Regulagem Elétrica do Farol
Re: Regulagem Elétrica do Farol
O motor do farol aqui tem 3 fios, um preto (negativo), um vermelho (positivo 12v+) e um marrom (que deve receber positivo também porém em tensões inferiores a 12v, quanto maior a tensão mais alto ele deixará o farol, se a tensão foi 0v ele deixa o farol todo para baixo).
Em relação ao botão que você chegou a comprar, era o do Punto mesmo? Pelo que vi na nossa placa os botões são apenas "pulso" pra algum módulo, eles não mantém alguma resistência depois de pressionados, em teoria algo teria que receber o pulso e transmitir a nova tensão (ou mudar a resistência entre os positivos) para o fio marrom para que o farol suba.
Solicitei hoje uma cotação com a Bitron (que faz os botões de comando daqui e lá da europa) do conjunto dos botões com todas as funções (inclusive a função de luz de neblina), vamos ver quanto que vai sair a brincadeira.
Uma coisa interessante é que vão utilizar os botões do Punto no novo uno, o lugar onde regula o farol do Punto será utilizado para ligar/desligar os desembaçadores dos vidros traseiro e dianteiro e apenas o botão que acionaria a neblina ficará "desabilitado".
Eu estou pensando em fazer um teste verificando a caixa de fusíveis/relês do Stilo, ele tem esta função e também possui apenas dois botões (up/down), creio que o módulo que vem nele possa acionar nossos faróis, se isto der certo já seria uma peça a menos no quebra-cabeça.
Em relação ao botão que você chegou a comprar, era o do Punto mesmo? Pelo que vi na nossa placa os botões são apenas "pulso" pra algum módulo, eles não mantém alguma resistência depois de pressionados, em teoria algo teria que receber o pulso e transmitir a nova tensão (ou mudar a resistência entre os positivos) para o fio marrom para que o farol suba.
Solicitei hoje uma cotação com a Bitron (que faz os botões de comando daqui e lá da europa) do conjunto dos botões com todas as funções (inclusive a função de luz de neblina), vamos ver quanto que vai sair a brincadeira.
Uma coisa interessante é que vão utilizar os botões do Punto no novo uno, o lugar onde regula o farol do Punto será utilizado para ligar/desligar os desembaçadores dos vidros traseiro e dianteiro e apenas o botão que acionaria a neblina ficará "desabilitado".
Eu estou pensando em fazer um teste verificando a caixa de fusíveis/relês do Stilo, ele tem esta função e também possui apenas dois botões (up/down), creio que o módulo que vem nele possa acionar nossos faróis, se isto der certo já seria uma peça a menos no quebra-cabeça.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 963
- Registrado em: Dom Mar 08, 2009 12:08 pm
- Localização: Itupeva
Re: Regulagem Elétrica do Farol
Cheguei exatamente nesse ponto em que vce chegou.
O Botão que eu comprei de "sucata" era de um marea, que utiliza o mesmo sistema dos GM.
Desmontando a placa dos botões, perceba que não existe fiação pronta para a regulagem dos faróis, seria necessário alterar inclusive o chicote. Os pulsos seriam interpretados por um modulo a parte, que no stilo já é existente, porem no stilo, tudo está incorporado na central do CB, já que inclusive a informação é apresentada no painel. Isso quem me falou foi o pessoal da Fiat.
Teoricamente teria como fazer um circuito com um PIC para interpretar esses pulsos, (que são negativos) dos botões e mandar um sinal para os motores dos faróis.
Achei muito trampo, por uma função sem "tanta" serventia, e acabei jogando a toalha.
O Botão que eu comprei de "sucata" era de um marea, que utiliza o mesmo sistema dos GM.
Desmontando a placa dos botões, perceba que não existe fiação pronta para a regulagem dos faróis, seria necessário alterar inclusive o chicote. Os pulsos seriam interpretados por um modulo a parte, que no stilo já é existente, porem no stilo, tudo está incorporado na central do CB, já que inclusive a informação é apresentada no painel. Isso quem me falou foi o pessoal da Fiat.
Teoricamente teria como fazer um circuito com um PIC para interpretar esses pulsos, (que são negativos) dos botões e mandar um sinal para os motores dos faróis.
Achei muito trampo, por uma função sem "tanta" serventia, e acabei jogando a toalha.

- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Regulagem Elétrica do Farol
Conversei com um amigo engenheiro da Magnetti Marelli e ele me disse que vai precisar modificar algo no carro mesmo, ele vai entender o sinal dos botões pois o software tem a função mas isto não será enviado para lugar nenhum pois o CB do Punto brasileiro não tem esta saída para o módulo, parece que o trampo tá ficando realmente grande se for pensar em fazer tudo "original" como no Grande Punto.
Vou esperar os botões chegarem e vou correr atrás do módulo que com isto o cara lá da Marelli disse que vai me dizer o que precisa ser alterado, segundo ele precisa de um resistor e um transistor que dai vai ter a saída que liga na entrada do módulo, dai pra frente é um sinal do módulo que vem da bateria e o outro é o que liga no fio marrom, segundo o cara se fizer isto tudo funciona como no Grande Punto!
Meu maior problema é o fato de que nem sempre ando com o carro vazio, as vezes vou viajar e levo meus irmãos e muita mala, com isto a traseira do carro fica muito baixa e com certeza o xenon vai acabar saindo em linha reta, pra não ter que sempre lembrar de regular estou tentando ligar o circuito elétrico que eu acho uma grande cagada da Fiat não ter disponibilizado, pelo que vi de componentes a economia deles é minúscula perto do valor do carro!
Vou esperar os botões chegarem e vou correr atrás do módulo que com isto o cara lá da Marelli disse que vai me dizer o que precisa ser alterado, segundo ele precisa de um resistor e um transistor que dai vai ter a saída que liga na entrada do módulo, dai pra frente é um sinal do módulo que vem da bateria e o outro é o que liga no fio marrom, segundo o cara se fizer isto tudo funciona como no Grande Punto!
Meu maior problema é o fato de que nem sempre ando com o carro vazio, as vezes vou viajar e levo meus irmãos e muita mala, com isto a traseira do carro fica muito baixa e com certeza o xenon vai acabar saindo em linha reta, pra não ter que sempre lembrar de regular estou tentando ligar o circuito elétrico que eu acho uma grande cagada da Fiat não ter disponibilizado, pelo que vi de componentes a economia deles é minúscula perto do valor do carro!
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 963
- Registrado em: Dom Mar 08, 2009 12:08 pm
- Localização: Itupeva
Re: Regulagem Elétrica do Farol
Realmente são essas pequenas cagadinhas que acabam pegando...
No final das contas, entrava no bolo e no preço.
Não acredito que a central vá interpretar o sinal dos botoes, pois nem fiação existe entre a botoeira e o modulo.
Cheguei inclusive a desmontar a botoeira. A placa de circuito está prontinha para receber os botoes, é só retirar o plastico rigido que recobre. As membranas e o circuito estão lá. Mais é só isso tambem.
Talvez no modelo 2012 rsrsrssrsrsrsrs.
Inclusive com um sistema B&M que leia sms

No final das contas, entrava no bolo e no preço.
Não acredito que a central vá interpretar o sinal dos botoes, pois nem fiação existe entre a botoeira e o modulo.
Cheguei inclusive a desmontar a botoeira. A placa de circuito está prontinha para receber os botoes, é só retirar o plastico rigido que recobre. As membranas e o circuito estão lá. Mais é só isso tambem.
Talvez no modelo 2012 rsrsrssrsrsrsrs.
Inclusive com um sistema B&M que leia sms



- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Regulagem Elétrica do Farol
Pelo que o cara me disse ela interpreta pois a placa dos botões manda tudo por apenas um fio negativo com resistências diferentes pra cada botão, dependendo da resistência que o CB recebe ele "sabe" que botão foi pressionado, pra isto tem um resistor entre um fio e o negativo em cada botão que se pressiona com valores diferentes, segundo ele nossa placa brasileira tem os trilhos mas não tem os resistores, não tem os LEDs para acender os botões, com a placa européia os resistores estão lá e quando chegar a resistência que o CB espera para o botão de regulagem do faról ele interpreta o comando, vai tudo por apenas um fio mesmo.
É, um sistema que lesse SMS de smatphones já é mais do que necessário, eu to quase tentando fazer algo para Windows Mobile mas fui atrás das bibliotecas necessárias pra tentar ao menos ler os SMS e já vi que é bem complexo, a idéia era tentar enviar via Bluetooth como se fosse um cel comum mas pareceu realmente bem complicado!
É, um sistema que lesse SMS de smatphones já é mais do que necessário, eu to quase tentando fazer algo para Windows Mobile mas fui atrás das bibliotecas necessárias pra tentar ao menos ler os SMS e já vi que é bem complexo, a idéia era tentar enviar via Bluetooth como se fosse um cel comum mas pareceu realmente bem complicado!
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 963
- Registrado em: Dom Mar 08, 2009 12:08 pm
- Localização: Itupeva
Re: Regulagem Elétrica do Farol
Bom Ronaldo, se o seu amigo falou que é assim, e está nesse meio, Quem sou eu para discordar. Rsrsrsrsrs
Mais no conector macho (botoeira), existiam pinos dedicados a aquela parte da placa (Retorno dos 2 pulsos) e no conector femea (Chicote) até tem a pinagem, porem sem fiação...
Passe o seu e-mail via MP que te envio as fotos que eu tenho, inclusive tive a oportunidade de fotografar o modulo B&M aberto.
Abraços
Mais no conector macho (botoeira), existiam pinos dedicados a aquela parte da placa (Retorno dos 2 pulsos) e no conector femea (Chicote) até tem a pinagem, porem sem fiação...
Passe o seu e-mail via MP que te envio as fotos que eu tenho, inclusive tive a oportunidade de fotografar o modulo B&M aberto.
Abraços

- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Regulagem Elétrica do Farol
O papo de vcs dois tá muito profissional e engenheiro pra mim.... hehehe
- Velha Guarda
- Mensagens: 16149
- Registrado em: Qui Dez 25, 2008 1:35 am
- Localização: Campinas-SP
Re: Regulagem Elétrica do Farol
Espero que do papo saia um How-to!
Amanhã um outro amigo tá indo pra uma reunião na FIAT e ele vai tentar conseguir mais informações pra mim, quem sabe um diagrama com algo que dê pra utilizar pra fazer um módulo a parte ou um partnumber de uma peça que agente pode aproveitar, por em quanto só consegui o botão (aqui no Brasil mesmo) com todas as funções!
Amanhã um outro amigo tá indo pra uma reunião na FIAT e ele vai tentar conseguir mais informações pra mim, quem sabe um diagrama com algo que dê pra utilizar pra fazer um módulo a parte ou um partnumber de uma peça que agente pode aproveitar, por em quanto só consegui o botão (aqui no Brasil mesmo) com todas as funções!
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 963
- Registrado em: Dom Mar 08, 2009 12:08 pm
- Localização: Itupeva
Re: Regulagem Elétrica do Farol
fala ae galera blz?!?! pessoal eu compre esses farois com projector e angels....mas ai eu colokei xenon la aonde vai o prejetor e meu farol ficou completamente sem foco de luznao esta iluminanod naaaada!!!!!....alguem saberia me dizer se tem algum tipo de regulagem ou fica ruim mesmo?!?!?! pq quando tava com as lampadas originais o farol estava normal soh ficou ruim quando troquei as lampadas para xenon.....se alguem puder me ajudar agradeco muito!!!!....Obrigado Abracos!!!
- Piloto de Atari
- Mensagens: 2
- Registrado em: Seg Mar 29, 2010 8:24 pm
- Localização: sao paulo
Re: Regulagem Elétrica do Farol
Lance sua dúvida em lugar só, blz?
- Velha Guarda
- Mensagens: 16149
- Registrado em: Qui Dez 25, 2008 1:35 am
- Localização: Campinas-SP
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes