Mudar funcoes do painel ?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Mudar funcoes do painel ?

por mkk » Qua Jul 23, 2008 9:02 pm

Deem uma lida nesse post do blog Roda Viva da Quatro Rodas. Sera q no Punto tem algo parecido?

Certa vez, entrevistei um produtor de chips, que fornece para carros, laptops e o que mais precisar. Ele me trouxe a pergunta: você acha que os 15 celulares de um fabricante são realmente diferentes entre si? Sairia caro. O que acontece muitas vezes é o seguinte: o celular com câmera de 2 megapixels é igual ao modelo de 5 megapixels, só que configurado para fotografar pior. Também existe o caso da impressora a laser básica que trazia um chip a mais que a completa, a fim de imprimir mais devagar e diferenciar os modelos.

Vale para os carros, claro. O novo Gol não aponta o retrovisor elétrico para baixo, ao engatarmos a marcha-ré, porque não quer. Condições técnicas para isso ele tem, tanto quanto o Polo, mas a Volkswagen preferiu não programar, como forma de diferenciar os produtos. Na direção contrária: ao ligar o Vectra (ou a nova S10), ele nos saúda levanto os ponteiros do painel ao máximo e voltando. Esse efeito especial existe em qualquer carro moderno. É usado pelos fabricantes para testar o pleno funcionamento do painel. A GM apenas habilitou a função.

Quem quiser ver os ponteiros girarem nos Fiesta (Street ou novos) e Focus, a receita é fácil: mantenha pressionado o pino de zerar o hodômetro. Gire a chave no contato. Mantenha o botão apertado por uns 30 segundos, até aparecer a palavra GAUGE no visor do hodômetro (como na foto, tirada de um Fiesta novo). É o modo de teste. Com toques leves no botão, você vai passar de um teste para outro: ponteiros, luzes do painel... vários deles eu não sei para quê servem. Mas uma das vezes em que aparecer 0, será o velocímetro do carro, com valores mais precisos que os mostrados pelo ponteiro.

Certa vez, me disseram que era possível habilitar o fechamento automático dos vidros elétricos do antigo Vectra, bastando para isso fechar um curto-circuito em dois contatos do plugue que fica na porta. Não sei detalhes e, se alguém queimar alguma coisa tentando descobrir, já avisei que não vou pagar. Mas queria reunir neste blog esses macetes. Alguém conhece?
Por Marcelo Moura às 21:42 - 18/07/2008
Imagem
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por AndreBsB » Qua Jul 23, 2008 9:18 pm

Tô por fora. Blog Roda Viva? Fica em João Pessoa isso? :lol:
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Ricardofar2008 » Qua Jul 23, 2008 9:36 pm

AndreBsB escreveu:Tô por fora. Blog Roda Viva? Fica em João Pessoa isso? :lol:

http://quatrorodas.abril.com.br/blog/marcelo/
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por mad » Qua Jul 23, 2008 10:56 pm

Boto fé que pode ate ter sim...o lance é onde vamos encontrar detalhes do que fazer a mais.... sei q quando tive um gol tinha um esquema q achei no forum que mesmo depois de desligado o carro e a chave fora do contato muito tempo...vc fazia um esquema com a chave de luz alta e ae ele religava a parte eletrica dava pra baixar vidro levantar e outras coisas que normalmente so faria com a chave no contato dando uma rodadinha.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por pedrosouza » Qua Jul 23, 2008 11:03 pm

Li esse post essa semana e tava discutindo hj mesmo com meu pai sobre isso !
Eu mexia muito com celular, fazia modificações em varios aparelhos motorola. E é facil de perceber que no fundo muitos dispositivos possuem o mesmo hardware, tendo apenas "travas" no software, queria achar algumas travas dessas no Punto, mas não manjo mto de software pra saber como fazer xD
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
Velha Guarda
Velha Guarda

por socket » Qui Jul 24, 2008 6:58 am

Vcs tao achando que o Punto é moto é? Q liga e sobe os ponteiros? :P
kkkk
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por pedrosouza » Qui Jul 24, 2008 8:48 am

socket escreveu:Vcs tao achando que o Punto é moto é? Q liga e sobe os ponteiros? :P
kkkk

Não é isso, mas podendo ser o pc de bordo do punto igual ao pc de bordo de outros carros que tenham mais funções nada impede que de alguma forma se consiga add estas funções aos nossos puntos.
Isso é suposição, mas é uma suposição um tanto realista !
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
Velha Guarda
Velha Guarda

por guto_ortega » Sáb Jul 26, 2008 1:46 pm

fala galera!
bom, carros e celulares sao diferentes!
os fabricantes de celulares "travam" a camera como estrategia: como a diferença de um celular de 2mp para 5mp é relativamente pequena, as empresas querem maior compra de um celular 5 mp (por ser mais caro), por isso eles "travam" a camera do celular inferior para 2mp. ou seja, você pode ter um celular com 5mp por mais 100 reais.
nos carros, pela menor variedade e maior diferença de preço, as coisas nao sao bem assim. O comprador de carro tem condições de comprar o carro que esta interessado, ou seja, nao da pra oferecer um punto sporting completissima para um cara que tah interessado num UNO MILE. Há tambem outro fator: Os carros 0Km comprados hoje tem uma caracteristica: sao customizados pelo comprador. (vidro eletrico, direção hidraulica, etc.)
nao tem como voce encomendar um celular do jeito que você quer, com tantos pixels na camera, video de tantos segundos, com ou sem jogos.
por isso a linha de produção dos celulares sao completamente uniformes.
A linha de produção dos carros é uniforme até certo ponto, quando entra a instalação de opcionais.
dada essa explicação, é bem mais provavel que haja "travamentos" em celulares a "travamentos" em carros.

nao sei se consegui explicar direito meu ponto de vista, mas tah ai o que eu acho!
abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mkk » Sáb Jul 26, 2008 3:36 pm

guto_ortega escreveu:fala galera!
bom, carros e celulares sao diferentes!
os fabricantes de celulares "travam" a camera como estrategia: como a diferença de um celular de 2mp para 5mp é relativamente pequena, as empresas querem maior compra de um celular 5 mp (por ser mais caro), por isso eles "travam" a camera do celular inferior para 2mp. ou seja, você pode ter um celular com 5mp por mais 100 reais.
nos carros, pela menor variedade e maior diferença de preço, as coisas nao sao bem assim. O comprador de carro tem condições de comprar o carro que esta interessado, ou seja, nao da pra oferecer um punto sporting completissima para um cara que tah interessado num UNO MILE. Há tambem outro fator: Os carros 0Km comprados hoje tem uma caracteristica: sao customizados pelo comprador. (vidro eletrico, direção hidraulica, etc.)
nao tem como voce encomendar um celular do jeito que você quer, com tantos pixels na camera, video de tantos segundos, com ou sem jogos.
por isso a linha de produção dos celulares sao completamente uniformes.
A linha de produção dos carros é uniforme até certo ponto, quando entra a instalação de opcionais.
dada essa explicação, é bem mais provavel que haja "travamentos" em celulares a "travamentos" em carros.

nao sei se consegui explicar direito meu ponto de vista, mas tah ai o que eu acho!
abraço

Me desculpe, mas nao consegui enteder o paralelo q vc fez de celular c/ camera e carros atuais. Meu intuito ao criar este topico era saber se alguem saberia se o chip do cb do Punto (Fiat) teria funcoes nao habilitadas originalmente, como no Focus, onde o visor de cristal onde esta o hodometro se "transformar" em velocimetro digital. Eu creio q o chip do cb da Fiat seja o mesmo no tipo "simples" e no q existe o TripB, apenas existe a habilitacao p/ q funcione o TripB ou nao. Funcoes escondidas devem existir, como "voltar" a kilometragem do hodometro total...Com certeza um mecanico habilitado pela Fiat deva saber coisas bem interessantes... :twisted:
Abrcs
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por guto_ortega » Sáb Jul 26, 2008 4:38 pm

entao, acho que o computador dos carros sao bem especificos. pq nao vale a pena "travar" pra vender mais de um computador de bordo mais completo, pq a faixa de preço de um mais simples pra um mais completo é muito maior que em celulares, onde a diferença entre um de 2mp e um de 5mp eh de cerca de R$100. Quem compra o celular de 2mp pode comprar o celular de 5mp. Mas quem compra um carro com um computador de bordo simples talvez nao possa comprar um computador de bordo mais sofisticado, devido a grande diferença de preço.

nao sei te dizer se tem como modificar o computador de bordo de um carro "destravando", mas soh quis expressar que eu nao vejo sentido para as fabricantes de carro "travarem" alguma função que ateh poderia privilegiar o carro no mecado competitivo de automóveis. Mas no mercado de celular é plausivel essa situação.

uma coisa é concenso aqui: os funcionarios das concessionarias da FIAT nao sabem de muita coisa.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo