Oleo Punto Attractive 2013
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Oleo Punto Attractive 2013
Boa noite!
Possuo um Punto Attractive 1.4 2013, que esta com 45000 Km.
Vou efetuar a troca de Óleo, no manual diz para usar o 15W40, porém o site da FIAT (http://www.fiat.com.br/servicos/oleos-e-fluidos.html) informa para usar:
- 5W30 : Motores Fire 1.4 8V entre outros;
- 15W40 : Motores 1.4 8V EVO entre outros.
A ultima troca que efetuei na autorizada utilizou o 15W40.
A oficina que irei efetuar esta nova troca me informou que posso utilizar tanto o 5W30 bem como o 15W40. A diferença seria que o primeiro é sintetico, desta forma mais caro, porém sua duração é maior, 10.000 Km contra 7.000 Km do segundo, semi-sintetico, logo mais barato. Esta oficina, apesar de não ser autorizada é de muita confiança.
Pelas minhas contas, seria bem mais vantajoso optar pelo 5W30, levando em consideração tempo, filtros e mão de obra seria o melhor custo beneficio, mesmo seu preço sendo mais elevado.
Pelo exposto, estou com as seguintes duvidas:
- Meu carro tem motor Fire ou EVO?
- Se o motor não for EVO. Qual é o óleo correto: do manual (15W40) ou do site (5W30)?
- Se o motor for Fire, realmente o manual esta condizente com o site (15W40). Entretanto, mesmo assim, posso utilizar o 5W30?
Desde já agradeço,
Possuo um Punto Attractive 1.4 2013, que esta com 45000 Km.
Vou efetuar a troca de Óleo, no manual diz para usar o 15W40, porém o site da FIAT (http://www.fiat.com.br/servicos/oleos-e-fluidos.html) informa para usar:
- 5W30 : Motores Fire 1.4 8V entre outros;
- 15W40 : Motores 1.4 8V EVO entre outros.
A ultima troca que efetuei na autorizada utilizou o 15W40.
A oficina que irei efetuar esta nova troca me informou que posso utilizar tanto o 5W30 bem como o 15W40. A diferença seria que o primeiro é sintetico, desta forma mais caro, porém sua duração é maior, 10.000 Km contra 7.000 Km do segundo, semi-sintetico, logo mais barato. Esta oficina, apesar de não ser autorizada é de muita confiança.
Pelas minhas contas, seria bem mais vantajoso optar pelo 5W30, levando em consideração tempo, filtros e mão de obra seria o melhor custo beneficio, mesmo seu preço sendo mais elevado.
Pelo exposto, estou com as seguintes duvidas:
- Meu carro tem motor Fire ou EVO?
- Se o motor não for EVO. Qual é o óleo correto: do manual (15W40) ou do site (5W30)?
- Se o motor for Fire, realmente o manual esta condizente com o site (15W40). Entretanto, mesmo assim, posso utilizar o 5W30?
Desde já agradeço,

- Piloto de Atari
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qua Jun 12, 2013 8:12 pm
- Localização: Betim
Re: Oleo Punto Attractive 2013
Não tenho certeza de qual motor equipa o Punto 1.4 2013, acredito que seja o Fire Evo, então ele deve usar o óleo 15W40.
Outra coisa é que não é o lubrificante que determina o período da troca e sim o fabricante do motor, então obedeça o manual do proprietário que, com qualquer um desses lubrificantes, indica para trocar o óleo com 5000 km ou 6 meses para uso severo (uso predominante em cidade, trajetos curtos ou engarrafamentos) e 10000 km ou 1 ano para uso leve (uso em rodovias pavimentadas, velocidades constantes).
Outra coisa é que não é o lubrificante que determina o período da troca e sim o fabricante do motor, então obedeça o manual do proprietário que, com qualquer um desses lubrificantes, indica para trocar o óleo com 5000 km ou 6 meses para uso severo (uso predominante em cidade, trajetos curtos ou engarrafamentos) e 10000 km ou 1 ano para uso leve (uso em rodovias pavimentadas, velocidades constantes).
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
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Re: Oleo Punto Attractive 2013
Segundo o manual do Punto 2013 para o motor 1.4 aspirado deve ser usado o óleo 15W40 API (SL ou superior) semi-sintético.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Oleo Punto Attractive 2013
Senhores, muito obrigado pelos esclarecimentos.
Diante de tantas dúvidas e sabendo que a lubrificação é de extrema importância na conservação de qualquer equipamento mecânico, vou continuar com o óleo 15W40 indicado no manual e utilizado anteriormente pela autorizada. Eu li bastante a respeito e conclui que:
- As montadoras efetuam vários testes para especificar o óleo correto bem como o tempo de troca;
- Diferentemente do que se pensa, utilizar um óleo mais fino pode prejudicar a lubrificação pois a camada de óleo entre os componentes móveis e fixos seriam menor que aquela "ideal" do óleo selecionado a partir dos testes da montadora;
- Cada motor possui caracteristicas diferentes de funcionamento, principalmente quando ao calor dissipado. Desta forma, não é prudente mudar o óleo e especificar um período maior de substituição.
Ate mais...
Diante de tantas dúvidas e sabendo que a lubrificação é de extrema importância na conservação de qualquer equipamento mecânico, vou continuar com o óleo 15W40 indicado no manual e utilizado anteriormente pela autorizada. Eu li bastante a respeito e conclui que:
- As montadoras efetuam vários testes para especificar o óleo correto bem como o tempo de troca;
- Diferentemente do que se pensa, utilizar um óleo mais fino pode prejudicar a lubrificação pois a camada de óleo entre os componentes móveis e fixos seriam menor que aquela "ideal" do óleo selecionado a partir dos testes da montadora;
- Cada motor possui caracteristicas diferentes de funcionamento, principalmente quando ao calor dissipado. Desta forma, não é prudente mudar o óleo e especificar um período maior de substituição.
Ate mais...
- Piloto de Atari
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qua Jun 12, 2013 8:12 pm
- Localização: Betim
Re: Oleo Punto Attractive 2013
Na verdade, acho maior o acordo comercial entre montadora x marca do óleo que propriamente oferecer algo realmente bom pros motores. Não estou falando que óleo seja ruim, porém há no mercado óleos superiores que oferecem características melhores que os "recomendados".
No caso dos T-jet, porque utilizam o mesmo óleo que o Idea, Stilo e outros? Um motor turboalimentado que trabalha facilmente a 100ºC em uso esportivo utilizando óleo Semi-sintético que nada mais é que óleo mineral com aditivos sintéticos. O ideal é óleo 100% sintético pra esse motor.
Eu pelo menos já não uso mais o 15w40 Performer, comecei a usar o Motul 8100 X-cess 5w40, custa caro, mas o benefício de ter um óleo com características superiores que o "recomendado", na minha opinião, compensa.
No caso dos T-jet, porque utilizam o mesmo óleo que o Idea, Stilo e outros? Um motor turboalimentado que trabalha facilmente a 100ºC em uso esportivo utilizando óleo Semi-sintético que nada mais é que óleo mineral com aditivos sintéticos. O ideal é óleo 100% sintético pra esse motor.
Eu pelo menos já não uso mais o 15w40 Performer, comecei a usar o Motul 8100 X-cess 5w40, custa caro, mas o benefício de ter um óleo com características superiores que o "recomendado", na minha opinião, compensa.
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