Punto dando solavancos ao acelerar e desacelerar

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Punto dando solavancos ao acelerar e desacelerar

Mensagempor Everson Luis Gogola em Qua Mar 13, 2019 08:19

E aí galera, o meu Punto ELX 1.4 2008 está horrível pra andar, fica dando socos ao acelerar principalmente em velocidade bem baixa e em 1 ou 2 marcha como por exemplo em um semáforo ou engarrafamento. Ao acelerar e manter o pé constantemente pisado ele sai como se tivesse soltado a embreagem de soco e quando solta o pé o mais delicadamente possível ele também da esses socos ridículos..tipo ele não consegue acelerar e desacelerar de forma "macia"
Alguém tem alguma dica do que pode ser?

Everson Luis Gogola
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Everson Gogola
Punto: ELX 1.4
Cor: Prata Bari

Re: Punto dando solavancos ao acelerar e desacelerar

Mensagempor Rauser em Dom Ago 04, 2019 19:15

Verifique o conector do corpo de aceleração se tá cheio de um gel transparente, se tiver, limpe tudo com limpa contados, limpe dentro do conector do corpo de borboletas e o chicote em si - geralmente é isso, deixa o controle de aceleração muito melhor, experiência propria, tive isso no 1.6 16V, inclusive tem um tópico só sobre isso. Aproveite e faça limpeza e adaptação do corpo de borboletas.

Verifique a equalização dos bicos injetores
Verifique cabos, velas e bobinas.

Recentemente "refiz" o aterramento da central de injeção do meu Punto, ainda estou fazendo testes pra dizer se foi conclusivo, mas melhorou ainda mais a resposta do acelerador eletrônico - vou contar mais detalhes depois num topico que ja existe sobre o assunto de solavancos e soluções em baixa rpm e pé só triscando no acelerador. Parece que alguns Puntos saíram de fábrica sem o fiozinho que reforça o aterramento da central e não fizeram nenhum recall sobre isso.
Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Rauser
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor rochamario em Qua Ago 07, 2019 15:09

boa tarde, eu sou Mário de Itapetininga -SP , tive um problema exatamente igual, troquei bobina de ignição, velas (mopar) e cabos de velas (NGK) e limpeza de bicos e corpo de TBI. bom o carro estava com 50.000 KM e todas revisões da Fiat. fiz tudo isso não resolveu, depois me falaram de válvulas presas. mandei o cabeçote pra retifica especializada. não resolveu.

Então como fazia 3 meses que tinha pego o carro e não estava afim de desistir. estudei, estudei e percebi que aumentava a falha com o motor quente em dias quentes. andei com o carro conecta com o raster e não achei nenhuma anomalia. Então aluguei um palio FIRE (não o EVO) attractive 1.4, para ver se apresentava as mesmas falhas. no entanto não apresentou falha nenhuma. Então notei que o duto da entrada de ar, capitava ar frio de fora do motor dentro do paralama, já o punto capita ar de dentro do motor do lado do coletor de escape. Bom, não sou engenheiro apenas curioso e técnico em mecatrônica. mudei o duto de ar motor, para captar ar frontal. o carro mudou de tal forma que agora me lembra um 1.4. quanto a chuva, não precisa esquentar dentro da caixa de ar tem um furo original, para escoar água caso entre.
rochamario
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: mario rocha neto
Punto: Attractive 1.4
Cor: Cinza Cromo
Apelido do Punto: italianinho

Mensagempor Rauser em Qua Ago 07, 2019 16:17

Pois é, tenho até mensagens num topico aqui falando disso, da tomada de ar diferente no Punto, fizeram assim por conta de design da carrorecia, mas enfim, verifica o conector do corpo de borboletas tb, pq o meu melhorou muito só de limpar eles por dentro, tava isolando o contato com aquele gel... Meu carro tá quase perfeito na aceleração. Eu ha anos que pesquiso sobre isso e cada coisa que mexo melhora mais, outro já teria vendido o carro com raiva... Tem outros topicos aqui no forum sobre esses soluços e solavancos e parece que o mesmo tem varias causas. Pior que os mecânicos não têm paciência pra procurar o problema, tem que ser a gente mesmo, auto-entusiastas.

EDITADO: No caso dos E-torq, como o meu, o coletor de escape fica virado pro lado da parede corta-fogo, no 1.4 é na frente, aí é pior mesmo...
Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Rauser
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Voltar para Dúvidas