Na moral, cheguei a comparar o Focus com o Punto, e apesar de ser de um segmento "acima", achei que o custo-benefício não compensa.
O motor na verdade é inferior (109/ 115cv contra 115/ 117cv do Punto 1.6), não vi deferenças em relação à qualidade do acabamento, os "mimos" são mais ou menos a mesma coisa, vai da preferência, porém achei os do Punto mais a minha cara (logo push, filete de led no painel e maçanetas, posição de dirigir, etc....) Os melhores mimos que encontrei no Focus eram opcionais, o 1.6 básico não sai muito completo pelo preço que cobram, ao meu ver.
O visual é questão de gosto, mas nem pensei nisso, já que ambos são lindos. E as mesmas impressões que tive do Focus, tive do 308 (1.6 básico), mas esse sim achei que tinha acabamento e motor (115/122cv) superiores. O problema é manutenção, revenda e assistência famosas por serem caras e ruins (nunca comprovei por mim mesmo, nunca tive carros da marca).
Minha conclusão foi a seguinte: o Focus realmente tem espaço superior, a maioria o acha mais "carro" que o Punto, a estabilidade é famosa (mas a do punto tb é... Não sei qual é melhor, pois não tenho dados quantitativos sobre isso, ou seja: só sei do disse-me-disse), é uma delícia de dirigir, conjunto mecânico muito bom, MAS nada tão superior ao punto pra justificar o preço mais alto. Venceria se fosse o mesmo preço, mas com o valor que pagaria num Focus 1.6 "pelado", levei um Punto Sporting (que já vem bem completo mesmo sem opcionais) acrescentando teto solar e alarme.
Claro que o Punto é melhor para solteiros, ou casais sem filhos, pois não é espaçoso e seu porta-malas é bem pequeno, mas raramente ando com pessoas no banco de trás, nem preciso de vidros elétricos na traseira, pois eles pegariam ferrugem pelo desuso, hehehehe!
Costumo escrever muito, mas espero ter ajudado um pouco.
