Pino guia dos cubos de roda, tirar ou não?

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Pino guia dos cubos de roda, tirar ou não?

por danielbicalho » Ter Jul 19, 2011 9:41 pm

Bom galera, estou com mais um problema na instalação das Enkei RS-7 com parafusos deslizantes no Punto.

Para encurtar a estoria, comprei as rodas e quando chegaram os parafusos deslizantes vi que a chave de roda não entrava no burraco da roda para apertar os parafusos. Isso foi resolvido, mandei diminuir na fresa a cabeça dos parafusos de 19 para 17 e comprei um cabo de força e um canhão 17 que entra no burraco da roda. Quando fui colocar as rodas no carro o melhor lugar que faz instalação de rodas aqui na minha cidade disse que esse parafuso é besteira e ele sempre colocou allen nessas rodas importadas. Após ficarem responsaveis pelo serviço vi que os parafusos entravam forçados e percebi que aquilo não tava certo. Sou engenheiro eletricista e tenho noções de mecanica (e mesmo assim concordei com os allen (~X() ) ai encomodado com o serviço mandei arrancar tudo e ai começa o baile. 2 parafusos roçados na frente e um quebrado na traseira. Graças aos parafusos serem de material mais mole que o cubo da roda (para que isso não estrague a rosca do carro) foi so limpar as roscas e ficou tudo certinho. Fui pra casa com as rodas originais, molas H&R instaladas, as Enkei montas no porta-malas e o dizer o carinha da loja na cabeça "VC TEVE AZAR COM ESSAS RODAS, ISSO NÃO ACONTECE SEMPRE".

Dai pra frente decidi que vou fazer tudu sozinho aqui em casa.

Hoje pedi pro torneiro da fabrica onde trabalho diminuir os deslizantes observando a medida de rosca do parafuso original na roda de liga original e do deslizante na Enkei e deixei com a mesma quantidade de rosca. Coisa que a loja se negou a fazer quando sugeri.

Cheguei em casa e foi colocar uma roda com os deslizantes para ver se ficava normal e ficou, porem gostaria da opinião de vcs sobre a retirada dos pinos guia dos cubos. Nas campanas e nos discos de freio parace que eles serve para alinhar os cubos.

Alguem aqui já tirou eles para colocar as rodas esportivas? Na busca achei 2 ocorrencias porem sem muitas informações se ocorreram problemas.

Desculpa a biblia, mas o site esta me ajudando muito.....e as besterias sou eu mesmo que estou fazendo!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Outra coisa, com as H&R o protetor de carter pega direto no asfalto.
Alguem já achou alguma solução? Vi nas buscas alguma coisa mas nada comprovado sobre o protetor do T-Jet?!?!?!?

Grato pela ajuda e logo postarei fotos.

Daniel
Projeto Inicial: Molas H&R OK; Aro 18" Enkei RS 7 OK; Pneus 215 35 R18 Maxxis OK; Parafusos McGrad OK; Tapetes originais Fiat Ñ; Aerofolio orignal Fiat Ñ; Spoiler original Fiat Ñ
Chego la ainda!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Pino guia dos cubos de roda, tirar ou não?

por Takinarios » Ter Jul 19, 2011 9:51 pm

Vamos la, os parafusos quebraram porque provavelmente apertaram com pistola pneumatica e depois abriram com a mesma, o que não pode em parafusos deslizantes, senão quebra mesmo.
Aquelas guias servem somente para você encaixar as rodas, eu tirei do meu e esta normal, inclusive ja coloquei as rodas originais sem eles.
Sobre o protetor de carter, realmente dependendo do lugar pega mesmo, você pode tentar levar em alguma loja e tentar deixar ele mais perto do carro, porem se pegar algo maior pode ser que ele amasse e pegue em alguma parte do motor.
Ah, não esquece de colocar o anel centralizador nas Enkei, senão o cubo vai pro saco, e a roda tamém rs
Velha Guarda
Velha Guarda