Elifaz escreveu:Olá amigos, espero que algum de vocês possa me ajudar, eu tenho um Fiat Punto 2008 - Motor HLX 1.8 (ele é GM) ao dar a partida a frio, logo de manhã, ou quando o carro já está a horas parado, ele faz um barulho, como se estivesse batendo alguma coisa no motor, o barulho fica por uns 3 segundos e depois para, levei no mecânico ele identificou um desgaste do virabrequim, fizerem todo o serviço, gastei 2.000 e o baraulho chato continuou, ao meu ver, com base em coisas que pesquiso, esse barulho está relacionado a óleo, mas eu sempre troco no período certo e sempre troco o filtro, tem mais algo que possa calsar o barulho (depois da primeira partida se eu desligar e ligar denovo ele não faz mais o barulho) Alguém ja pssou por esse problema ?
Boa tarde Elias! Dá uma olha no que eu encrontei, espero que ajude!!!
A maioria dos motores possui um componente pouco conhecido - o Tucho. E é esse ilustre desconhecido que possui a nobre missão de transmitir o movimento do comando de válvulas para as válvulas do motor. Além disso, possui a função de limitar a folga entre o comando de válvulas e as válvulas.
Basicamente, há dois tipos de tucho: o “mecânico” e hidráulico”, mas todos eles possuem a mesma função. A diferença é que o tucho mecânico utiliza uma pastilha metálica enquanto que o hidráulico utiliza óleo para movimentar o tucho
Com o motor frio, o óleo está completamente acumulado na parte inferior do motor chamado de cárter. Isso inclui também o óleo que preenche os tuchos hidráulicos. Ocorre que ao dar partida nessa condição, o óleo, ainda muito viscoso em função da temperatura, tem dificuldade de circular pelo motor e atingir o cabeçote para realizar a lubrificação. Os tuchos, por estarem descarregados, aumentam a folga entre o comando de válvulas.
O barulho no motor, nessa situação, assemelha-se a uma seqüência de pequenos batidos, lembrando um pouco uma máquina de escrever. Na verdade é o ruído causado pela folga excessiva entre o tucho e o comando de válvulas. Mas não há o que temer pois à medida que o óleo aquece e a lubrificação é retomada, o óleo consegue circular por entre as canaletas, preenchendo os tuchos e reduzindo a folga.
Portanto, se escutamos um ruído com o motor frio, semelhante a batidos, por alguns breves minutos, podemos considerar normal. Mas, se o ruído permanece, mesmo com o motor aquecido, é preciso ir a uma oficina. O problema pode estar na bomba de óleo ou na viscosidade do óleo lubrificante.
Boa sorte!