fumando é osso hein!!! vc tem ele desde zero km?
Fumaça branca é porque tá queimando óleo...pode ser os aneis do pistão ou até mesmo o retentores de valvulas (cabeçote)
Ja já alguem te responde com mais propriedade pra vc!!
abs


2x

Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 7:35 pm
por shadowcps
bom, antes de mais nada, muita calma. Como ito e para voce ter uma ideia melhor, faça o seguinte (voce mesmo e aí, evita ser explorado por mecânicos, CCs e mechânicos, doidos para colcoar defeitos, fazer de conta que foi feito algo e cobrar por isso, com uma solução mais barata para eles):

1. "fumando" em alta geralmente pode ser aneis ou anel de pistão que nem precisa estar ruim e sim, só ter virado - os aneis têm uma ranhura cada um que não ficam alinhadas justamente para evitar a queima de óleo e aí, só mesmo tirando o cabeçote para poder ter acesso aos pistões; só que antes de mais nada, com motor frio e no plano, verifique o nivel do óleo pelo menos uma vez ao dia - melhor se for pela manhã. faça esse acompanhamento pelo menos por uns 5 dias para ver se abaixa. Se não abaixar, não está queimando óleo;

2. Retentor de válvula costuma fumar na primeira partida, com motor frio e isso porque um retentor que não eesteja vedando permite que o óleo do motor que está na tampa de válvulas, goteje para cima do pistão e isso faz fumar pela mnhã, mas em alta, pára;

3. Verifique se existe uma espuma marrom-esbranquiçada no óleo. só tirando a vareta para ver o nível já dá pra ter idéia se está misturando e se sim, existe alguma folga na junta do cabeçote (entre ele e o bloco);

4. Tente ouvir o motor quando vc estica a marcha e fuma: se ouvir um barulho metálico como metal arranhando ou batendo, é sinal de que o problema está mesmo nos pistões ou aneis;

5. Tente usar todo o combustível do tanque e aí, colocar outro por exemplo, se estiver com gasolina, use-a quase toda e coloque um pouco de etanol e aí, rode com esse combustível, esticando e veja se a fumaça ainda está ali. Se parar, pode ser combustível adulterado.

6. Como sugeriram, examine as velas. A cor delas deve estar entre o castanho claro e um marrom médio. Branca indica mistura pobre e marrom escuro, rica e quando está queimando óleo ela fica preta e melada ao redor do eletrodo e, nesse caso, se for só uma é a do cilindro que está com problema, provavelmente de anel.

Só com esse diagnóstico relativamente simples já dá pra ter uma pista do que está acontecendo e se o mecânico por exemplo e de cara, já condenar o motor dizendo que tem que fazer cabeçote e retífica completa, pula pra outro mecânico que esse tá querendo arrancar o fígado.


Boa sorte e depois, coloca o que era. :mrgreen:

Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 8:04 pm
por otimaq
sidnei, irei escrever seus relatos e lancar um livro (na verdade copiar)
NOME DO LIVRO
como conviver com o punto
o que acha?

Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 8:29 pm
por renatoroldan
shadowcps escreveu:bom, antes de mais nada, muita calma. Como ito e para voce ter uma ideia melhor, faça o seguinte (voce mesmo e aí, evita ser explorado por mecânicos, CCs e mechânicos, doidos para colcoar defeitos, fazer de conta que foi feito algo e cobrar por isso, com uma solução mais barata para eles):

1. "fumando" em alta geralmente pode ser aneis ou anel de pistão que nem precisa estar ruim e sim, só ter virado - os aneis têm uma ranhura cada um que não ficam alinhadas justamente para evitar a queima de óleo e aí, só mesmo tirando o cabeçote para poder ter acesso aos pistões; só que antes de mais nada, com motor frio e no plano, verifique o nivel do óleo pelo menos uma vez ao dia - melhor se for pela manhã. faça esse acompanhamento pelo menos por uns 5 dias para ver se abaixa. Se não abaixar, não está queimando óleo;

2. Retentor de válvula costuma fumar na primeira partida, com motor frio e isso porque um retentor que não eesteja vedando permite que o óleo do motor que está na tampa de válvulas, goteje para cima do pistão e isso faz fumar pela mnhã, mas em alta, pára;

3. Verifique se existe uma espuma marrom-esbranquiçada no óleo. só tirando a vareta para ver o nível já dá pra ter idéia se está misturando e se sim, existe alguma folga na junta do cabeçote (entre ele e o bloco);

4. Tente ouvir o motor quando vc estica a marcha e fuma: se ouvir um barulho metálico como metal arranhando ou batendo, é sinal de que o problema está mesmo nos pistões ou aneis;

5. Tente usar todo o combustível do tanque e aí, colocar outro por exemplo, se estiver com gasolina, use-a quase toda e coloque um pouco de etanol e aí, rode com esse combustível, esticando e veja se a fumaça ainda está ali. Se parar, pode ser combustível adulterado.

6. Como sugeriram, examine as velas. A cor delas deve estar entre o castanho claro e um marrom médio. Branca indica mistura pobre e marrom escuro, rica e quando está queimando óleo ela fica preta e melada ao redor do eletrodo e, nesse caso, se for só uma é a do cilindro que está com problema, provavelmente de anel.

Só com esse diagnóstico relativamente simples já dá pra ter uma pista do que está acontecendo e se o mecânico por exemplo e de cara, já condenar o motor dizendo que tem que fazer cabeçote e retífica completa, pula pra outro mecânico que esse tá querendo arrancar o fígado.


Boa sorte e depois, coloca o que era. :mrgreen:



Apóio a ideia do "otimaq"... Obrigadão pela força "Shadowcps".
Vamos lá:
- Desde que começou (13/10) não ví baixa do óleo. Amanhã vou levar em um mecânico indicado, que me pareceu o mais sensato, pois disse que antes de mais nada, vai testar os bicos e outras coisas antes de falar em abrir motor, pois ele não acredita que um carro com 50k já esteja com um diagnostico tão ruim;
- Ele não fuma a frio. O carro parece não ter problema nenhum, pois pega no estalo e não solta nenhuma fumacinha sequer.
- Também verifiquei a espuminha na vareta. óleo normal. Inclusive, já na hora de trocar.
- O motor também não aparenta estar serrando. a unica coisa que ele faz é, no momento da esticada, embolar um pouquinho (quase nada). uns segundos depois de pisar, a fumaça para de sair e o carro volta ao normal, como se nada tivesse acontecido.
- Já usei todo o combustivel anterior. Fui em um posto shell e coloquei VPower Etanol. Dei uma pisada. O Fumacê diminuiu um pouco e demorou mais a se "manifestar". Porém não cessou.
- Amanhã vou examinar as velas. Ainda não tinha pensado nisso. Tô muito triste pra pensar tanto (rs).

Qdo tiver respostas, posto aqui de volta e, mais uma vez, obrigado a todos...

Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 8:35 pm
por otimaq
boa sorte

Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando

MensagemEnviado: Seg Out 17, 2011 9:44 pm
por Junior Luchi
Se atenta no lance de levar nos "mechanicos" tem um monte por aí empurrando a faca! Tenta ouvir várias opnioes.