Quer trocar a roda por uma de aro maior? Veja o que fazer

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Quer trocar a roda por uma de aro maior? Veja o que fazer

por rodrigodk » Dom Dez 06, 2009 1:21 pm

Essa matéria bem legal do G1..

Mudança pode exigir ajustes no carro para não comprometer desempenho.
Especialistas responde às dúvidas enviadas ao G1 por internautas.

A mudança de componentes, como rodas, por motivos estéticos pode exigir ajustes no automóvel para não comprometer o desempenho. Quando e como trocar rodas para aros maiores está entre as dúvidas dos leitores que o G1 responde neste domingo (6). Retirada do silenciador, calibragem ideal e troca de óleo são outras dúvidas abordadas. Confira as respostas.

Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do original?
- Leandro
De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.

Gostaria de trocar a rodagem de aro 14 para 15 de uma Montana. Haverá algum problema futuro com relação ao desgaste prematuro das peças da suspensão?
- Flanelinha
Antes de qualquer alteração é preciso ficar atento e considerar o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu e também a descrição de serviço do pneu, representados pelo índice de carga e também pelo símbolo de velocidade. Os fabricantes de pneus alertam que o novo pneu deve ter a descrição de serviço maior ou igual ao original homologado pela montadora e a diferença do diâmetro externo com relação ao pneu original não deve ultrapassar 3% no caso de pneus de automóvel e 2% em pneus de camioneta radiais. Esse é o limite, sendo que o ideal para carros de passeio seja uma diferença abaixo de 2%.

No caso acima, o pneu que equipa a picape Chevrolet Montana é da medida 175/70 R14. Dessa forma, temos a seguinte situação:

Consideramos que 1 polegada é igual 25,4 milímetros. Desse modo um aro 14 terá 355,60 mm. Agora vamos às contas. Temos então 355,60 mm (da roda) + 2 x 122,50 mm (perfil 70% de 175 mm) = 600,60 mm. Esse é o diâmetro externo do conjunto roda e pneu.

Se alterar a roda e pneu original por um conjunto medida 175/65 R15, o diâmetro externo passará a ser de 608,50 mm, com uma diferença de 1,32%. Ou seja, dentro das exigências estabelecidas pelos fabricantes sem comprometer a atuação dinâmica do automóvel.

Comprei um Honda City EXL e o pneu é 185/55 R16. Faz muita diferença colocar um 195? Quais as vantagens e prejuízos?
- Igor
Dentre as vantagens estão os seguintes aspectos. Primeiro vai melhorar a aderência, principalmente nas curvas, o desgaste vai ser reduzido e a precisão de direção vai melhorar. Já as desvantagens são o aumento de ruídos e também do consumo de combustível. Uma dica é fazer uma pesquisa se a nova medida não será um formato especial, menos utilizado. Se for uma medida menos usual os preços serão mais elevados e pode não preocupar nesse primeiro momento, mas ao precisar fazer a substituição de uma ou duas unidades apenas vai fazer toda a diferença.


Comprei um Corolla 2009/2010 com rodas aro 16, mas quero colocar aro 19. Gostaria de saber se iria danificar algo ou não compensaria.
- Carlos Augusto
Antes de partir para uma alteração dessas é bom ter em mente que vai interferir no comportamento do automóvel. Em muitas cidades brasileiras aumentar o tamanho do aro não é vantajoso devido às condições das vias. O perfil do pneu certamente vai ser menor e o pneu com menos altura absorve muito mais as imperfeições da estrada. Em consequência, alguns componentes da suspensão serão mais exigidos e isso vai acarretar desgaste prematuro. Para essa alteração é importante ter bem definido o trajeto que vai se utilizar o carro, o investimento a ser feito e o desconforto a que os ocupantes irão se submeter. É importante também seguir a legislação no que diz respeito ao diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Nessa alteração em especifico, o veículo vai perder em velocidade final, porém ganhará em aceleração. Além disso, tanto o velocímetro quanto o hodômetro passarão a indicar medidas diferentes da realidade, exigindo uma nova aferição.

Tenho um novo KA e gostaria de saber qual a calibragem correta para andar na cidade e para a estrada?
- Djalma Paes Barreto
A calibragem correta dos pneus de todo automóvel encontra-se no manual do proprietário. Em alguns modelos pode ser encontrado também em um adesivo fixado no lado interno da porta do motorista ou mesmo na parte interna da tampa de combustível. As calibragens não são diferentes se o veículo mantiver a mesma carga na cidade e na estrada. De todo modo convém saber que os valores são indicados para os pneus frios. Ao calibrar o pneu quando já estiver quente, ou seja, já tiver rodado mais de 1 quilômetro, deve-se aumentar o valor da calibragem em 2 libras. Isso é importante, pois quando os pneus esfriarem voltarão à calibragem correta que será em torno de 2 libras a menos.


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