Pessoal,
Confesso que fui negligente: olhava todos os fluidos do carro, mas somente fui verificar a vareta do óleo do motor aos 4000 km. Levei um susto para não repetir o erro e para aprender mais detalhes.
Como estava viajando, o susto foi maior ainda. Esperei uns 15 minutos depois de abastecer, mas apenas a ponta da vareta tinha marca de óleo. Por sorte, o posto tinha o Selênia Perform 5w30 SM e coube um litro.
Completei os 5000 km rodados e apesar de 70% ter sido em estradas, optei por fazer a troca do óleo. O manual agora exige revisões a cada 10000 km. Troca de óleo com uso severo a cada 5000 km. Modelo do carro é blackmotion 13/14.
O motor não tem nenhum vazamento. O escapamento está sequinho. A performance e consumo de combustível não mudaram em nenhum momento, assim como temperatura e pressão do óleo sempre estiveram normais.
Para não arriscar minha garantia, troquei o óleo na ccs. Paguei exorbitantes $238,00 por 5 litros de óleo mais o filtro mais o serviço (coloquei apenas os 4,3 litros indicados pelo manual e guardei os 0,7 litros restantes junto com o estepe).
Fica o registro então. Se o carro saiu da ccs com o nível correto de óleo (o que não confirmei... vergonha

), então o motor consumiu 250 ml de óleo a cada 1000 km. Nas viagens raramente passava dos 5500 giros, usei mais álcool, mas confesso que o ritmo de voo foi de 120 a 200 km/h.
Se alguém tiver registros semelhantes de motor e-torq 1.8 agradeceria se compartilhasse.
Em princípio está tudo bem com o motor e o consumo de óleo dentro do previsto.
Outra coisa: gostaria de saber se alguém se habilita a registrar que seu uso do carro não é severo e que a troca do óleo pode ser feita apenas junto com as revisões.
Abraços!