Motor 1.4 Fire Evo é realmente insuficiente para uso diário?
Motor 1.4 Fire Evo é realmente insuficiente para uso diário?
Pessoal, ando pensando em adquirir um Punto, e a versão que mais cabe no meu bolso e gosto atual é a 1.4 Attractive Itália ano 12/13. Gostaria de saber se o motor vai ser mesmo insuficiente para uso cotidiano (leia-se, dentro da cidade, não pretendo pegar estrada e viajar com o carro) e vou passar raiva. Obrigado.
- Piloto de Atari
Re: Motor 1.4 Fire Evo é realmente insuficiente para uso diá
insuficiente é uma palavra muito forte, claro que não.
a questão é que principalmente por comprar um carro usado desse ano aí que você citou, você tem a possibilidade te pegar um punto com motor etorq por praticamente o mesmo valor.... eu optaria por um 1.6 ou 1.8 mesmo que fosse 1 ou 2 anos mais velho, se fosse o caso.
punto fire faz 0-100 na casa dos 14.... punto etorq faz na casa dos 10-11.... fora as retomadas e o consumo que fica igual pq se pisa menos pra andar igual.
bonus 1: no etorq vc não precisa se preocupar com troca de correia dentada, pois o etorq usa corrente interna.
bonus 2: muita coisa que é opcional no attractive vem de serie no essence, incluindo os itens do kit italia.
a questão é que principalmente por comprar um carro usado desse ano aí que você citou, você tem a possibilidade te pegar um punto com motor etorq por praticamente o mesmo valor.... eu optaria por um 1.6 ou 1.8 mesmo que fosse 1 ou 2 anos mais velho, se fosse o caso.
punto fire faz 0-100 na casa dos 14.... punto etorq faz na casa dos 10-11.... fora as retomadas e o consumo que fica igual pq se pisa menos pra andar igual.
bonus 1: no etorq vc não precisa se preocupar com troca de correia dentada, pois o etorq usa corrente interna.
bonus 2: muita coisa que é opcional no attractive vem de serie no essence, incluindo os itens do kit italia.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Bob, não é insuficiente no exato termo da palavra.
Tudo vai depender do padrão que você esta acostumado.
Se você vier de um 1.0, vai ficar feliz com o 1.4.
De qualquer forma, o Punto nunca vai ser um carro rápido e econômico com este motor, pois ele é pesado (mais de 1.100kg).
Abs!
Tudo vai depender do padrão que você esta acostumado.
Se você vier de um 1.0, vai ficar feliz com o 1.4.
De qualquer forma, o Punto nunca vai ser um carro rápido e econômico com este motor, pois ele é pesado (mais de 1.100kg).
Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
- Piloto de Autorama
O problema é que eu não achei o 1.6 essence a um preço bom na minha região. To negociando um 1.4 Attractive, 12/13, modelo novo, muito bem cuidado, por R$ 29,500. Acredito que seja um bom negócio, pois a FIPE do carro é R$ 34,700. O que vcs acham?
- Piloto de Atari
Bob Heimer escreveu:O problema é que eu não achei o 1.6 essence a um preço bom na minha região. To negociando um 1.4 Attractive, 12/13, modelo novo, muito bem cuidado, por R$ 29,500. Acredito que seja um bom negócio, pois a FIPE do carro é R$ 34,700. O que vcs acham?
Já rodei mais de 40mil km em menos de um ano, então posso opinar um pouquinho...
O 1.6 é mais caro mesmo. Passei pela mesma coisa quando fui comprar o meu.
Sempre bate a dúvida tremenda em pegar um mais novo, mesmo que em versão "inferior".
Eu deixei de pegar um 1.4 2013 (evo) pra pegar um 1.6 2011 (giugiaro), e não me arrependo em momento algum.
Tabela FIPE não é referencia exata de mercado para alguns carros, como os Peugeot/Citroen que costumam ser anunciados por valores bem inferiores.
Até mesmo porque, com a situação econômica atual do país, muita gente ta precisando de grana, e isso joga o preço dos usados lá embaixo para que haja liquidez.
Reúna alguns anúncios e veja se o carro que você quer costuma ser ofertado na tabela fipe ou abaixo/acima.
A partir daí você tem uma estimativa melhor de valor.
E uma coisa é certa: quem tem um carro bom, não costuma vendê-lo por qualquer mixaria, a não ser que esteja enforcado precisando de dinheiro.
Se você achar um carro bom, de alguém que esta disposto a perder um bom valor, pode até ser um bom negócio, mas exige cautela.
Portanto, à princípio, desconfie de carros com valores abaixo do mercado. Entendo que até 1.000 reais abaixo é um preço interessante para venda rápida, tanto pra quem compra quanto pra quem vende.
Um carro com valor R$ 5.000,00 abaixo do mercado é bem suspeito...
Eu mesmo não vendo o meu por valor abaixo da Fipe... Por valor baixo, prefiro ficar com ele mesmo.
Um amigo meu que trabalha com compra e venda de carros sempre me diz: "Quem tem carro bom, não vende. E quando vende, quer valor justo."
Pra ele conseguir botar pão na mesa, precisa lucrar em cima da venda/compra. Carro bom não entra, porque o dono não se dispõe a vender barato.
Aí ele só pega carro "time bomb". É só questão de tempo pra começar a dar chateação. Ele sabe disso e só administra o risco da bomba não explodir antes do término da garantia...
Raras exceções aparecem. As vezes é alguém que se empolga e faz mal negócio, mas te digo que a cada 100 negócios que ele faz, apenas 1 carro bom entra.
E esse 1 que entra, acaba indo parar na mão dele ou de familiar, pois é a famosa "galinha morta".
Eu procuro sempre carro de particular, de pessoa que cuida e que pede valor justo.
E ainda assim, puxo a "capivara", levo em funileiro de confiança e faço uma avaliação minuciosa da parte mecânica.
Se passar por esses crivos, vai pra garagem. Talvez por isso que eu nunca tive carro "bomba", e olha que já fui dono de um Peugeot 206 - que todo mundo mete o pau - e nunca tive qualquer chateação, muito pelo contrário.
Por este valor que você esta dizendo (casa dos R$ 29~30k), pelo menos aqui em SP, tem bastante essence 1.6 2011~12 (modelo giugiaro) pra vender. Com sorte, talvez até ache um 2013.
Estou ajudando um amigo a encontrar um Atractive 1.4 2013.
Não achei nada pra ele que preste por menos de R$ 32K, e nesse valor ainda só bem básico, com calotas, retrovisor com regulagem manual, vidro traseiro na manivela, etc... Completinho, o melhor que achei era 35k, mas o dono aceitava 34k.
Prefira um mais antigo e cuidado do que um novo com algumas coisinhas pra fazer. Eu tenho em mente que o carro ideal pra comprar é aquele que eu não vejo defeitos (pois eles sempre existem e aparecem com o uso).
Sempre quando a gente compra um carro, por melhor que ele pareça, logo no primeiro mês a gente começa ver um monte de detalhezinho pra fazer... agora imagina num carro que se notam problemas logo de cara...
A questão é garimpar bem e saber escolher...
Abs!
Raphael - Mauá-SP
- Piloto de Autorama
Obrigado Raphael, muito interessante o seu relato. O que eu estou negociando é o EVO básico mesmo (calotas e vidro traseiro na manivela), mas me atente, pq vem com o pacote Itália. O carro é de particular e parece estar muito bem cuidado. 45k km rodados, todas as revisões e manutenção preventiva em dia. O cara queria R$ 32.5k, mas consegui negociar por R$ 29,5k, pois precisa trocar os pneus e o IPVA não está pago. O cara só está vendendo pq comprou um sedã, está começando família e tem filho pequeno. Para o meu uso, que é deve ser parecido com o do seu amigo que também está buscando um Attractive, acredito que o 1.4 irá atender bem, porque é só trajeto urbano, não vou passar de 60 km/h com ele. Eu nem achei na minha cidade, encontrei em cidade vizinha pelo OLX, então o rapaz vem aqui amanhã para o meu mecânico de confiança avaliar o carro, eu fazer o test drive e, se tudo der certo, finalizarmos o negócio.
- Piloto de Atari
É galera aqui na Bahia tá mais em conta, o meu está completo, kit multimidia, câmera de ré, retrovisor elétrico, vidro elétrico nas 4 portas, 33.550 km, bem.cuidado, vendendo por 33. E pode levar em qq mecânico, funileiro que eu duvido reprovar. Pelo jeito tá melhor comprar uma passagem e vir na Bahia comprar um carro.
- Piloto de Atari
achei estranho vc citar kit italia com calota.... até pesquisei no google pra ver se era real.
no punto geração "giugiaro" o attractive com kit italia vinha com as rodas de liga aro 16 iguais às do essence 2011-2012, fora varios itens que eram de serie no essence... depenaram legal o kit italia na geração "evo", que coisa.
sobre o negocio, eu seguiria a dica do colega aí pra cima, e continuaria tentando buscar um essence.... demora um pouco mais pra achar um, mas quando conseguir nao sentirá arrependimento por nao ter pego um carro superior pelo mesmo valor.... essence na fipe tá nessa faixa de 29k que vc vai pagar, já vi alguns até abaixo disso anunciados... com sorte vc pega um com kit creative 2 inclusive (blue&me, controles de som no volante e por voz, etc).
boa sorte na compra.
no punto geração "giugiaro" o attractive com kit italia vinha com as rodas de liga aro 16 iguais às do essence 2011-2012, fora varios itens que eram de serie no essence... depenaram legal o kit italia na geração "evo", que coisa.
sobre o negocio, eu seguiria a dica do colega aí pra cima, e continuaria tentando buscar um essence.... demora um pouco mais pra achar um, mas quando conseguir nao sentirá arrependimento por nao ter pego um carro superior pelo mesmo valor.... essence na fipe tá nessa faixa de 29k que vc vai pagar, já vi alguns até abaixo disso anunciados... com sorte vc pega um com kit creative 2 inclusive (blue&me, controles de som no volante e por voz, etc).
boa sorte na compra.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Bob Heimer escreveu:Pessoal, ando pensando em adquirir um Punto, e a versão que mais cabe no meu bolso e gosto atual é a 1.4 Attractive Itália ano 12/13. Gostaria de saber se o motor vai ser mesmo insuficiente para uso cotidiano (leia-se, dentro da cidade, não pretendo pegar estrada e viajar com o carro) e vou passar raiva. Obrigado.
Respondendo objetivamente sua pergunta: Andei uns 200 km (cidade e estrada) com um Punto 1.4; na cidade até que vai mas na estrada o motor se mostrou insuficiente nas retomadas e ultrapassagens, e se este será seu único veículo certamente um dia ele irá para a estrada. Eu não compraria um Punto 1.4.
Mas pelo que pude entender você já chegou aqui determinado a comprar esse 1.4 12/13 com 45K Km rodados.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio, eu concordo contigo, iria de 1.6 também. Mas confesso que com o meu 1.4 nunca passei aperto, seja na estrada ou na cidade.
Faço médias de consumo de 11 na cidade, nesse trânsito complicado de Salvador e viajo constantemente na 101, entre Salvador e Ilhéus, olha que ultrapassagem vira quase que uma obrigação, visto a quantidade de caminhão. Nunca passei um aperto se quer, responde relativamente bem, mas que merecia um motor melhor isso é fato, mas acho que procuraram o equilíbrio entre cidade e estrada, e realmente na cidade não deixa a desejar em nada, subo ladeiras com ar ligado numa tranquilidade que antes com o meu 1.0 não era possível, mas enfim, podendo escolher um 1.6 com as mesmas qualidades do 1.4 (preço, ano, km, itens de conforto e segurança), eu iria de 1.6 também.
Faço médias de consumo de 11 na cidade, nesse trânsito complicado de Salvador e viajo constantemente na 101, entre Salvador e Ilhéus, olha que ultrapassagem vira quase que uma obrigação, visto a quantidade de caminhão. Nunca passei um aperto se quer, responde relativamente bem, mas que merecia um motor melhor isso é fato, mas acho que procuraram o equilíbrio entre cidade e estrada, e realmente na cidade não deixa a desejar em nada, subo ladeiras com ar ligado numa tranquilidade que antes com o meu 1.0 não era possível, mas enfim, podendo escolher um 1.6 com as mesmas qualidades do 1.4 (preço, ano, km, itens de conforto e segurança), eu iria de 1.6 também.
- Piloto de Atari