Qual punto comprar? 1.4 Fire ou 1.8 HLX

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Qual punto comprar? 1.4 Fire ou 1.8 HLX

por luizgoiana » Qui Jun 05, 2014 8:36 pm

Galera, seguinte
Vou comprar um carro usado e queria fugir do básico, por isto estou entre o punto e um citroen c3 automático com teto solar de um amigo.
Estou indo pelo punto. Mesmo o c3 sendo mais carro no quesito motor, acabamento e itens de serie estou inclinado a pegar o punto pela facilidade de manutenção se comparado ao c3 (não que a mecânica do c3 seja ruim, mas os franceses são meio arrogantes ao não divulgar manuais de manutenção, esquemas, etc), isto sem falam que o punto (mesmo sem teto solar) é bem mais bonito.

Dai vem a dúvida, pego um 1.4 ou um 1.8 com o velho motor da GM?
Mesmo rodando na cidade não devo pegar trânsito devido a morar no interior, pretendo usar o carro em algumas viagens curtinhas, não vou rodar muito.
Queria saber se a diferença de consumo e manutenão é muito grande, frequentemente deverei usar o carro na cidade de Juiz de Fora que é um pouco montanhosa.
Não quero carro para correr, vou andar ralando o pé, estou tendendo para o lado do 1.4 mas se a diferença de consumo e manutenção for pequena eu vou de 1.8 por ser mais completo (é fácil achar um 1.8 com ar digital e couro por exemplo).
E ai? O que me aconselham?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Qual punto comprar? 1.4 Fire ou 1.8 HLX

por jpromero » Seg Jun 09, 2014 9:45 am

Apesar de eu gostar bastante do motor 1.4 o 1.8 vai te atender melhor pelo maior torque em baixas rotações. Sabendo andar com ele é relativamente econômico. Se andar pisando tudo ai sim é que gasta horrores.

A grande vantagem do HLX 1.8 é o acabamento como você citou, com ar digital e couro, a maioria dessas versões completas incluem o air-bag e freios abs, o que aumenta a segurança.

O 1.4 tem a vantagem do menor consumo urbano para uso normal e só.

Cuidado na compra do 1.8 que ele tem um defeito crônico do corpo de borboleta motorizado. Se notar perda de aceleração ou trancos ao andar acelerando levemente vai ter que trocar essa peça.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por luizgoiana » Seg Jun 09, 2014 4:15 pm

qual o custo de reparar o tal problema cronico? Aparentemente e de facil subistituiçao (se for igual a do astra)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Jun 09, 2014 9:14 pm

luizgoiana escreveu:qual o custo de reparar o tal problema cronico? Aparentemente e de facil subistituiçao (se for igual a do astra)

Custa R$ 400,00 no Mercado Livre. Deve ser simples e fácil de substituir como no Stilo/Corsa, do Astra nunca ouvi falar de problemas pois usa o motor Família II e é outra peça.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Thiagow_RJ » Sex Jun 13, 2014 11:22 am

Quando comprei tive a mesma dúvida e deixei me levar pelo fator consumo e comprei o 1.4, me arrependo até o hoje, acho o motor subdimensionado para o peso do carro, na cidade utilizando gasolina a média que faço é de 7.5KM/L.

Eu iria no 1.8 sem pensar duas vezes, quanto ao problema cronico no corpo de borboleta, amigo meu tem uma Montana 2007 1.8, acredito que seja o mesmo motor que equipa o Punto, teve esse problema e o custo da peça aqui no RJ foi cerca de R$290. O 1.4 também possui problemas "cronicos" como o Coxim do Motor que é muito comum estourar, o meu estourou com 25.000kms e a peça custou R$220,00.

Vai de 1.8 e seja feliz!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Diego Heringer » Sex Jun 13, 2014 11:50 am

Fala brother,

Também tive a mesma dúvida. E também compro o 1.4!
Comigo o consumo é bom, não tenho do que reclamar, cpm certeza o 1.8 iria beber mais no meu caso.
Lógico que as vezes falta uma forcinha no motor, mas tranquilo.
Mas com certeza, acho que um 1.8 com banco de couro, rodas e talvez até teto seria bem mais legal.
Nesse ponto dos acessórios eu me arrependo!
Piloto de Atari
Piloto de Atari