Regulagem Elétrica do Farol

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Re: Regulagem Elétrica do Farol

por Ferranda » Ter Mar 30, 2010 3:34 pm

Tamo tentando chegar em algum lugar.... heheheehehe.
Mas no fundo, acho que o CB dos nossos punto não está apto a receber esse tipo de informação.
Colocar uma botoeira com as resistencias e comandar na raça os motores da regulagem acho mais possivel.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por JRFabbi » Ter Mar 30, 2010 4:34 pm

Opa, já recebi bastante coisa aqui, valeu!
Hoje um amigo está na FIAT pra uma reunião (ele é o gerente de projeto da empresa que fará a nova bomba da direção hidráulica dos novos motores...) e ele vai tentar me conseguir desenhos, partnumbers e outras coisas pra fazer isto funcionar...

Em paralelo eu encontrei um programa em opensource que faz uma adaptação do protocolo Handsfree para o Windows Mobile e estou analisando os códigos afim de fazer o SMS funcionar para quem tem Windows Mobile no telefone!!! Pra quem quiser os códigos "virgens" o site é http://bthfx.codeplex.com/ ... Qualquer ajuda é bem vinda, a linguagem usada ai é "C".
Por em quanto já dá pra colocar o toque do celular no carro com esta versão mas o SMS não rolou, ele tem muita coisa pra fazer o SMS rolar porém com o B&M não vai, to procurando informações sobre o protocolo "Handsfree 1.0" pra acertar as adaptações necessárias.
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Próximos Ups: SMS para WinMo
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por alipio » Sex Abr 02, 2010 12:32 pm

isso vai ficar uma gambiarra :lol: hehehehehe
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por JRFabbi » Sex Abr 02, 2010 1:40 pm

Nem, ajuste técnico de processo após conclusão (visto que o carro já tá pronto), fica mais bonito dizer assim. :wink:
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Takinarios » Dom Abr 04, 2010 11:17 am

Alguma novidade?
Quanto custa o painelzinho com todos os botoes?
Velha Guarda
Velha Guarda

por JRFabbi » Seg Abr 05, 2010 4:22 pm

Então... não consegui até hoje falar com alguém lá da Omrom da parte comercial pra saber por quanto pode fornecer os botões... mas acabei de falar com o engenheiro do quadro de instrumentos do Punto lá da Marelli e as coisas não serão tão fáceis, o Punto brasileiro não possui alguns componentes na placa que vai no painel para liberar a tensão para os motores então apenas ter os botões e os motores não resolve, precisa também soldar alguns componentes e reprogramar a função do software que controla a placa, ele se propôs a fazer isto no meu carro e vai me passar um "how-to" mas é algo um pouco arriscado de se fazer, precisa ser alguém que manja de soldagem SMD.

Ele vai me passar o esquema elétrico por e-mail e pelo que conversamos agora os motores são ligados diretamente ao painel do carro que envia a tensão correta para o terceiro fio do motor (entre 5v e 12v não havendo necessidade de nenhum módulo extra, o motor já possui o tal módulo) e o painel do carro recebe o sinal vindo dos botões... Quero ter isto "completado" até o fim do mês! rs

Assim que eu estiver com a cotação dos botões posto aqui! O bom é saber que não tem nenhum outro módulo entre os botões e os motores do farol, o ruim é que nosso painel não controla os motores sem alterações no circuito...
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Takinarios » Seg Abr 05, 2010 6:26 pm

Mas se der tudo certo ve com ele se ele nao cobra pra faze pro pessoal aqui do forum :P
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Ter Abr 06, 2010 6:54 pm

Putz.... imaginava algo assim....
Tem o lance de puxar a fiação dos botoes tbem. ou é naquele esquema de retorno por um fio?

Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por JRFabbi » Qui Abr 08, 2010 3:35 pm

É, ficou um pouco complicado por ter que mexer na placa do painel do carro... Mas ainda assim nada impossível!!!

Os botões eu ainda não consegui, vi com um amigo aqui da qualidade e ele vai tentar a peça pra mim de graça lá na Omron pra um primeiro "experimento", se tudo der certo na semana do feriado (semana do dia 21/04) vou levar a placa do meu carro lá na Marelli para a alteração e dai vou conversar com o engenheiro pra ver quanto ele pode fazer pra galera do fórum que quiser!!!

As especificações da saída da placa serão 5v a 12v (5v o farol fica na posição mais baixa e 12v o farol fica na posição mais alta), os fios do motor devem ser ligados assim:
- Preto no negativo, de preferência utilizar o do farol baixo.
- Vermelho no positivo do farol baixo.
- Marrom deverá ser ligado no esquema que vou receber e esta é a ligação mais complexa pois sai da placa do painel do carro.

Em relação aos sinais dos botões realmente não é necessário nenhum fio extra no chicote pois todos os botões são interligados e enviam sinais por um fio sendo que cada botão cria uma resistência diferente entre o negativo e o positivo (por isso o melhor é adquirir o botão europeu ou pode não funcionar corretamente).

Assim que eu estiver com os botões com todas as funções posto uma foto aqui pra galera ver como tá ficando o negócio!

Abçs
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por JRFabbi » Qui Abr 08, 2010 5:00 pm

Só pra constar:

- Já consegui os botões de graça com um colega da Omron!!! Ele vai me trazer na quarta-feira, ai posto as fotos aqui... Vou ver se faço as alterações na placa do carro na semana do feriado.

- Ah, e ainda estou trabalhando no software pra fazer o B&M funcionar 100% com o Windows Mobile, a coisa tá bem encaminhada já, já comecei os testes finais com SMS e espero postar uma versão pra galera aqui em breve.
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

AnteriorPróximo