Óleo e luz óleo

Bom dia,
Gostaria de pedir por favor opinião sobre o caso seguinte:
Descrição do caso:
O manual especifica um consumo de óleo máximo estimado em 400ml/1000km para o motor 1.4.
Hoje chequei o nível do óleo, pois a revisão está marcada para daqui a 15 dias,
e o nível não chegava nem a tocar a extremidade inferior da vareta.
A luz espia do nível do óleo funciona durante o checkup de contato,
porém nunca acendeu por falta de óleo.
Completei com 1,5l de 5W40 que sempre mantenho em casa, após o que
a vareta marcou acima do nível máximo de óleo.
Perguntas:
-Os amigos do fórum costumam ter este consumo de 400ml/1000km também? Costumam olhar
o nível do óleo a cada, digamos, 15 dias?
- Dado este consumo, não seria mais interessante usar óleo mineral com o mesmo 5W40,
uma vez que os completamentos e trocas são mais frequentes?
-Tive impressão de ouvir, nas últimas semanas, ruídos de metal contra metal,
que julguei ser de algum problema nas rodas, ou alguma granulação nos freios.
Seria possível ouvir ruídos de atrito de peças do motor, durante a direção, se
fosse o caso de extrema falta de óleo? Nessa hipótese, já não teria fundido o motor?
Grato,
Xezi
Gostaria de pedir por favor opinião sobre o caso seguinte:

O manual especifica um consumo de óleo máximo estimado em 400ml/1000km para o motor 1.4.
Hoje chequei o nível do óleo, pois a revisão está marcada para daqui a 15 dias,
e o nível não chegava nem a tocar a extremidade inferior da vareta.

A luz espia do nível do óleo funciona durante o checkup de contato,
porém nunca acendeu por falta de óleo.
Completei com 1,5l de 5W40 que sempre mantenho em casa, após o que
a vareta marcou acima do nível máximo de óleo.

-Os amigos do fórum costumam ter este consumo de 400ml/1000km também? Costumam olhar
o nível do óleo a cada, digamos, 15 dias?
- Dado este consumo, não seria mais interessante usar óleo mineral com o mesmo 5W40,
uma vez que os completamentos e trocas são mais frequentes?
-Tive impressão de ouvir, nas últimas semanas, ruídos de metal contra metal,
que julguei ser de algum problema nas rodas, ou alguma granulação nos freios.
Seria possível ouvir ruídos de atrito de peças do motor, durante a direção, se
fosse o caso de extrema falta de óleo? Nessa hipótese, já não teria fundido o motor?

Grato,
Xezi