Carro "ratiando"

Olá, colegas de Fórum!!
Venho aqui pedir uma ajuda dos colegas. Bem, meu carro tem atualmente 15.000km, sendo um 2014/2015. Há um tempo percebi que o meu T-jet ao subir giro, passando pelos 3000rpm, ele "rateia" um pouco. É como se ele ficasse preso e depois "soltasse" de uma vez. Se assemelha como se ele tivesse sem combustível e depois chegasse com tudo. Observei também que NÃO há queda na pressão da turbina.Parece que falta combustível... Suspeitei da TBI, mas revendo os tópicos a respeito, sempre que ocorre um problema na TBI a luz da injeção acende, o que não é o meu caso.
Percebi também que se começar a fazer uma arrancada brusca, subindo o giro, como em uma arrancada, não dá para perceber essa queda no rendimento. Com isso em mente fiquei observando o carro. Hoje, fui fazer um teste parado para ver se o problema ocorria com o carro parado. Fui acelerando devagar, e ao passar pelos 300orpm não aconteceu nada. Ocorre que fui subindo o giro para ver até onde seria o corte e percebi que o máximo de giro que ele atingiu foi de 5800rpm. Achei estranho o carro não chegar nem a 6000rpm. Será que isso é normal? Será que ele não girar mais de 5800rpm com o carro parado se deve ao fato que os sensores percebem que as rodas traseiras estão paradas. Vale ressaltar que quando acelerei até os 5800rpm o carro não cortou o giro, apenas estabilizou alí mesmo eu apertando o pé até o fim do curso do acelerador.
Peço a opinião de todos os colegas daqui.
Desde já, agradeço a atenção.
Venho aqui pedir uma ajuda dos colegas. Bem, meu carro tem atualmente 15.000km, sendo um 2014/2015. Há um tempo percebi que o meu T-jet ao subir giro, passando pelos 3000rpm, ele "rateia" um pouco. É como se ele ficasse preso e depois "soltasse" de uma vez. Se assemelha como se ele tivesse sem combustível e depois chegasse com tudo. Observei também que NÃO há queda na pressão da turbina.Parece que falta combustível... Suspeitei da TBI, mas revendo os tópicos a respeito, sempre que ocorre um problema na TBI a luz da injeção acende, o que não é o meu caso.
Percebi também que se começar a fazer uma arrancada brusca, subindo o giro, como em uma arrancada, não dá para perceber essa queda no rendimento. Com isso em mente fiquei observando o carro. Hoje, fui fazer um teste parado para ver se o problema ocorria com o carro parado. Fui acelerando devagar, e ao passar pelos 300orpm não aconteceu nada. Ocorre que fui subindo o giro para ver até onde seria o corte e percebi que o máximo de giro que ele atingiu foi de 5800rpm. Achei estranho o carro não chegar nem a 6000rpm. Será que isso é normal? Será que ele não girar mais de 5800rpm com o carro parado se deve ao fato que os sensores percebem que as rodas traseiras estão paradas. Vale ressaltar que quando acelerei até os 5800rpm o carro não cortou o giro, apenas estabilizou alí mesmo eu apertando o pé até o fim do curso do acelerador.
Peço a opinião de todos os colegas daqui.
Desde já, agradeço a atenção.