Regulagem Elétrica do Farol
Re: Regulagem Elétrica do Farol
Cara, tá ficando top isso ae...
Mas inves de WinMo... bem que poderíamos dar um jeito pra SMS funcionar em Symbian...
Mas inves de WinMo... bem que poderíamos dar um jeito pra SMS funcionar em Symbian...
- Velha Guarda
Tipo, o que eu consegui foi uma biblioteca que utiliza o driver do Windows Mobile, dai através dela eu capturo os comandos AT enviados pelo B&M e devolvo tudo "personalizado", assim dá pra receber os comandos que o WinMo não trata, trata-los e devolver para o B&M o que for necessário para que o SMS funcione, por em quanto o que funciona é o toque do celular mas aqui eu já consegui fazer o B&M inclusive solicitar os SMSs do telefone porém ainda para nisso, estou estudando os comandos AT para saber como responder e assim deve funcionar!!!
Será que tem como fazer algo em Java para o Symbiam que possa capturar os comandos AT e envia-los de maneira "personalizada"? .. Se tiver eu passo os comandos que utilizo no WinMo que ao coloca-los também daria certo...
Ontem a coisa progrediu bem pois em fim consegui depurar o programa dentro do celular com o notebook conectado e dava pra ver o código C# funcionando e os comandos entre B&M e celular rolando, talvez neste fim de semana eu termine isso (se o tempo deixar!)
Assim que tiver algo concreto vou postar no tópico lá do B&M, acho que na semana que vem vou alterar a placa do carro e instalar a regulagem elétrica para o farol, já to ansioso aqui!!!
Será que tem como fazer algo em Java para o Symbiam que possa capturar os comandos AT e envia-los de maneira "personalizada"? .. Se tiver eu passo os comandos que utilizo no WinMo que ao coloca-los também daria certo...
Ontem a coisa progrediu bem pois em fim consegui depurar o programa dentro do celular com o notebook conectado e dava pra ver o código C# funcionando e os comandos entre B&M e celular rolando, talvez neste fim de semana eu termine isso (se o tempo deixar!)

Assim que tiver algo concreto vou postar no tópico lá do B&M, acho que na semana que vem vou alterar a placa do carro e instalar a regulagem elétrica para o farol, já to ansioso aqui!!!
- Piloto de Auto Escola
Java não... Phython
Direto pra S60, mais fácil... mas eu preciso aprender a linguagem ainda... eu n conheço mto... é parecido com java e c#...

- Velha Guarda
Alguém ai já tirou o cluster (painel onde vai o velocímetro, contagiros e tal) do Punto pra dar algumas dicas?
Agora na hora do almoço eu vou dar uma olhada lá no estacionamento pra ver mais ou menos como que é, tenho um colega que já trocou de outros carros e vai me ajudar... mas, se alguém ai já tirou poderia dizer mais ou menos como tirar, vou ter que levar para o cara lá da Marelli na segunda-feira a peça e ele vai soldar os componentes do que eles chamam de "CAF" que envia os sinais para os motores de regulagem dos faróis!!! E também precisa passar um fio que será ligado "a mais" ali e vai para os motores (parece que sai junto com o chicote que vai para os relês de milha/baixo/alto/neblina, e vou falar pra ele deixar ativo também a luz de neblina).
Agora na hora do almoço eu vou dar uma olhada lá no estacionamento pra ver mais ou menos como que é, tenho um colega que já trocou de outros carros e vai me ajudar... mas, se alguém ai já tirou poderia dizer mais ou menos como tirar, vou ter que levar para o cara lá da Marelli na segunda-feira a peça e ele vai soldar os componentes do que eles chamam de "CAF" que envia os sinais para os motores de regulagem dos faróis!!! E também precisa passar um fio que será ligado "a mais" ali e vai para os motores (parece que sai junto com o chicote que vai para os relês de milha/baixo/alto/neblina, e vou falar pra ele deixar ativo também a luz de neblina).
- Piloto de Auto Escola
Gente, tirei o cluster do carro... depois coloquei de volta e continuou funcionando!!! Apenas perdi a regulagem do calendário/relógio.
Algumas fotos da bagunça feita na hora do almoço!!!
Cluster solto...

Atrás do cluster (só há um conector pra um chicote)

Buraco do cluster no painel...

*Não liguem para as fotos "ruins", foram tiradas na correria e do celular!
Tem uma trava MUITO chata pra tirar a tampa que segura o cluster, já o cluster tem apenas UM chicote (por incrível que pareça) que liga tudo, agora só falta saber onde nisso tudo são ligados os motores...
Algumas fotos da bagunça feita na hora do almoço!!!
Cluster solto...

Atrás do cluster (só há um conector pra um chicote)

Buraco do cluster no painel...

*Não liguem para as fotos "ruins", foram tiradas na correria e do celular!
Tem uma trava MUITO chata pra tirar a tampa que segura o cluster, já o cluster tem apenas UM chicote (por incrível que pareça) que liga tudo, agora só falta saber onde nisso tudo são ligados os motores...
- Piloto de Auto Escola
CORAGEM DEMAIS... MEU DEUS... kkkkkkkkkkk
- Velha Guarda
Já recebi a info que é em um dos 18 pinos que tem ali, o chicote do nosso carro realmente não usa os 18 pinos, o cara que vai adaptar o meu cluster vai me passar o esquema de ligação, vou mandar pra ele na segunda-feira!!!
Dos 18 pinos pelo pouco que ele me explicou, tem pino recebendo sinal dos vários botões do carro (entre setas, pisca-alerta, desembaçador, piloto-automático, milha, menu, etc), tem pino recebendo a CAN-BUS de onde a placa tira diversas informações como velocidade, rotação, gráfico da turbina, falhas em geral e tem pinos de saída de sinal para os relês das luzes, das setas, etc ... e um dos pinos de saída é justamente o que vai ligado aos motores que regulam os faróis!
Segundo o cara é totalmente possível ligar algo na CAN-BUS do carro e monitorar MUITA coisa mesmo, pela CAN-BUS dá até pra brincar de escrever no display (coisa que o B&M faz), bastaria utilizar o mesmo protocolo do B&M ... Mas eu ainda não estou tão maluco! kkkkkk

Dos 18 pinos pelo pouco que ele me explicou, tem pino recebendo sinal dos vários botões do carro (entre setas, pisca-alerta, desembaçador, piloto-automático, milha, menu, etc), tem pino recebendo a CAN-BUS de onde a placa tira diversas informações como velocidade, rotação, gráfico da turbina, falhas em geral e tem pinos de saída de sinal para os relês das luzes, das setas, etc ... e um dos pinos de saída é justamente o que vai ligado aos motores que regulam os faróis!
Segundo o cara é totalmente possível ligar algo na CAN-BUS do carro e monitorar MUITA coisa mesmo, pela CAN-BUS dá até pra brincar de escrever no display (coisa que o B&M faz), bastaria utilizar o mesmo protocolo do B&M ... Mas eu ainda não estou tão maluco! kkkkkk
- Piloto de Auto Escola

Rapaiz....
Gostei da brincadeira......
Se der tudo certo, sou o proximo candidato...
Claro, que se houver possibilidade.
Tinha tentado, porem sem exito, pois não tinha o esquema que vce tem com o pessoal da marelli.
Muito legal...

- Velha Guarda
Se o esquema sair, tbm vou querer colocar sim, hehehe
- Velha Guarda
Ferranda escreveu:8)![]()
![]()
![]()
Rapaiz....
Gostei da brincadeira......
Se der tudo certo, sou o proximo candidato...
Claro, que se houver possibilidade.
Tinha tentado, porem sem exito, pois não tinha o esquema que vce tem com o pessoal da marelli.
Muito legal...
Pois é, a grande vantagem é que trabalho na área, isto facilitou muito com certeza, onde trampo fornece para a Omron (que fabrica os botões mas nós fornecemos outras peças plásticas pra eles que montam a eletrônica dos botões e vendem para as montadoras)... e também tenho um grande amigo que trabalha na Marelli que faz o projeto elétrico dos carros da FIAT, dai sai mandando e-mail pra meio mundo pedindo uma "ajuda", de início me disseram que era loucura pois teria que arrumar os botões e os motores, ai eu disse que já tinha os motores (vem no farol-projetor) e que tinha conseguido os botões. Com isso em mãos o engenheiro que trabalha no desenvolvimento de painéis (clusters) da FIAT curtiu a idéia e me disse que alteraria meu painél, sendo assim, semana que vem deve tá tudo funcionando!!! Acho que será o primeiro no Brasil com regulagem elétrica nos faróis.
Assim que der certo vou postar os passos e quem quiser me manda MP que passo o contato da Omron que fornece os botões, o cara que me arranjou o botão (sim, consegui de graça!

- Piloto de Auto Escola