Baixando óleo lubrificante
Baixando óleo lubrificante
Tenho um punto 2012/2013, fiz a revisão de 15.000 km. Constatei que a entre uma troca de óleo e outra o punto consome um litro de óleo no motor. O pessoal da fiat disse que é normal. Gostaria de saber se esse problema acontece com mais alguém.
É o meu primeiro punto, gostei muito do carro, mas estou chateado com essa situação. Alguém pode me ajudar?
É o meu primeiro punto, gostei muito do carro, mas estou chateado com essa situação. Alguém pode me ajudar?
- Piloto de Atari
Re: Baixando óleo lubrificante
Tá até no manual essa baixa de nível. Página D-10. Lá está descrito como para consumo do próprio carro (e não sumindo, baixando, queimando) O meu com 8000 nem sujava mais a vareta. Desesperei e comprei um litro do indicado (semi sintético Selênia 15-40w), completei como manda o manual e ficou normal. Detalhe: no manual diz para verificar nível com motor quente até 10 min depois de desligá-lo. Até hoje não levei prá revisão dos 7500 (hoje tá em 8700) mas o pessoal da cc disse que não tem problema, só não deixar chegar nos 15000. Claro que levarei antes, problema é ficar sem o carro já que preciso dele o tempo todo.
Rodrigo-Atractive 2013 Blue Me
- Piloto de Autorama
Rodrigo Momesso escreveu:Tá até no manual essa baixa de nível. Página D-10. Lá está descrito como para consumo do próprio carro (e não sumindo, baixando, queimando) O meu com 8000 nem sujava mais a vareta. Desesperei e comprei um litro do indicado (semi sintético Selênia 15-40w), completei como manda o manual e ficou normal. Detalhe: no manual diz para verificar nível com motor quente até 10 min depois de desligá-lo. Até hoje não levei prá revisão dos 7500 (hoje tá em 8700) mas o pessoal da cc disse que não tem problema, só não deixar chegar nos 15000. Claro que levarei antes, problema é ficar sem o carro já que preciso dele o tempo todo.
Quanto ao consumo, em principio, ta dentro do considerado normal pela Fiat. Com certeza alguns vão dizer "o meu não baixa nada", mas é esperado sim essa baixa. Sinceramente, não sei porque, sendo considerado normal, uns baixam e outros não.
Quanto a revisão, não sei se vale a mesma regra do Linea, mas é previsto uma diferença de apenas 1000Km, para mais ou para menos, no intervalo de revisão.

- Piloto de Autorama
É 1000km de tolerância mesmo Adeitos! O que quiz dizer é que essa revisão vai ser feita no famoso "jeitinho brasileiro" já que a cidade aqui é pequena e somos todos "cumpadres" ainda! 

Rodrigo-Atractive 2013 Blue Me
- Piloto de Autorama
Pessoal,
Confesso que fui negligente: olhava todos os fluidos do carro, mas somente fui verificar a vareta do óleo do motor aos 4000 km. Levei um susto para não repetir o erro e para aprender mais detalhes.
Como estava viajando, o susto foi maior ainda. Esperei uns 15 minutos depois de abastecer, mas apenas a ponta da vareta tinha marca de óleo. Por sorte, o posto tinha o Selênia Perform 5w30 SM e coube um litro.
Completei os 5000 km rodados e apesar de 70% ter sido em estradas, optei por fazer a troca do óleo. O manual agora exige revisões a cada 10000 km. Troca de óleo com uso severo a cada 5000 km. Modelo do carro é blackmotion 13/14.
O motor não tem nenhum vazamento. O escapamento está sequinho. A performance e consumo de combustível não mudaram em nenhum momento, assim como temperatura e pressão do óleo sempre estiveram normais.
Para não arriscar minha garantia, troquei o óleo na ccs. Paguei exorbitantes $238,00 por 5 litros de óleo mais o filtro mais o serviço (coloquei apenas os 4,3 litros indicados pelo manual e guardei os 0,7 litros restantes junto com o estepe).
Fica o registro então. Se o carro saiu da ccs com o nível correto de óleo (o que não confirmei... vergonha
), então o motor consumiu 250 ml de óleo a cada 1000 km. Nas viagens raramente passava dos 5500 giros, usei mais álcool, mas confesso que o ritmo de voo foi de 120 a 200 km/h.
Se alguém tiver registros semelhantes de motor e-torq 1.8 agradeceria se compartilhasse.
Em princípio está tudo bem com o motor e o consumo de óleo dentro do previsto.
Outra coisa: gostaria de saber se alguém se habilita a registrar que seu uso do carro não é severo e que a troca do óleo pode ser feita apenas junto com as revisões.
Abraços!
Confesso que fui negligente: olhava todos os fluidos do carro, mas somente fui verificar a vareta do óleo do motor aos 4000 km. Levei um susto para não repetir o erro e para aprender mais detalhes.
Como estava viajando, o susto foi maior ainda. Esperei uns 15 minutos depois de abastecer, mas apenas a ponta da vareta tinha marca de óleo. Por sorte, o posto tinha o Selênia Perform 5w30 SM e coube um litro.
Completei os 5000 km rodados e apesar de 70% ter sido em estradas, optei por fazer a troca do óleo. O manual agora exige revisões a cada 10000 km. Troca de óleo com uso severo a cada 5000 km. Modelo do carro é blackmotion 13/14.
O motor não tem nenhum vazamento. O escapamento está sequinho. A performance e consumo de combustível não mudaram em nenhum momento, assim como temperatura e pressão do óleo sempre estiveram normais.
Para não arriscar minha garantia, troquei o óleo na ccs. Paguei exorbitantes $238,00 por 5 litros de óleo mais o filtro mais o serviço (coloquei apenas os 4,3 litros indicados pelo manual e guardei os 0,7 litros restantes junto com o estepe).
Fica o registro então. Se o carro saiu da ccs com o nível correto de óleo (o que não confirmei... vergonha

Se alguém tiver registros semelhantes de motor e-torq 1.8 agradeceria se compartilhasse.
Em princípio está tudo bem com o motor e o consumo de óleo dentro do previsto.

Outra coisa: gostaria de saber se alguém se habilita a registrar que seu uso do carro não é severo e que a troca do óleo pode ser feita apenas junto com as revisões.
Abraços!
- Piloto de Atari
O consumo de óleo no motor novo é um pouco maior sim, no caso do Siena não tive que completar quando troquei com 7500 km (6 meses), estava ainda próximo do máximo.
Como a Fiat mudou as revisões para 10 mil km, a troca de óleo deve ser feita ainda com 7500 km para uso severo ou baixaram para 5000 em uso severo? Que porcaria! 15 mil km e 7500 km de uso severo me parecia perfeito!
Como a Fiat mudou as revisões para 10 mil km, a troca de óleo deve ser feita ainda com 7500 km para uso severo ou baixaram para 5000 em uso severo? Que porcaria! 15 mil km e 7500 km de uso severo me parecia perfeito!
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Pessoal,
Depois de trocar o óleo aos 5 mil km, passei a verificar o nível a cada abastecimento.
Primeiro registro é que os 4,3 litros não "molham" todo o aquele segmento "prensado" da vareta do óleo. Existe uma linha com a marca de Max escrita e o nível após a troca fica ali.
Como manda o manual, as medições são feitas com o motor quente após uns 10 minutos desligado.
E a cada 1000 km o meu blackmotion consome uns 50 ml de óleo. Tudo certo com o motor e compatível com as tecnologias de lubrificação utilizadas...
Abraços.
Depois de trocar o óleo aos 5 mil km, passei a verificar o nível a cada abastecimento.
Primeiro registro é que os 4,3 litros não "molham" todo o aquele segmento "prensado" da vareta do óleo. Existe uma linha com a marca de Max escrita e o nível após a troca fica ali.
Como manda o manual, as medições são feitas com o motor quente após uns 10 minutos desligado.
E a cada 1000 km o meu blackmotion consome uns 50 ml de óleo. Tudo certo com o motor e compatível com as tecnologias de lubrificação utilizadas...
Abraços.
- Piloto de Atari
mrdebien escreveu:Pessoal,
Abraços.
Como é que faz para medir esses 50 ml de óleo a cada 1000 KM...
Caraca... só marcando a vareta com paquímetro....
- Piloto de Autorama
Meu 1.8 está com 4.700 kms e não baixou nada até agora. Apesar de todos os manuais considerarem normal esse consumo de oleo, eu nunca tive um carro que tivesse um consumo de oleo que desse pra perceber entre uma troca e outra. O oleo sempre fica escurecido, o que é normal devido aos detergentes limpando o motor.
- Piloto de Atari
O meu sempre tenho que completar antes da próxima troca, e isto acontece próximo aos 5.000 km rodados. Vai cerca de 800 mL pra completar. A primeira vez tomei um baita de um susto quando percebi que o óleo estava abaixo da vareta, mas depois percebi que teria que completar sempre, e sim, isto é normal. Isto que faço as trocas sempre a cada 7.500 km. Para completar vou direto na CC e eles não me cobram nada por isso (mesmo porque eu sempre deixo pra eles o 4º frasco que fica mais de meio litro na hora da troca).
- Piloto de Atari