Vai trocar as rodas do Seu Punto ? Entre aqui !

Seguem algumas informações sobre a substituição de rodas no Punto:
O Punto ven com 2 medidas de roda e Pneu de Fabrica:
195/60/15 88H, com roda de aço ou liga de alumínio, 15 plegadas tala 5 polegadas, off set 45mm e furação 4 x 98mm
195/60/15 88H, com roda de liga de aluminio, 16 plegadas tala 6 polegadas, off set 45mm e furação 4 x 98mm.
Para manter-se em conformidade com a lei e trafegar em paz, deve-se observar dois pontos:
As rodas não devem parrar dos paralamas e o diametro total de roda e pneu devem ser os mesmos das rodas originais.
Os pneus tem a seguinte numeração
195/60R15 88H
Onde 195 é a largura da banda de rodagem em milimetros, 60 é o percentual de altura do ombro em relação a largura da banda , R significa que se trata de um pneu radial (cintas no sentido de rodagem) 88 é o Indice de carga e H o Indice de velocidade.
Para manter o dâmetro dentro da lei e de forma a não prejudicar o comportamento do carro as medidas de pneu aplicaveis são:
195/60/15*
205/55/15
195/55/16*
205/50/16*
205/45/17*
215/40/17
205/40/18*
215/35/18
205/35/19
215/30/19*
*Melhores medidas
Quanto aos Pneus, há que se observer duas características Importantíssima !
O Indice de Carga, e o de velocidade
Sob nenhuma circustância é recomendável utilizar indice de carga ou de velocidade inferiores aos dos pneus originais, sob risco de ter um pneu estourado enquanto estiver dirigindo.
O 88 dos pneus originais do Punto significam que cada pneu está apto a suportar uma carga de 560 Kg por pneu e o H que esses pneus são garantidos para velocidades de até 210 km/h
Mas nunca vou chegar a esses limites... tem certeza ? Porque a fabrica projetou assim então? Segurança...
Quanto á largura em relação aos paralamas, é uma combinação de off set + Tala.
A Tala é a largura do aro, o Off set é a posição de encosto do cubo da roda em relação a tala. Um off set = zero significa que o cubo encosta na roda bem no meio da tala, quando positivo a roda vai para fora, quando negativo, para dentro.
Um ofset 45 significa que nossas rodas se encostam no cupo á 45mm do centro da tala para o lado de fora, ou seja a roda é para dentro da caixa de rodas.
è importante observar a relação off set tala para evitar interferencias mecânicas, o tal "tá raspando"
Se seu pneu raspa em algo tem algo errado e é perigoso trafegar assim,
Um Off set muito alto faz o pneu raspar nas torres de suspensão, muito baixo nos paralamas. Se a relação de tala e off set for boa neu carro, mesmo rebaixado não vai ter pneus raspando, se raspa é porque a tala é grande demais ou o off Set esta errado.
No punto não dá pra usar off set maior que 45 (Raspa na torre) e nem menor que 36 (a roda fica pra fora) com tala 7 polegadas que é o maximo para não se ter problemas. Trabalhe tala 7" e um ofset entre 45 e 40 que usando as substituiçãos de pneu acima fica tranquilo.
Quanto á Furação, tambem chamado de PCD (alias esse é o nome correto)
O Punto usa PCD 4 x 98 que significa 4 parafusos em uma distancia de 98 Milimetros (circunferencia entre os parafusos)
Ao contrario do que parece, os parafusos não estão lá para sustentar o peso do carro... isso é feito pelo furo central da roda. A Função dos parafusos é manter a roda no furo central.
Nas rodas originais o furo central é exatamente do tamanho da peça do cubo, não tendo folgas.
Em rodas esportivas o furo central é maior e é utilizado um anel centralizador para preencher esse espaço, permitindo a utilização em mais veiculos.
Esse anel geralmente é de nylon e mais elastico que o material da roda, tranferindo um pouco de peso aos parafusos.
Portanto é ideal que os parafusos entrem sem forçar porque com esse ligeiro trabalho do furo central, se entratem forçados tendem a espanar os cubos de roda que em carros com ABS custam mais caro que a propria roda.
Para diblar a diferença de PCD, algumas lojas usam parafusos conicos ou chamados deslizantes que nada são mais que parafusos mais finos entre a rosca e a roda, ou seja mais frageis... como agora els tem que sustentar parte do peso do carro....
Sempre que possivel opte por rodas com PCD original e se possivel com medida de furo central original (esse mais dificil) sua segurança agradece.
[]
Sandro
O Punto ven com 2 medidas de roda e Pneu de Fabrica:
195/60/15 88H, com roda de aço ou liga de alumínio, 15 plegadas tala 5 polegadas, off set 45mm e furação 4 x 98mm
195/60/15 88H, com roda de liga de aluminio, 16 plegadas tala 6 polegadas, off set 45mm e furação 4 x 98mm.
Para manter-se em conformidade com a lei e trafegar em paz, deve-se observar dois pontos:
As rodas não devem parrar dos paralamas e o diametro total de roda e pneu devem ser os mesmos das rodas originais.
Os pneus tem a seguinte numeração
195/60R15 88H
Onde 195 é a largura da banda de rodagem em milimetros, 60 é o percentual de altura do ombro em relação a largura da banda , R significa que se trata de um pneu radial (cintas no sentido de rodagem) 88 é o Indice de carga e H o Indice de velocidade.
Para manter o dâmetro dentro da lei e de forma a não prejudicar o comportamento do carro as medidas de pneu aplicaveis são:
195/60/15*
205/55/15
195/55/16*
205/50/16*
205/45/17*
215/40/17
205/40/18*
215/35/18
205/35/19
215/30/19*
*Melhores medidas
Quanto aos Pneus, há que se observer duas características Importantíssima !
O Indice de Carga, e o de velocidade
Sob nenhuma circustância é recomendável utilizar indice de carga ou de velocidade inferiores aos dos pneus originais, sob risco de ter um pneu estourado enquanto estiver dirigindo.
O 88 dos pneus originais do Punto significam que cada pneu está apto a suportar uma carga de 560 Kg por pneu e o H que esses pneus são garantidos para velocidades de até 210 km/h
Mas nunca vou chegar a esses limites... tem certeza ? Porque a fabrica projetou assim então? Segurança...
Quanto á largura em relação aos paralamas, é uma combinação de off set + Tala.
A Tala é a largura do aro, o Off set é a posição de encosto do cubo da roda em relação a tala. Um off set = zero significa que o cubo encosta na roda bem no meio da tala, quando positivo a roda vai para fora, quando negativo, para dentro.
Um ofset 45 significa que nossas rodas se encostam no cupo á 45mm do centro da tala para o lado de fora, ou seja a roda é para dentro da caixa de rodas.
è importante observar a relação off set tala para evitar interferencias mecânicas, o tal "tá raspando"
Se seu pneu raspa em algo tem algo errado e é perigoso trafegar assim,
Um Off set muito alto faz o pneu raspar nas torres de suspensão, muito baixo nos paralamas. Se a relação de tala e off set for boa neu carro, mesmo rebaixado não vai ter pneus raspando, se raspa é porque a tala é grande demais ou o off Set esta errado.
No punto não dá pra usar off set maior que 45 (Raspa na torre) e nem menor que 36 (a roda fica pra fora) com tala 7 polegadas que é o maximo para não se ter problemas. Trabalhe tala 7" e um ofset entre 45 e 40 que usando as substituiçãos de pneu acima fica tranquilo.
Quanto á Furação, tambem chamado de PCD (alias esse é o nome correto)
O Punto usa PCD 4 x 98 que significa 4 parafusos em uma distancia de 98 Milimetros (circunferencia entre os parafusos)
Ao contrario do que parece, os parafusos não estão lá para sustentar o peso do carro... isso é feito pelo furo central da roda. A Função dos parafusos é manter a roda no furo central.
Nas rodas originais o furo central é exatamente do tamanho da peça do cubo, não tendo folgas.
Em rodas esportivas o furo central é maior e é utilizado um anel centralizador para preencher esse espaço, permitindo a utilização em mais veiculos.
Esse anel geralmente é de nylon e mais elastico que o material da roda, tranferindo um pouco de peso aos parafusos.
Portanto é ideal que os parafusos entrem sem forçar porque com esse ligeiro trabalho do furo central, se entratem forçados tendem a espanar os cubos de roda que em carros com ABS custam mais caro que a propria roda.
Para diblar a diferença de PCD, algumas lojas usam parafusos conicos ou chamados deslizantes que nada são mais que parafusos mais finos entre a rosca e a roda, ou seja mais frageis... como agora els tem que sustentar parte do peso do carro....
Sempre que possivel opte por rodas com PCD original e se possivel com medida de furo central original (esse mais dificil) sua segurança agradece.
[]
Sandro