Aprendizado do TBI (corpo de borboleta) do Punto etorq

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Aprendizado do TBI (corpo de borboleta) do Punto etorq

por giacomo.gomes » Qui Nov 26, 2015 10:53 pm

Galera, tenho um Punto etorq 1.6 e estou querendo fazer uma manutenção preventiva no corpo de borboleta utilizando um descarbonizante, tipo o Car 80. Sei que após esse procedimento, os parâmetros da TBI tem que ser resetados. Minha dúvida é: esse "aprendizado"(reset) só pode ser feito através do Scanner ou o carro faz o autoaprendizado quando viramos a chave do carro na posição Mar? Se houver outro método de autoaprendizado eu também gostaria de saber.

Muito obrigado!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Aprendizado do TBI(corpo de borboleta)

por VLA » Sex Nov 27, 2015 8:42 am

tem um video no canal high torque no youtube (por dentro da oficina) onde ele faz a limpeza do tbi de um punto etorq com descarbonizante e sem desmontar... caso ninguem responda sua duvida tente achar esse video que deve ter a resposta lá.

se eu nao estou enganado, quando faz a limpeza sem desmontar, só precisa limpar o código de erro depois, mas não tenho certeza.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por giacomo.gomes » Sex Nov 27, 2015 2:37 pm

Eu já vi esse video do ADG. Ele não fala nada sobre o aprendizado automático. Em outro video, ele fala uma frase meio despretensiosa tipo: "vamos passar o scanner para o aprendizado não demorar tanto e ser feito na hora". Isso deu margem para eu interpretar que o carro deve autoajustar o TBI quando ganhar kilometragem, assim como faz quando mudamos o tipo do combustível. Eu só queria ter certeza disso, pois não estou afim de fazer uma manutenção preventiva e depois ter que gastar dinheiro na CSS só pra passar o scanner e pagar um possível código de erro e o reset dos parâmetros da TBI. Coisa que eles vão perder 5 min pra fazer e vão me cobrar 1 hora de trabalho.
Se pintar alguma novidade mais precisa, agradeço.

Abração!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Danilo_Tma » Sex Nov 27, 2015 3:24 pm

Amigo, se der certo poste aqui , possuo um essence tbem, e gostaria de fazer o mesmo procedimento, e tenho as mesmas duvidas
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Seg Nov 30, 2015 7:18 am

apagar códigos de erro não tem mistério, tem tutorial aqui no fórum, mas vai precisar de um conector OBD-II (via china sai barato)
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por giacomo.gomes » Seg Nov 30, 2015 1:45 pm

Apagar os códigos nem chega a ser o meu receio. Eu gostaria de saber se existe algum programa barato que faz o reset dos parâmetros do corpo de borboleta, ou se de repente o carro tem autoaprendizado desse mecanismo.
Sabe me dizer?

Abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por giacomo.gomes » Ter Dez 01, 2015 4:09 pm

Galera,

Hoje assisti a um video ao vivo da High Torque no Youtube, e por muita sorte o ADG leu a minha pergunta no chat sobre essa questão da limpeza no TBI. Ele disse que no meu caso é bem tranquilo e o scanner seria mais para fazer um ajuste fino, mas que não é especificamente necessário, ao contrário de alguns carros da Honda.
Vou tentar fazer essa limpeza no fim de semana e volto a postar aqui sobre os resultados.

Abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qui Dez 03, 2015 3:06 pm

giacomo.gomes escreveu:Galera,

Hoje assisti a um video ao vivo da High Torque no Youtube, e por muita sorte o ADG leu a minha pergunta no chat sobre essa questão da limpeza no TBI. Ele disse que no meu caso é bem tranquilo e o scanner seria mais para fazer um ajuste fino, mas que não é especificamente necessário, ao contrário de alguns carros da Honda.
Vou tentar fazer essa limpeza no fim de semana e volto a postar aqui sobre os resultados.

Abraços!

Pois é, no meu Linea 1.9 em duas vezes que fiz a limpeza do TBI não usei o scanner e deu tudo certo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por giacomo.gomes » Seg Dez 07, 2015 12:01 pm

Galera,

Nesse sábado eu fiz o processo de limpeza do corpo de borboleta(que aliás estava bem sujo) e não tive nenhum efeito colateral no carro, do tipo acender alguma luz de injeção ou coisa do tipo. Senti uma melhoria muito grande pra ligar o carro hoje cedo, ainda mais que estava um dia frio. A marcha lenta ficou muito mais estável. Ela oscilava muito quando ligava o carro pela primeira vez no dia.
Em resumo: recomendo o procedimento a todos que utilizam esse motor etorq. Só tem um porém: O fato da borboleta ser um pouco pra baixo dificulta a aplicação do descarbonizante, mas o jeito é ter paciência e achar uma posição boa para colocar a lata do spray.

Abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Danilo_Tma » Seg Dez 07, 2015 3:46 pm

giacomo.gomes escreveu:Galera,

Nesse sábado eu fiz o processo de limpeza do corpo de borboleta(que aliás estava bem sujo) e não tive nenhum efeito colateral no carro, do tipo acender alguma luz de injeção ou coisa do tipo. Senti uma melhoria muito grande pra ligar o carro hoje cedo, ainda mais que estava um dia frio. A marcha lenta ficou muito mais estável. Ela oscilava muito quando ligava o carro pela primeira vez no dia.
Em resumo: recomendo o procedimento a todos que utilizam esse motor etorq. Só tem um porém: O fato da borboleta ser um pouco pra baixo dificulta a aplicação do descarbonizante, mas o jeito é ter paciência e achar uma posição boa para colocar a lata do spray.

Abraços!

Vc não tirou ele fora então ? só deixou acesso livre e jogou o descarbonizante ?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo