MOTORES 1.4 E 1.8 - COMBUSTÍVEL
MOTORES 1.4 E 1.8 - COMBUSTÍVEL
Escutei uma conversa de mecânicos esses dias e fiquei confuso.
Segue parte da conversa:
Já se sabe que os motores flex não são motores otimizados.
Ou seja, seriam melhores se fossem especificamente destinados a um único tipo de combustível.
Alguns motores que antes eram a gasolinha foram "adaptados" ao álcool.
Existe a certeza de que o 1.8 do Punto faz parte dos "adaptados".
A minha dúvida é a seguinte:
Assumindo a tal "adaptação", o motor flex terá um melhor funcionamento com o combustível para o qual foi projetado originalmente?
E no caso do 1.8, a gasolina?
O mesmo vale para o 1.4.
Não entendo nada de mêcanica e caso tenha falado alguma blasfêmia, fiquem à vontade para deletar.
Segue parte da conversa:
Já se sabe que os motores flex não são motores otimizados.
Ou seja, seriam melhores se fossem especificamente destinados a um único tipo de combustível.
Alguns motores que antes eram a gasolinha foram "adaptados" ao álcool.
Existe a certeza de que o 1.8 do Punto faz parte dos "adaptados".
A minha dúvida é a seguinte:
Assumindo a tal "adaptação", o motor flex terá um melhor funcionamento com o combustível para o qual foi projetado originalmente?
E no caso do 1.8, a gasolina?
O mesmo vale para o 1.4.
Não entendo nada de mêcanica e caso tenha falado alguma blasfêmia, fiquem à vontade para deletar.
- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1158
- Registrado em: Qua Jul 02, 2008 9:00 pm
- Localização: Curitiba-PR
tb entendo pouco mas da pra tenta colaborar..
o motor trabalha com taxa de compressao fixa, mas para aproveitamento melhor de um ou outro tipo de combustivel deveria trabalhar com taxa de compressao especifica pra cada combustivel.. para compensar ele trabalha com "o ponto" atrasado ou adiantado dependendo da mistura de combustivel.. nao sei explicar o funcionamento do ponto atrasado/adiantado
o motor trabalha com taxa de compressao fixa, mas para aproveitamento melhor de um ou outro tipo de combustivel deveria trabalhar com taxa de compressao especifica pra cada combustivel.. para compensar ele trabalha com "o ponto" atrasado ou adiantado dependendo da mistura de combustivel.. nao sei explicar o funcionamento do ponto atrasado/adiantado

Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1410
- Registrado em: Sáb Fev 16, 2008 5:17 pm
- Localização: Contagem/BH - MG
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
OK, mas e no caso....qual dos combustíveis proporciona um funcionamento melhor para o motor, considerando esta "adaptação"?
No 1.8 me falaram que com gasolina ele funciona melhor.
Exatamente pelo fato de que o motor foi desenvolvido originalmente para utilizar gasolina.
Entenda-se funciona melhor como:
- menos barulhento;
- desenvolve melhor e
- com respostas mais rápidas.
Consumo eles também falaram, mas na minha opinião não dá pra misturar as coisas (relação de consumo álcool x gasolina).
Uma coisa é certa, no curto período que fiquei com o ELX, o motor fire 1.4, me deu a clara impressão de funcionar mais silencioso na gasolina e também me dava respostas mais rápidas.
Tudo bem, no álcool ele era mais "nervoso" mas não desenvolvia legal.
(É preciso mencionar que meu ELX estava em acompanhamento da fábrica por diversos problemas relacionados....então pode ser que não corresponda com demais impressões.)
No 1.8 me falaram que com gasolina ele funciona melhor.
Exatamente pelo fato de que o motor foi desenvolvido originalmente para utilizar gasolina.
Entenda-se funciona melhor como:
- menos barulhento;
- desenvolve melhor e
- com respostas mais rápidas.
Consumo eles também falaram, mas na minha opinião não dá pra misturar as coisas (relação de consumo álcool x gasolina).
Uma coisa é certa, no curto período que fiquei com o ELX, o motor fire 1.4, me deu a clara impressão de funcionar mais silencioso na gasolina e também me dava respostas mais rápidas.
Tudo bem, no álcool ele era mais "nervoso" mas não desenvolvia legal.
(É preciso mencionar que meu ELX estava em acompanhamento da fábrica por diversos problemas relacionados....então pode ser que não corresponda com demais impressões.)
- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1158
- Registrado em: Qua Jul 02, 2008 9:00 pm
- Localização: Curitiba-PR
AndreBsB escreveu:Geralmente os carros ficam melhores com gasolina. Pelo menos é o que o pessoal fala. Punto 1.8, 1.4, Gol 1.6...
Era nesse ponto que eu queria chegar...
Alguém mais tem a mesma informação??
- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1158
- Registrado em: Qua Jul 02, 2008 9:00 pm
- Localização: Curitiba-PR
Ambos andam mais com alcool, mas ficam mais suaves, menos ruidosos, pegam mais facil e ficam mais lineares com gasolina.
Estou usando 10 reais de gasolina por tanque de alcool, foi a melhor equação consumo x desempenho x valor por Km, e funcionamento que achei.
[]
Sandro
Estou usando 10 reais de gasolina por tanque de alcool, foi a melhor equação consumo x desempenho x valor por Km, e funcionamento que achei.
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 968
- Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
- Localização: Curitiba-PR
motor que nasceu mono-combustivel que virou flex, é igual pato, não nada nem voa bem!
exemplo está o belíssimo motor do honda civic 1.8 16v vtec... onde alguém teve a "brilhante" idéia de adapta-lo a ser bi-combustivel.
fato é, o consumo aumentou, mas aumentou muitooooo
o motor era muito bem ajustado a gasolina, mesmo que sendo a brasileira com +-23% alcool, ele se dava bem...
com o aumento da taxa de compressão para o uso do alcool tbm, o ponto de ignição quando no uso da gasolina teve que ser muito adiantado... arruinando o consumo, nesse modelo flex...
se alguem quiser um bom NewCivic compre um usado powered by gasolina only!!!
já em nossos puntos, que possuem um ZIPPO no lugar do tanque de combustivel, com 100% de alcool ganho 250km de autonomia e resposta mais ásperas do motor...
por questões de preço/km rodado, aqui em curitiba não compensa o uso de gasolina na cidade, então coloco 5 litros de gasolina e o resto de alcool, é o melhor custo beneficio que consegui e uma facilidade ligeira na partida fria pela manha.
desculpe qq erro de português, vicios da inclusão digital!
abs.
exemplo está o belíssimo motor do honda civic 1.8 16v vtec... onde alguém teve a "brilhante" idéia de adapta-lo a ser bi-combustivel.
fato é, o consumo aumentou, mas aumentou muitooooo
o motor era muito bem ajustado a gasolina, mesmo que sendo a brasileira com +-23% alcool, ele se dava bem...
com o aumento da taxa de compressão para o uso do alcool tbm, o ponto de ignição quando no uso da gasolina teve que ser muito adiantado... arruinando o consumo, nesse modelo flex...
se alguem quiser um bom NewCivic compre um usado powered by gasolina only!!!
já em nossos puntos, que possuem um ZIPPO no lugar do tanque de combustivel, com 100% de alcool ganho 250km de autonomia e resposta mais ásperas do motor...
por questões de preço/km rodado, aqui em curitiba não compensa o uso de gasolina na cidade, então coloco 5 litros de gasolina e o resto de alcool, é o melhor custo beneficio que consegui e uma facilidade ligeira na partida fria pela manha.
desculpe qq erro de português, vicios da inclusão digital!
abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
- Mensagens: 3132
- Registrado em: Sex Mai 09, 2008 11:42 pm
- Localização: Curitiba-PR
viniat escreveu:já em nossos puntos, que possuem um ZIPPO no lugar do tanque de combustivel
Desculpa... mas tenho que rir...
AEaeuaehuuaeUEuaehuaeuaeuaehhaehu...
Me lembrou um fato hilário de um certo dia de fevereiro deste ano!

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes