willianam escreveu:E ai galera tudo bom sou novo no fórum na realidade so entrei para xeretar mais sobre o punto sou dono de um Honda Civic 2001 um belo de um carro 1.7 completo bancos de couro e tudo estou vendendo ele para dar de lance num consorcio de 40 mil estou muito interessado no punto principalmente no tjet 2010 gostaria de saber se alguém puder me ajudar sobre a manutenção dele se é muito cara se da muito problema se entre ele é um new Civic 2008 qual vcs escolheriam sobre consumo dele se alguém puder ajudar agradeço
Bem vindo ao clube, Willian!
Caro, espero poder te ajudar um pouco... tenho um Punto T-Jet 2013, que comprei zero, e uso um Civic LXL 2013 da empresa, que peguei zero também. Antes dele, tive um Civic meu mesmo (LXS 2007) e outro da empresa (EXS 2010), ambos da geração 8 ("New Civic"), que é o que você está considerando comprar.
Como costumo dizer, a escolha do carro vai depender das suas prioridades, ainda mais dois carros tão diferentes quanto o Civic e o Punto T-Jet. O Honda é um carro mais bem construído, mais durável, com menor custo de manutenção, e mais espaçoso. O Fiat anda mais, é mais gostoso de dirigir (sobretudo na estrada) e tem alguns detalhes bacanas, como skydome, blue&me, rodas 17, etc.
Para ter um carro só, o Civic é mais polivalente. Mas se você não precisa de espaço no banco traseiro e nem no porta malas, e abre mão do câmbio automático, o Punto atende muito bem, inclusive no dia a dia.
O meu T-Jet ainda está muito pouco rodado (5.500 km), não me deu nenhum problema grave (só besteirinhas que vieram de fábrica, todas resolvidas na garantia), mas não costuma apresentar defeitos crônicos - o maior cuidado que você deve ter ao comprar um usado é com o câmbio (se o dono anterior confundia todos os semáforos com grids de largada, ele pode estar judiado) e, claro, se a manutenção foi feita em dia (troca de óleo, filtros, etc). Ele gasta a mesma coisa que o Civic na cidade (8,5 a 9 km/l de gasolina, em São Paulo), mas o Civic é um pouco mais econômico na estrada (a 120 km/h de média, o T-Jet faz de 13,5 a 14 km/l, o Civic faz de 14 a 14,5 km/l). Não é pelo consumo que você vai se decidir, portanto...
Apesar do Civic andar bem, não se compara ao T-Jet. A aceleração dele é boa, sem ser excepcional, mas as retomadas em estrada são espetaculares, muito rápidas mesmo, nenhum carro aspirado 1.8 ou 2.0 chega nem perto (exceção honrosa feita, claro, ao Civic Si). Ah, faz uma cotação de seguro antes de decidir - isso sim pode ser bem mais caro no T-Jet!
A favor do Civic, tem a manutenção mais barata e a confiabilidade dos carros da Honda, que não se compara à da Fiat. Na minha família, entre diferentes gerações de Civic, Fit e CRV, já foram quase 20 carros da montadora, ABSOLUTAMENTE nenhum problema com nenhum deles. Espantoso.
Mas, no fim desse bla bla bla todo, tem que considerar ainda o aspecto emocional. Acho o Civic MUITO mais carro, racionalmente falando, mas tenho MUITO mais paixão, tesão mesmo, pelo T-Jet.

Questão de gosto, e isso não se discute.
Dá uma volta com os dois, e veja qual deles vai dar aquele gostinho de “quero mais”, aquela vontade de dar uma olhadinha pra trás depois de estacionar (apenas para apreciar), e qual dos dois vai te fazer pegar o caminho mais longo na volta do trabalho, apenas para curtir mais o carango – e escolha este.
Seja qual for o escolhido, são dois excelentes carros, vai estar bem servido de um jeito ou de outro.
Abraços!