Pressão no reservatório do radiador com o carro frio

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Pressão no reservatório do radiador com o carro frio

por mrcandido » Ter Set 24, 2013 7:55 pm

Olá pessoal, gostaria de pedir a ajuda de vocês com um problema que está ocorrendo com o meu punto HLX 1.8

Recentemente houve um problema de vazamento no radiador, eu levei o carro no mecânico e eles recondicionaram o radiador, ficou tudo ok, exceto por um detalhe, depois de andar vários dias com o carro eu percebo que vai juntando pressão no reservatório de água do radiador, fazendo parecer que o nível de água está acima do máximo.

O mais estranho é que se eu abro o capo com o carro quente o nível está normal, mas depois com o carro frio fica esta pressão, já chegou a juntar tanta pressão que eu abri a tampa do reservatório (de manhã com o carro totalmente frio) e vazou bastante água.

Eu levei o carro de volta no mecânico e disseram que podia ser a tampa, trocaram a tampa mas o problema continua. Passei de lá hoje e disseram que então pode ser problema na junta do cabeçote mas eu não estou acreditando muito nisso pois a água não parece baixar, não percebi água saindo pelo escapamento e nem água no óleo do motor.

Alguém já teve um problema semelhante? Eu encontrei em outros fóruns o pessoal dizendo que pode ser problema com o aditivo do radiador ou mesmo por terem usado água de torneira quando fizeram a troca, será que procede?

Eu estou pensando em levar em um lugar especializado em radiador pra fazer a troca por água desmineralizada e pelo aditivo original (Paraflu Up eu acho), será que vale a pena fazer este teste?

Qualquer ajuda será muito bem vinda!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Pressão no reservatório do radiador com o carro frio

por shadowcps » Ter Set 24, 2013 8:09 pm

interessante que ninguém aonde levou o carro parece ter investigado o estado da válvula termostática, vulgo "cebolão", que se travou por sujeira / ferrugem na posição fechada impede o fluxo de água quente para o radiador, resfriando-a e, se travada na posição aberta, deixa a água circulando direto pelo sistema. Como fica o indicador de temperatura no painel ? O sistema em perfeitas condições pressuriza, empurrando a água para o reservatório de expansão e ao abaixar a temperatura, faz com que a água flua de volta para o radiador... Procure alguém com mais competência e peça para dar uma olhada no "cebolão", que geralmente fica na entrada da mangueira inferior do radiador.

Caso não conheça, a peça é algo parecido com essa : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0-1741-_JM
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por mrcandido » Ter Set 24, 2013 9:06 pm

Oi Shadow, obrigado pelas dicas! O mecânico testou a válvula termostática na primeira vez em que eu fui lá, o carro ficou ligado até atingir a temperatura normal de funcionamento e ativar a ventoinha e a água circulou normalmente, ele me disse q se fosse a válvula a água ia ficar parada e o carro ia ferver.

Eu tenho sempre observado o indicador de temperatura e ele sobe até o meio e de lá não passa, a ventoinha liga normalmente, depois desliga, passa um tempo e liga novamente... parece tudo normal mesmo, exceto por esta pressão que vai acumulando.

Hoje, depois de uns 5 dias andando com o carro sem mexer no reservatório, eu abri a tampa e não chegou a vazar água, mas escapou bastante pressão.

O mais estranho é que estou com este carro deste os 15 mil km e nunca deu este problema, começou a acontecer isso depois da troca da água e do aditivo. Das outras vezes que eu fiz a limpeza do radiador sempre foi na CC, desta vez eu fiz no mecânico e não sei a marca do aditivo que ele usou mas acredito que ele tenha usado água da torneira, pois ele disse q eu posso usar água da torneira pra completar caso eu note que a água está baixando.

Obrigado mais uma vez!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Ter Set 24, 2013 9:18 pm

Michel, se a valvula foi verificada beleza agora sobre esse lance de colocar água de torneira sinceramente ? sempre fiz isso e nunca deu nada, mas tbem sempre usei aditivo. existe sim restrição quanto a água mas para a bateria, que além de destilada deve ser desmineralizada. Outra dúvida: foi feita a limpeza de todo o sistema incluindo o bloco (canais internos) e a bomba ? A pressurização é normal, tanto que costuma ter uma etiqueta amarela, quando o carro é novo, para que não se retire a válvula sob risco de queimadura. Sei lá mas se a temperatura está normal parece que tudo funciona direito incluindo as tampas que retém a pressão e como voce parece preocupado procure sim algum local que trabalhe com radiadores e pega uma opinião deles sobre isso, a água e o aditivo...

Moderador
Moderador

por mrcandido » Qua Set 25, 2013 3:29 am

Oi Shadow, obrigado mais uma vez pelas informações. É bom saber que a água da torneira não dá nada, meu próximo suspeito então é o aditivo, foi colocado aditivo na água mas acredito que tenha sido algum aditivo genérico pois eu lembro pelo valor da nota q foi bei barato...

Quanto à pressão, o que me preocupa é que ela aparece com o carro frio, tipo.. eu usei o carro hoje, se amanhã cedo e for lá e abrir a tampa do reservatorio antes de ligar o carro, com ele totalmente frio, vai sair pressão... se eu usar o carro a semana toda e no final de semana for lá e abrir a tampa com o carro totalmente frio, é bem provável que tenha bastante pressão acumulada, a ponto de vazar água....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Qua Set 25, 2013 6:18 am

então é o respiro / válvula interna da tampa que está ruim, não aliviando direito. eles tocaram a tampa do radiador e a do reservatório de expansão ? tá com jeitão de ser uma delas, embora diagnóstico a distância seja difícil...

Moderador
Moderador

por mrcandido » Qua Set 25, 2013 9:51 am

então, a do reservatório foi trocada sim, tem outra tampa / válvula no radiador? eu nem sabia que tinha, esta com certeza não foi trocada... você saberia me dizer mais ou menos onde fica esta peça? Vou ver pra comprar e fazer a troca para testar

Obrigado mais uma vez!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Qua Set 25, 2013 10:21 am

Já me falaram sobre essa questão da junta do cabeçote. Na hora achei estranho mas faz sentido sim. Se tudo já foi verificado e não há mais onde procurar, é pra se pensar a respeito.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por adeitos » Qua Set 25, 2013 11:13 am

shadowcps escreveu:interessante que ninguém aonde levou o carro parece ter investigado o estado da válvula termostática, vulgo "cebolão", que se travou por sujeira / ferrugem na posição fechada impede o fluxo de água quente para o radiador, resfriando-a e, se travada na posição aberta, deixa a água circulando direto pelo sistema. Como fica o indicador de temperatura no painel ? O sistema em perfeitas condições pressuriza, empurrando a água para o reservatório de expansão e ao abaixar a temperatura, faz com que a água flua de volta para o radiador... Procure alguém com mais competência e peça para dar uma olhada no "cebolão", que geralmente fica na entrada da mangueira inferior do radiador.

Caso não conheça, a peça é algo parecido com essa : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0-1741-_JM

Só pra ratificar. O "vulgo cebolão" não é a valvula termostática não. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! :-D

Cebolão, é nome que alguns utlizam fazendo referencia ao sensor que lê a temperatura do liquido e aciona a ventoinha do motor. Nos carros atuais, esse tal sensor nem existe mais, pois quem envia o sinal para acionar a ventoinha, é a ECU.

Não é a pressão que "empurra" a água para o reservatório, é a própria circulação mesmo, ocasionada pela bomba, que faz com que o liquido circule. O que determina se a água vá ou não circular pelo radiador, é a termostática. O processo é bem o contrário. Quando frio, o liquido não circula pelo radiador. Quando aquecer até determinada temperatura, a termostática abre, fazendo com que o líquido circule pelo radiador a fim de resfriá-lo.

Voltando ao problema agora, pode até sim ser algum problema na junta do cabeçote, fazendo com que a compressão do cilindro vase e vá parar no circuito de arrefecimento. Porém, se isso ocorrer, a tampa tem que aliviar essa pressão do sistema.

Já vi tampas de reservatório novas virem com esse problema. Sugiro ir até um mecanico e usar a ferramenta própria para teste de tampas.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Qua Set 25, 2013 1:16 pm

isso, grato pela ajuda. tentei dar uma idéia aproximada e acabei me perdendo, sem contar a misturada entre carro atual e antigos, mas é coisa da idade kkkkk :roll: :roll: :roll:

Moderador
Moderador

Próximo