Punto: é lindo, mas é uma bomba?

Pessoal...nem vou me estender muito...é apenas mais um desabafo com os amigos do fórum...
Segue cópia de email que acabei de enviar para a Quatro Rodas, Fale com a Fiat e para a Concessionária Florença em Curitiba.
Abraços,
Jeffo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta é uma cópia de email enviado para o "Fale com a Fiat" e também copiado para a revista Quatro Rodas.
Basicamente, quero uma simples extensão de garantia para o meu veículo, já que se for à justiça a briga será longa.
Em 28 de janeiro de 2008, adquiri junto à Florença Curitiba (Av. Marechal Floriano) o veículo Punto ELX 1.4 cor laranja spot.
Este é meu terceiro carro zero quilômetro e o primeiro 0km da marca Fiat.
Fiquei absolutamente assombrado com a quantidade de problemas que este carro vem tendo, denotados pelas substituições de peças feitas dentro do período de garantia do veículo.
O fabricante costuma saber se defender muito bem, pobre do consumidor, mas antes de qualquer comentário, gostaria de salientar que o veículo é utilizado apenas para locomoção para o trabalho por mim e por minha esposa, rodando cerca de 35+35km por dia. Saio pouco à noite, viajo pouco e procuro manter velocidades compatíveis com as vias pois procuro uma razão de consumo de combustível a melhor possível. Não vou entrar em detalhes sobre o que a Fiat publicava sobre o consumo e sobre o que o carro realmente consome, neste momento.
As seguintes peças foram substituídas até o momento, o que pode ser confirmado solicitando um relatório junto à concessionária correspondente:
- Conjunto do porta-luvas
- Bomba da direção hidráulica (!)
- Embreagem (!)
- Componentes da caixa de marchas(!)
- Bomba d'água (!)
- Caixa de direção (!)
- Engrenagens de marchas (!)
...além de demais itens relacionados ou não à troca das peças acima (verificar relatório da concessionária).
Alguns dias atrás, havia notado:
1 - Diminuição do óleo da direção hidráulica (pela segunda vez este ano, estava no mínimo)
2 - Pela quarta vez o capô voltou a não destravar com o motor quente.
3 - Vazamento de óleo pingando pelo coxim da caixa, (caixa foi mexida durante a troca da embreagem há cerca de um mês atrás)
Então decidi levar para uma verificação. Nesta ocasião o consultor TEIXEIRA, por sinal muito atencioso, diferentemente do consultor anterior, senhor MAIQUEL. Este Teixeira avisou que seria feita uma verificação mais profunda no veículo para evitar surpresas desagradáveis após o vencimento da garantia (próximo 28 de janeiro agora). Sendo assim, a bomba d'água, caixa de direção e engrenagens de marchas foram substituídas...tudo contribuindo para aumentar o meu MEDO com o término da garantia!
Ao chegar em casa sempre faço uma inspeção visual. Fora as marcas de graxa na moldura dianteira do carro, embaixo do capô, qual não foi minha surpresa ao verificar o bocal de alimentação do óleo no cabeçote do motor, e encontrar o alumínio inteiro que sela as garrfas de óleo jogado DENTRO do bocal, quase caindo para dentro do cabeçote! Fotografei ANTES de retirar e fiz um vídeo retirando o material, o material está nos links abaixo:
Fotos do material
http://img172.imageshack.us/my.php?image=dsc02249mi1.jpg
http://img502.imageshack.us/my.php?image=dsc02250ou6.jpg
http://img179.imageshack.us/my.php?image=dsc02252tf0.jpg
http://img179.imageshack.us/my.php?image=dsc02253mz5.jpg
Vídeo retirando o material
Não tenho reclamações do atendimento que tenho recebido da CONCESSIONÁRIA enquanto estou lá, mas parece que o bom atendimento acaba quando o cliente vira as costas e o carro entra para a oficina; me senti extremamente mal atendido constatando tal fato em casa e imaginando o que poderia ter ocorrido mais tarde com o material caindo para dentro do cabeçote. E também imaginando o que poderia ter ocorrido durante o atendimento ao meu carro. Mecânicos "brincando" um com o outro na oficina? Funcionários estressados com raiva da empresa? Relaxo? Falta de atenção? Imperícia? Pode parecer pouco, mas foi a gota d´água para me fazer relembrar tudo que aconteceu com este veículo durante este ano. Se fosse um veículo de carga, que rodasse por estradas de terra, ou um táxi, talvez achasse "normal" o que não deveria achar, já que nós brasileiros sempre procuramos uma razão para a baixa qualidade ou o relaxo dos outros, mas sinceramente estou muito desapontado.
Estou ainda mais desapontado por que acho que esta mensagem nem será respondida, ou então levarão semanas para ler e dar uma resposta, provavelmente esperando acabar a garantia para se pronunciar.
Isto me lembra mais um fato que me deixou furioso. Um orçamento para troca das pastilhas de freio (primeira vez que troco um jogo de pastilhas de um veículo com menos de 20.000km...ah, mas tem a desculpa do fabricante sobre a utilização, tipo de condução do veículo, material da pastilha, blábláblá...e não sou o tipo que anda colado na traseira dos outros e nem o outro tipo que não percebe que tirando o pé do acelerador o carro diminui a velocidade, sim senhor!) com o valor de TREZENTOS E SETENTA REAIS! Senhores...por favor. Cobrar quase 400 reais para trocar uma peça que custa 40 reais para vocês? O que é isto? Consultem o preço do serviço junto à Florença.
Após alguma pesquisa, claro que a Fiat não quis ajudar, disse que a pastilha é "especial" para o Punto, descobri que a pastilha é exatamente igual a de outros veículos da Fiat, apenas muda o código! É ou não é de se revoltar, uma coisa destas? Paguei menos de 15% do orçamento no par de pastilhas que estou usando no veículo. Sem falar na embreagem que foi trocada e que segundo o consultor MAIQUEL foi "problemas com o fornecedor da embreagem", na ocasião.
O que significa tudo isto? A "historinha" de que não existe linha de produção 100% perfeita e que é melhor lidar com os defeitos depois, quando aparecerem? Baixa qualidade? Protótipo/projeto com muitos erros? Má avaliação da qualidade dos fornecedores? Funcionários da produção destreinados?
Por todos estes fatos tenho muita certeza de que não voltarei a comprar a marca Fiat. Apenas gostaria de poder ter a garantia estendida, já que um ano parece ser muito POUCO, mas muito pouco mesmo, para alguém comprar um carro de mais DE QUARENTA MIL REAIS, que para mim é MUITO dinheiro, se não fosse não teria financiado parte do valor, e ingenuamente achar que não vai "se incomodar" com oficina. Talvez enquanto a garantia dure, não...mas e depois?
Gostaria IMENSAMENTE de uma resposta por parte da Fiat. Esta mensagem será copiada para outros emails, incluindo o da concessionária em questão.
No aguardo,
Jefferson F. Moreira
Punto ELX 1.4
Curitiba, PR
Segue cópia de email que acabei de enviar para a Quatro Rodas, Fale com a Fiat e para a Concessionária Florença em Curitiba.
Abraços,
Jeffo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta é uma cópia de email enviado para o "Fale com a Fiat" e também copiado para a revista Quatro Rodas.
Basicamente, quero uma simples extensão de garantia para o meu veículo, já que se for à justiça a briga será longa.
Em 28 de janeiro de 2008, adquiri junto à Florença Curitiba (Av. Marechal Floriano) o veículo Punto ELX 1.4 cor laranja spot.
Este é meu terceiro carro zero quilômetro e o primeiro 0km da marca Fiat.
Fiquei absolutamente assombrado com a quantidade de problemas que este carro vem tendo, denotados pelas substituições de peças feitas dentro do período de garantia do veículo.
O fabricante costuma saber se defender muito bem, pobre do consumidor, mas antes de qualquer comentário, gostaria de salientar que o veículo é utilizado apenas para locomoção para o trabalho por mim e por minha esposa, rodando cerca de 35+35km por dia. Saio pouco à noite, viajo pouco e procuro manter velocidades compatíveis com as vias pois procuro uma razão de consumo de combustível a melhor possível. Não vou entrar em detalhes sobre o que a Fiat publicava sobre o consumo e sobre o que o carro realmente consome, neste momento.
As seguintes peças foram substituídas até o momento, o que pode ser confirmado solicitando um relatório junto à concessionária correspondente:
- Conjunto do porta-luvas
- Bomba da direção hidráulica (!)
- Embreagem (!)
- Componentes da caixa de marchas(!)
- Bomba d'água (!)
- Caixa de direção (!)
- Engrenagens de marchas (!)
...além de demais itens relacionados ou não à troca das peças acima (verificar relatório da concessionária).
Alguns dias atrás, havia notado:
1 - Diminuição do óleo da direção hidráulica (pela segunda vez este ano, estava no mínimo)
2 - Pela quarta vez o capô voltou a não destravar com o motor quente.
3 - Vazamento de óleo pingando pelo coxim da caixa, (caixa foi mexida durante a troca da embreagem há cerca de um mês atrás)
Então decidi levar para uma verificação. Nesta ocasião o consultor TEIXEIRA, por sinal muito atencioso, diferentemente do consultor anterior, senhor MAIQUEL. Este Teixeira avisou que seria feita uma verificação mais profunda no veículo para evitar surpresas desagradáveis após o vencimento da garantia (próximo 28 de janeiro agora). Sendo assim, a bomba d'água, caixa de direção e engrenagens de marchas foram substituídas...tudo contribuindo para aumentar o meu MEDO com o término da garantia!
Ao chegar em casa sempre faço uma inspeção visual. Fora as marcas de graxa na moldura dianteira do carro, embaixo do capô, qual não foi minha surpresa ao verificar o bocal de alimentação do óleo no cabeçote do motor, e encontrar o alumínio inteiro que sela as garrfas de óleo jogado DENTRO do bocal, quase caindo para dentro do cabeçote! Fotografei ANTES de retirar e fiz um vídeo retirando o material, o material está nos links abaixo:
Fotos do material
http://img172.imageshack.us/my.php?image=dsc02249mi1.jpg
http://img502.imageshack.us/my.php?image=dsc02250ou6.jpg
http://img179.imageshack.us/my.php?image=dsc02252tf0.jpg
http://img179.imageshack.us/my.php?image=dsc02253mz5.jpg
Vídeo retirando o material
Não tenho reclamações do atendimento que tenho recebido da CONCESSIONÁRIA enquanto estou lá, mas parece que o bom atendimento acaba quando o cliente vira as costas e o carro entra para a oficina; me senti extremamente mal atendido constatando tal fato em casa e imaginando o que poderia ter ocorrido mais tarde com o material caindo para dentro do cabeçote. E também imaginando o que poderia ter ocorrido durante o atendimento ao meu carro. Mecânicos "brincando" um com o outro na oficina? Funcionários estressados com raiva da empresa? Relaxo? Falta de atenção? Imperícia? Pode parecer pouco, mas foi a gota d´água para me fazer relembrar tudo que aconteceu com este veículo durante este ano. Se fosse um veículo de carga, que rodasse por estradas de terra, ou um táxi, talvez achasse "normal" o que não deveria achar, já que nós brasileiros sempre procuramos uma razão para a baixa qualidade ou o relaxo dos outros, mas sinceramente estou muito desapontado.
Estou ainda mais desapontado por que acho que esta mensagem nem será respondida, ou então levarão semanas para ler e dar uma resposta, provavelmente esperando acabar a garantia para se pronunciar.
Isto me lembra mais um fato que me deixou furioso. Um orçamento para troca das pastilhas de freio (primeira vez que troco um jogo de pastilhas de um veículo com menos de 20.000km...ah, mas tem a desculpa do fabricante sobre a utilização, tipo de condução do veículo, material da pastilha, blábláblá...e não sou o tipo que anda colado na traseira dos outros e nem o outro tipo que não percebe que tirando o pé do acelerador o carro diminui a velocidade, sim senhor!) com o valor de TREZENTOS E SETENTA REAIS! Senhores...por favor. Cobrar quase 400 reais para trocar uma peça que custa 40 reais para vocês? O que é isto? Consultem o preço do serviço junto à Florença.
Após alguma pesquisa, claro que a Fiat não quis ajudar, disse que a pastilha é "especial" para o Punto, descobri que a pastilha é exatamente igual a de outros veículos da Fiat, apenas muda o código! É ou não é de se revoltar, uma coisa destas? Paguei menos de 15% do orçamento no par de pastilhas que estou usando no veículo. Sem falar na embreagem que foi trocada e que segundo o consultor MAIQUEL foi "problemas com o fornecedor da embreagem", na ocasião.
O que significa tudo isto? A "historinha" de que não existe linha de produção 100% perfeita e que é melhor lidar com os defeitos depois, quando aparecerem? Baixa qualidade? Protótipo/projeto com muitos erros? Má avaliação da qualidade dos fornecedores? Funcionários da produção destreinados?
Por todos estes fatos tenho muita certeza de que não voltarei a comprar a marca Fiat. Apenas gostaria de poder ter a garantia estendida, já que um ano parece ser muito POUCO, mas muito pouco mesmo, para alguém comprar um carro de mais DE QUARENTA MIL REAIS, que para mim é MUITO dinheiro, se não fosse não teria financiado parte do valor, e ingenuamente achar que não vai "se incomodar" com oficina. Talvez enquanto a garantia dure, não...mas e depois?
Gostaria IMENSAMENTE de uma resposta por parte da Fiat. Esta mensagem será copiada para outros emails, incluindo o da concessionária em questão.
No aguardo,
Jefferson F. Moreira
Punto ELX 1.4
Curitiba, PR