Aprendizado do TBI (corpo de borboleta) do Punto etorq
Aprendizado do TBI (corpo de borboleta) do Punto etorq
Galera, tenho um Punto etorq 1.6 e estou querendo fazer uma manutenção preventiva no corpo de borboleta utilizando um descarbonizante, tipo o Car 80. Sei que após esse procedimento, os parâmetros da TBI tem que ser resetados. Minha dúvida é: esse "aprendizado"(reset) só pode ser feito através do Scanner ou o carro faz o autoaprendizado quando viramos a chave do carro na posição Mar? Se houver outro método de autoaprendizado eu também gostaria de saber.
Muito obrigado!
Muito obrigado!
- Piloto de Atari
Re: Aprendizado do TBI(corpo de borboleta)
tem um video no canal high torque no youtube (por dentro da oficina) onde ele faz a limpeza do tbi de um punto etorq com descarbonizante e sem desmontar... caso ninguem responda sua duvida tente achar esse video que deve ter a resposta lá.
se eu nao estou enganado, quando faz a limpeza sem desmontar, só precisa limpar o código de erro depois, mas não tenho certeza.
se eu nao estou enganado, quando faz a limpeza sem desmontar, só precisa limpar o código de erro depois, mas não tenho certeza.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Eu já vi esse video do ADG. Ele não fala nada sobre o aprendizado automático. Em outro video, ele fala uma frase meio despretensiosa tipo: "vamos passar o scanner para o aprendizado não demorar tanto e ser feito na hora". Isso deu margem para eu interpretar que o carro deve autoajustar o TBI quando ganhar kilometragem, assim como faz quando mudamos o tipo do combustível. Eu só queria ter certeza disso, pois não estou afim de fazer uma manutenção preventiva e depois ter que gastar dinheiro na CSS só pra passar o scanner e pagar um possível código de erro e o reset dos parâmetros da TBI. Coisa que eles vão perder 5 min pra fazer e vão me cobrar 1 hora de trabalho.
Se pintar alguma novidade mais precisa, agradeço.
Abração!
Se pintar alguma novidade mais precisa, agradeço.
Abração!
- Piloto de Atari
Amigo, se der certo poste aqui , possuo um essence tbem, e gostaria de fazer o mesmo procedimento, e tenho as mesmas duvidas
- Piloto de Autorama
apagar códigos de erro não tem mistério, tem tutorial aqui no fórum, mas vai precisar de um conector OBD-II (via china sai barato)
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Apagar os códigos nem chega a ser o meu receio. Eu gostaria de saber se existe algum programa barato que faz o reset dos parâmetros do corpo de borboleta, ou se de repente o carro tem autoaprendizado desse mecanismo.
Sabe me dizer?
Abraço!
Sabe me dizer?
Abraço!
- Piloto de Atari
Galera,
Hoje assisti a um video ao vivo da High Torque no Youtube, e por muita sorte o ADG leu a minha pergunta no chat sobre essa questão da limpeza no TBI. Ele disse que no meu caso é bem tranquilo e o scanner seria mais para fazer um ajuste fino, mas que não é especificamente necessário, ao contrário de alguns carros da Honda.
Vou tentar fazer essa limpeza no fim de semana e volto a postar aqui sobre os resultados.
Abraços!
Hoje assisti a um video ao vivo da High Torque no Youtube, e por muita sorte o ADG leu a minha pergunta no chat sobre essa questão da limpeza no TBI. Ele disse que no meu caso é bem tranquilo e o scanner seria mais para fazer um ajuste fino, mas que não é especificamente necessário, ao contrário de alguns carros da Honda.
Vou tentar fazer essa limpeza no fim de semana e volto a postar aqui sobre os resultados.
Abraços!
- Piloto de Atari
giacomo.gomes escreveu:Galera,
Abraços!
Pois é, no meu Linea 1.9 em duas vezes que fiz a limpeza do TBI não usei o scanner e deu tudo certo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Galera,
Nesse sábado eu fiz o processo de limpeza do corpo de borboleta(que aliás estava bem sujo) e não tive nenhum efeito colateral no carro, do tipo acender alguma luz de injeção ou coisa do tipo. Senti uma melhoria muito grande pra ligar o carro hoje cedo, ainda mais que estava um dia frio. A marcha lenta ficou muito mais estável. Ela oscilava muito quando ligava o carro pela primeira vez no dia.
Em resumo: recomendo o procedimento a todos que utilizam esse motor etorq. Só tem um porém: O fato da borboleta ser um pouco pra baixo dificulta a aplicação do descarbonizante, mas o jeito é ter paciência e achar uma posição boa para colocar a lata do spray.
Abraços!
Nesse sábado eu fiz o processo de limpeza do corpo de borboleta(que aliás estava bem sujo) e não tive nenhum efeito colateral no carro, do tipo acender alguma luz de injeção ou coisa do tipo. Senti uma melhoria muito grande pra ligar o carro hoje cedo, ainda mais que estava um dia frio. A marcha lenta ficou muito mais estável. Ela oscilava muito quando ligava o carro pela primeira vez no dia.
Em resumo: recomendo o procedimento a todos que utilizam esse motor etorq. Só tem um porém: O fato da borboleta ser um pouco pra baixo dificulta a aplicação do descarbonizante, mas o jeito é ter paciência e achar uma posição boa para colocar a lata do spray.
Abraços!
- Piloto de Atari
giacomo.gomes escreveu:Galera,
Abraços!
Vc não tirou ele fora então ? só deixou acesso livre e jogou o descarbonizante ?
- Piloto de Autorama