Caixa de direção x pneu gasto por dentro

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Caixa de direção x pneu gasto por dentro

por jpromero » Seg Dez 28, 2015 9:22 am

Estou com um problema no Linea que é o desgaste dos pneus dianteiros por dentro, os pneus são os P7 e toda a faixa interna do pneu dianteiro direito está no TWI, enquanto a externa tem muita borracha ainda, diria que uns 40%. Levei a oficina que fez os 4 últimos alinhamentos e condenaram a caixa de direção, pois "está com folga".

Acontece que levei ao mecânico e ele disse que isso não causaria o desgaste apenas da parte interna do pneu, que o problema é alinhamento, procedimento que ele não faz na oficina, recomendou uma filial da Monobloco e fui lá, o técnico também disse que a folga da caixa é mínima e não causa o desgaste só por dentro do pneu, conferiu a cambagem e disse que está certa, porém a convergência está errada, era para estar com -1" e está com 10, pediu R$ 150,00 para fazer o alinhamento, achei bem fora da realidade por não precisar de fazer cambagem.

Voltei ao meu alinhador e expliquei para ele, ele colocou o meu carro no equipamento de alinhamento e diz que está tudo certo, só que o equipamento dele é bem diferente do da Monobloco. A única coisa que ele disse que está um pouco fora é a cambagem mas mesmo assim ela está dentro do aceitável que no Linea é -38" +/30 ', no meu carro está com -45". Pedi para ele alinhar conforme manda o manual e será feito amanhã, mas ele ainda diz que o defeito é na caixa, mesmo eu balançando a roda com o carro levantado e sentindo uma folga mínima.

O que vocês acham?
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Re: Caixa de direção x pneu gasto por dentro

por jpromero » Seg Dez 28, 2015 9:26 am

Detalhe: Ao andar em estrada esburacada dá para sentir um pequeno "cloc cloc" no volante, mesma coisa ao subir/descer da calçada. Só que isso o carro sempre teve, estou achando ruim porque nunca me avisaram antes, agora que os dois pneus foram pro saco me dizem isso...
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por maik.lima » Seg Dez 28, 2015 1:59 pm

Nunca ouvi dizer que folga na caixa de direção come pneu por dentro, trabalhei em uma firma de alinhamento de caminhão por 8 anos e comer pneu sempre era defeito de cambagem ou convergencia e tinha uns caminhões que não tinha folga na caixa de direção tinha ferias rsrsrs.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcus Vilasboas » Sex Jan 01, 2016 1:06 am

Olá. De fato, o pneu só desgasta por dentro quando tem problema de cambagem, de convergência ou ambos. Porém, no seu caso, a folga da caixa de direção está causando o seu problema de convergência. Fica IMPOSSÍVEL corrigir a convergência quando se tem folga na caixa de direção. Você, provavelmente, vai ter que arrumar a caixa de direção e regular a convergência.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Ter Jan 05, 2016 4:14 pm

Mandei meu alinhador alinhar conforme o manual, o que diz ter feito (não acompanhei (X() ).

Notei que o carro ficou mais alinhado, em ruas com desnível para esquerda ou direita não exige tanta correção do volante. Mas andei pouco com o carro após isso, ainda não tenho certeza se é a caixa ou o alinhamento.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador