dúvidas sobre líquido de arrefecimento e água

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

dúvidas sobre líquido de arrefecimento e água

por karlmax » Qui Set 11, 2014 6:59 am

Olá amigos do forum.Tenho um Punto Essence 1.6 2011.Fiz a revisão dos 45.000km em abril de 2014. Desde então venho completando o recipiente de arrefecimento com água mineral. Não sei se devo colocar só agua ou se tenho que completar o líquido de arrefecimento toda vez que eu for completar o recipiente ou se só devo colocar o líquido de arrefecimento so na revisão
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: dúvidas sobre líquido de arrefecimento e água

por jpromero » Qui Set 11, 2014 8:40 am

karlmax escreveu:Olá amigos do forum.Tenho um Punto Essence 1.6 2011.Fiz a revisão dos 45.000km em abril de 2014. Desde então venho completando o recipiente de arrefecimento com água mineral. Não sei se devo colocar só agua ou se tenho que completar o líquido de arrefecimento toda vez que eu for completar o recipiente ou se só devo colocar o líquido de arrefecimento so na revisão

Não se deve usar água mineral nunca no sistema de arrefecimento. O correto é usar água desmineralizada e o aditivo orgânico na proporção de 50% para cada.

Se não tiver água desmineralizada pode usar a da torneira mesmo, mas a mineral contém minerais que são danosos aos componentes do arrefecimento.

No entanto, não deve ser necessário completar o nível do arrefecimento. Se está sendo necessário completar é porque o fluído está vazando. Se seu carro tiver motor E-Torq verifique o radiador que é um ponto comum de vazamento.

E claro, complete o fluído na proporção indicada sempre que o nível baixar da marca mínimo. Andar sem o fluído é prejudicial ao motor...
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VLA » Qui Set 11, 2014 8:53 am

vixe, faz a limpeza do sistema urgente... agua mineral no sistema jamais.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por karlmax » Qui Set 11, 2014 12:34 pm

jpromero escreveu:
karlmax escreveu:Olá amigos do forum.Tenho um Punto Essence 1.6 2011.Fiz a revisão dos 45.000km em abril de 2014. Desde então venho completando o recipiente de arrefecimento com água mineral. Não sei se devo colocar só agua ou se tenho que completar o líquido de arrefecimento toda vez que eu for completar o recipiente ou se só devo colocar o líquido de arrefecimento so na revisão

Não se deve usar água mineral nunca no sistema de arrefecimento. O correto é usar água desmineralizada e o aditivo orgânico na proporção de 50% para cada.

Se não tiver água desmineralizada pode usar a da torneira mesmo, mas a mineral contém minerais que são danosos aos componentes do arrefecimento.

Obrigado. Esclareceu a minha dúvida

No entanto, não deve ser necessário completar o nível do arrefecimento. Se está sendo necessário completar é porque o fluído está vazando. Se seu carro tiver motor E-Torq verifique o radiador que é um ponto comum de vazamento.

E claro, complete o fluído na proporção indicada sempre que o nível baixar da marca mínimo. Andar sem o fluído é prejudicial ao motor...
Piloto de Atari
Piloto de Atari