Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

Mensagempor Marcão_Abarth em Sex Mai 23, 2014 10:30

mrdebien escreveu:Uma hipótese é o trânsito muito parado, arranca e para, com o câmbio no modo drive. Já vi acontecer num VW Gol. Quanto a temperatura volta ao normal, a mensagem some.

Uma alternativa de solução é colocar em neutro, nas paradas mais longas.

Pessoal, entendo pouco do funcionamento do dualogic, mas uma pergunta: Vocês não colocam em Neutro quando param no sinal, ou no pára-e-anda em congestionamento ??

Porque é como se você ficasse com a embreagem acionada...em carros manuais, eventualmente a gente coloca em ponto morto e re-engata a primeira quando o trânsito volta à andar.

Eu sei que em câmbios automáticos com conversor de torque, se pede que para paradas maiores de 1min, o câmbio fique em Neutro para não desgastar o sistema..

Talvez seja interessante utilizar desta forma para evitar o desgaste da embreagem e/ou o aquecimento da mesma...mas é só uma sugestão...como não conheço, posso estar falando besteira :roll:

Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Nome: Marcos Paulo
Punto: Sporting 1.8 16V
Cor: Cinza Cromo

Mensagempor adeitos em Sex Mai 23, 2014 15:35

Fluído pra refrigerar embreagem??

A embreagem do Dualogic é igual a qualquer carro manual, se deu alerta de temperatura é porque está sendo feito mal uso ou a condição em que o carro está exposto causa um super aquecimento.

Possíveis cenários:

- Transito pesado arranca e para constante
- Segurar o carro parado numa ladeira na embreagem (não pisar no freio e ficar acelerando)
Imagem
adeitos
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Punto: Linea 1.9
Cor: Preto Vulcano
Apelido do Punto: Linea 1.8 E-torq Abs

Mensagempor ailcampos em Sáb Mai 24, 2014 13:06

Marcão_Abarth escreveu:
mrdebien escreveu:Uma hipótese é o trânsito muito parado, arranca e para, com o câmbio no modo drive. Já vi acontecer num VW Gol. Quanto a temperatura volta ao normal, a mensagem some.

Uma alternativa de solução é colocar em neutro, nas paradas mais longas.

Pessoal, entendo pouco do funcionamento do dualogic, mas uma pergunta: Vocês não colocam em Neutro quando param no sinal, ou no pára-e-anda em congestionamento ??

Porque é como se você ficasse com a embreagem acionada...em carros manuais, eventualmente a gente coloca em ponto morto e re-engata a primeira quando o trânsito volta à andar.

Eu sei que em câmbios automáticos com conversor de torque, se pede que para paradas maiores de 1min, o câmbio fique em Neutro para não desgastar o sistema..

Talvez seja interessante utilizar desta forma para evitar o desgaste da embreagem e/ou o aquecimento da mesma...mas é só uma sugestão...como não conheço, posso estar falando besteira :roll:

Eu tinha a mesma duvida e perguntei na oficina da CC e o mecânico me disse que nao DL nao é necessário fazer isso em sinal como nos carros automaticos, mas por mania eu sempre coloco.
Eu ja tive essa mensagem uma unica vez, quando estava com o carro cheio e peguei 3 horas de engarrafamento.
ailcampos
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Arilson
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: Holandes

Mensagempor jpromero em Dom Mai 25, 2014 18:16

Em paradas mais longas eu coloco em N para não ficar forçando o platô (as molas) e o atuador hidráulico, porém não é isso que faz a temperatura da embreagem aumentar.

O que causa o excesso de temperatura é o anda-e-pára onde a embreagem fica "meio" acionada, é como em carro manual, ao arrancar em primeira marcha e soltar só um pouco o pedal da embreagem, o motor aumenta o giro e a embreagem patina de maneira controlada, arrancando sem causar trancos, porém repetir esse processo por mais de 15-20 minutos causa um aumento grande da temperatura do disco que no sistema Dualogic é sinalizado como "temperatura excedida na embreagem".
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: Joao Paulo
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor VLA em Seg Mai 26, 2014 08:10

o cambio volta para neutro no sequencial pela borboleta ou só pela alavanca mesmo?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Nome: Vinicius
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor jpromero em Seg Mai 26, 2014 13:26

VLA escreveu:o cambio volta para neutro no sequencial pela borboleta ou só pela alavanca mesmo?

Só na alavanca mesmo.
João Paulo

jpromero
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Mensagempor VLA em Seg Mai 26, 2014 15:51

humm... se voltasse pelas borboletas seria tranquilo...

mas ficar voltando na alavanca toda hora, num carro feito pra nao precisar trocar é meio chato heim.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Nome: Vinicius
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor jpromero em Seg Mai 26, 2014 16:01

VLA escreveu:humm... se voltasse pelas borboletas seria tranquilo...

mas ficar voltando na alavanca toda hora, num carro feito pra nao precisar trocar é meio chato heim.

Mas o carro volta sozinho ao N se ficar muito tempo engatado sem se mover.
João Paulo

jpromero
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Mensagempor bld17 em Seg Mai 26, 2014 16:37

Hum , pelo o que estou lendo e interpretando o Dl funciona desta maneira se vc segurar no freio por exemplo em um cruzamento ele estará acionando a embreagem pois assim que vc soltar o freio e acelerar o câmbio acoplara uma marcha , posso estar errado mais ele sempre estará " fazendo controle de embreagem em diversas situações em que em um câmbio mecânico o usuário poderia jogar em neutro". Agora uma pergunta nunca dirigi um DL , por exemplo para que ele efetue as trocas de marcha vc tem que dar umas esticadas pq dirigi uma tr4 automática se vc não dar uma estica ela permanece na msm marcha e assim o consumo fica la nas alturas.
bld17
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Bruno
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: La Puntera

Mensagempor jpromero em Ter Mai 27, 2014 11:16

bld17 escreveu:Hum , pelo o que estou lendo e interpretando o Dl funciona desta maneira se vc segurar no freio por exemplo em um cruzamento ele estará acionando a embreagem pois assim que vc soltar o freio e acelerar o câmbio acoplara uma marcha , posso estar errado mais ele sempre estará " fazendo controle de embreagem em diversas situações em que em um câmbio mecânico o usuário poderia jogar em neutro". Agora uma pergunta nunca dirigi um DL , por exemplo para que ele efetue as trocas de marcha vc tem que dar umas esticadas pq dirigi uma tr4 automática se vc não dar uma estica ela permanece na msm marcha e assim o consumo fica la nas alturas.

Sim, o Dualogic funciona da mesma forma. Se acelerar pouco em 1a marcha ele não muda para 2a marcha e assim por diante.
João Paulo

jpromero
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo

Voltar para Dúvidas