Tudo sobre pneus!

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Tudo sobre pneus!

por socket » Ter Abr 22, 2008 6:25 am

Pneus
Os pneus são os únicos componentes de um carro que estão em contacto com o solo (isto se o carro não estiver cheio de spoilers e laminas DTM a 5cm do chão!!!). Daí que o comportamento do carro esteja intimamente ligado às performances dos pneus. Em termos de segurança são um elemento importantíssimo ao qual se deve dar a devida atenção. A verificação da profundidade do piso, de desgastes anormais e da pressão são alguns dos cuidados a se ter periodicamente.
Os pneus quando são projectados, são feitas várias concessões a nível de performance em seco e molhado, borracha de composto mais mole ou mais duro, melhor conforto ou mais performance, etc. Por estas razões nem todos os pneus são iguais e têm um desempenho bom em todas as situações. Um pneu mais confortável tem um perfil alto e dobra em curva quando sujeito a grandes esforços. Um pneu mais desportivo tem um perfil mais baixo e dobra menos em curva, o conforto normalmente é pior. Um pneu pode ser muito bom em piso seco, com grande poder de tracção e ter uma profundidade de piso pequena, mas esse pneu em molhado será uma desgraça! Uma borracha mais macia vai ter mais poder de tracção mas normalmente gasta mais rápido. Na escolha de um pneu, se faz necessário escolher aquele que se adaptará melhor ao tipo de condução e condições de utilização que se lhe vai dar.

Marcas laterais
Quantos de vós já reparam bem nas inscrições laterais de um pneu? Existem sem dúvida muitos números e letras, mas o que significam? Tomemos como exemplo um pneu comum. Na leteral poderemos ver em grande destaque, para além da marca do pneu, as medidas do mesmo, ex:

185/60 R14 82 H a informação que isto traduz é:
185 é a largura do pneu em milímetros.
60 é o aspect ratio em % (a altura do pneu a dividir pela largura)
R tipo de construção, neste caso Radial ( D=diagonal ; B=belted)
14 diâmetro da roda em polegadas
82 índice de carga
H índice de velocidade

Outros códigos...
DOT DVDE MTA 129: significa que este pneu satisfaz os requisitos do Departament of Transportation dos E.U.A (DOT)
129 é a data de fabrico; 12 é o mês-Dezembro e 9 o ano-1999.

Aspect Ratio(%)= altura/largura*100

Índices de velocidade
Todos os pneus têm uma letra que indicam a velocidade máxima para que o pneu foi desenvolvido. Se for ultrapassado este valor de velocidade uma ou outra vez não haverá problema, mas não se deverá rodar frequentemente numa velocidade superior ao que foi especificado para determinado pneu. A seguinte tabela mostra a letra do índice de velocidade e a velocidade máxima para que foi desenvolvido em km/h e mph.

Imagem

Índices de carga
Todos os pneus têm uma indicação do índice de carga, que corresponde ao peso máximo suportado sobre cada pneu.

Imagem

Pressão dos pneus
Os pneus suportam o peso do veículo, certo? bem, na realidade é a pressão do ar dentro dos pneus que suportam esse peso! Rodar com a pressão correcta em todos os pneus é, por isso, muito importante. Se a pressão não for idêntica em pneus do mesmo eixo pode levar a um comportamento anormal do carro. A pressão correcta para os pneus pode ser encontrada no manual do carro. Rodar com pressões baixas nos pneus pode provocar aquecimento excessivo e provocar a destruição prematura do pneu. Também não se deve ultrapassar a pressão máxima permitida por cada pneu. Se for alterada as medidas dos pneus, pode ser necessário alterar a pressão dos pneus. Deve-se verificar a pressão periodicamente pois as alterações climatéricas ou pequenos furos podem provocar alterações.
Se os pneus têm mais tendência para gastar no centro, isso pode significar uma pressão excessiva. Se gastarem mais dos lados pode ser devido ao uso dos pneus com uma pressão muito baixa.

A pressão dos pneus deve ser sempre verificada com os pneus frios, caso contrário, o calor do ar no interior pode levar a uma indicação errada. A pressão dos pneus pode ser ajustada para modificar o comportamento do carro tornando-o mais sub-virador ou sobre-virador.

Superfície de contacto
A forma da superfície de contacto do pneu com o asfalto influência e determina as performances e comportamento do mesmo. Essa superfície de contacto é dependente do perfil ou aspect ratio do pneu. Os pneus de baixo perfil tem uma superfície de contacto curta mas larga o que facilita a resposta do carro às ordens do condutor, o handling, a estabilidade em curva e a tracção, especialmente com piso seco.

Os pneus de alto perfil têm uma superfície de contacto longa e estreita o que ajuda a proporcionar um comportamento previsível, mais confortável e têm melhor tracção na neve.

Imagem

Equilibragem dos pneus
Os pneus correctamente equilibrados é aquele em que as massas estão distribuídas uniformemente sobre o eixo de rotação, ou ainda, o centro de gravidade está posicionado no centro de rotação. Um pneu bem equilibrado pode ser a diferença entre uma condução confortável ou não. Um pneu mal equilibrado causa vibrações desnecessárias que diminuem a vida útil dos pneus e de outros componentes da suspensão. Se existir uma vibração no volante dependente da velocidade, que se pode notar a partir dos 80km/h, pode ser devido a um pneu mal equilibrado ou mesmo ao facto de não ser completamente redondo devido a uma travagem brusca ou a buracos na estrada. Os pneus devem ser calibrados periodicamente.

Rotação dos pneus
Os pneus do eixo onde o carro tem tracção poderão ter maior tendência para gastar mais depressa. Pode também verificar-se um gastar não homogéneo em toda a superfície dos pneus deverá verificar-se a pressão e se possível fazer uma rotação dos pneus. É necessário ter em atenção que alguns pneus de alta performance são assimétricos e não podem ser montados em qualquer posição sendo necessário respeitar o sentido de rotação.

Tuning
Quando se pretende fazer alterações ao conjunto roda+pneu normalmente opta-se por uma operação plus 1 ou plus 2, o que significa aumentar o diâmetro da roda em 1 ou duas polegadas e consequentemente diminuir a altura do pneu. As larguras dos pneus usados neste caso são maiores o que traz vantagens em termos de tracção, distâncias de travagem e grip, mas por outro lado a maior largura pode significar uma maior aptidão para o aquaplanning. Mas quase sempre quando se opta por estas medidas mais extremas tem se acesso a pneus topo de gama que não estão disponíveis nas medidas mas normais e que tem comportamentos bons em quase todos os tipos de circunstâncias.
Normalmente os pneus topo de gama em termos desportivos estão disponíveis em perfis inferiores ao 50. O preço dos pneus também sobe em flecha quando se aumenta o seu diâmetro e se baixa ao perfil. Muitas vezes há medidas mais comuns, mesmo para rodas de grande diâmetro, que por serem mais comercializaveis, tem um custo menor. Outro aspecto que cada vez tem mais importância é o aspecto do pneu e a tecnologia envolvida no seu fabrico. O desing dos pneus não é obra do acaso. Já houve casos de grandes estilistas projectarem o aspecto dos pneus como o caso destes Vredestein da imagem que foram desenhados por Giugiaro ou os mais recentes Ultrac Sessanta.

Fonte: http://www.tuning.online.pt/tuning/tires.php





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História e Fatos do Pneu


Quem invento o pneu? Em que ano foi inventado o pneu?
- Em 1844, Charles Goodyear inventou a borracha vulcanizada, que foi depois utilizada para criar o pneu.
- Em 1888, John Dunlop inventou o pneumático, porém, foi para suas bicicletas.
- Em 1895, André Michelin foi a primeira pessoa a usar pneus pneumáticos em um automóvel, porém, não teve êxito.
- Em 1911, Philip Strauss inventou o primeiro pneu com sucesso. Foi uma combinação de um pneu com um tubo no interior cheio de ar.
- Em 1903, P.W. Litchfield da Goodyear Tire Company patenteou o primeiro pneu tubeless, no entanto, nunca foi explorada comercialmente até 1954.
- Em 1904, foram introduzidas rodas removíveis que permitiu aos motoristas arrumarem seus próprios pneus.
- Em 1908, Frank Seiberling inventou pneus com ranhuras para melhor tração na pista.
- Em 1910, BF Goodrich Company inventou pneus com vida mais longa através da adição de carbono à borracha.
- Em 1937, Goodrich também inventou o primeiro pneu de borracha sintética feita de uma substância patenteada, chamada Chemigum.

Qual é a maior empresa de pneus do mundo?
A maior empresa de pneus do mundo atualmente é a Bridgestone (http://www.bridgestone.com). Bridgestone é uma empresa japonesa fundada em 1931 com mais de 141 filiais em 24 países. A segunda maior empresa atualmente é a Michelin, uma empresa francesa fundada em 1888 (http://www.michelin.com).

Quantas fábricas de pneus há no Brasil?
As fábricas de pneus que há no Brasil atualmente são: Goodyear, Continental, Pirelli, Brisgestone/Firestone, Yokohama, Michelin, Maggion e Bética. As únicas que são 100% nacionais são Maggion e Bética.

Da onde é o pneu Dunlop?
Dunlop é uma empresa inglesa que pertence 75% à empresa American Goodyear Tire and Rubber Company e 25% à empresa japonesa Sumitomo Rubber Industries. Os pneus importados para o Brasil são do Japão. O nome Dunlop é derivado do John Boyd Dunlop (1840-1921) o homem que inventou o pneu pneumático. A Dunlop também é a empresa de pneus mais velha do mundo, fundada em 1888. Dunlop foi o primeiro pneu a ser importado para o Brasil. Para aprender mais sobre a Dunlop: http://www.dunloptires.com.

Da onde é o pneu Toyo?
Toyo é uma empresa japonesa fundada em 1945 com matriz em Osaka, Japão. A Toyo também possui filial nos Estados Unidos. Os pneus importados para o Brasil vêm do Japão. Para aprender mais sobre a Toyo: http://www.toyo.com.

Da onde é o pneu Yokohama?
Yokohama é uma empresa japonesa fundada em 1917 com matriz em Tokio, Japão. A Yokohama também possui filial nos Estados Unidos e está abrindo uma empresa nova no Brasil. Atualmente os pneus Yokohama no Brasil são importados do Japão. Para aprender mais sobre a Yokohama: http://www.yokohamatire.com.

Da onde é o pneu Kumho?
Kumho é uma empresa da Coréia do Sul fundada em 1960 com matriz em Seoul, Coréia do Sul. Pneus da Kumho no Brasil são importados da Coréia do Sul. Para aprender mais sobre a Kumho: http://www.kumhousa.com.

Da onde é o pneu Hankook?
Hankook é uma empresa da Coréia do Sul fundada em 1941 com matriz em Seoul, Coréia do Sul. Pneus da Hankook no Brasil são importados da Coréia do Sul. A marca está crescendo rapidamente no Brasil já que muitos carros importados da Coréia do Sul, como Kia e Hyundai já vêm com este pneu. Para aprender mais sobre a Hankook: http://www.hankooktireusa.com.

Da onde é o pneu Nexen?
Nexen é uma empresa da Coréia do Sul fundada em 1942 com matriz em Yangsan, Coréia do Sul. Pneus da Nexen no Brasil são importados da Coréia do Sul. Para aprender mais sobre a Nexen: http://www.nexentireusa.com.

Da onde é o pneu Maxxis?
Maxxis é uma empresa de Taiwan fundada nos anos 60. A matriz da Maxxis se localiza em Taipei, Taiwan mas mantêm uma forte presença nos Estados Unidos. Para aprender mais sobre a Maxxis: http://www.maxxis.com.

Por que só algumas medidas ou modelos de pneus tem letras brancas?
Plenamente por razões de custo. O processo de manufatura de pneus com letras brancas é diferente dos demais pneus. É um processo mais complexo, demorado e mais caro, já que o material usado nas letras brancas é diferente do que no resto do pneu.

Pneus vendido no Brasil tem que ser aprovado pelo INMETRO?
Sim. Todo pneu fabricado ou importado para o Brasil tem que ter a estampa do INMETRO. Se não tiver, pode ser um sinal que o pneu é falsificado.

Fonte http://www.pneusfacil.com.br/historia_fatos_pneus.php
Editado pela última vez por socket em Seg Jun 02, 2008 8:27 pm, em um total de 4 vezes.
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por BART » Ter Abr 22, 2008 9:58 am

Ótimo tópico!!!

(=D>)
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por socket » Ter Abr 22, 2008 10:12 am

Deu link quebrado nas IMG's agora...
Tenho que ajeitar! :/
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por gabrielmtorres » Ter Abr 22, 2008 11:35 am

Só para constar pq eu fiquei com cara de :?: :?: primeira vez q li isso...
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Hehehe...
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por Chamber » Ter Abr 22, 2008 11:57 am

gabrielmtorres escreveu:Só para constar pq eu fiquei com cara de :?: :?: primeira vez q li isso...
Jante = Roda...
Hehehe...

É que o Socket é português e lá se diz jantes.
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por gabrielmtorres » Ter Abr 22, 2008 12:26 pm

Chamber escreveu:
gabrielmtorres escreveu:Só para constar pq eu fiquei com cara de :?: :?: primeira vez q li isso...
Jante = Roda...
Hehehe...

É que o Socket é português e lá se diz jantes.

Justamente... Hehehe... É pq pode ter alguém q não saiba ainda... =)
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por AndreBsB » Ter Abr 22, 2008 12:59 pm

E aquele lance de "tradewear" (acho que é isso). Alguém sabe o que significa?
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por Chamber » Ter Abr 22, 2008 4:51 pm

AndreBsB escreveu:E aquele lance de "tradewear" (acho que é isso). Alguém sabe o que significa?

Eu acho que isso é uma marca que mostra que o pneu chegou no limite de uso e precisa ser trocado.
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por AndreBsB » Ter Abr 22, 2008 7:27 pm

Chamber escreveu:
AndreBsB escreveu:E aquele lance de "tradewear" (acho que é isso). Alguém sabe o que significa?

Eu acho que isso é uma marca que mostra que o pneu chegou no limite de uso e precisa ser trocado.


Estranho que tem pneu que tem um número de "tradewear"... parece ser uma especificação.
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por heldermm » Qua Jul 16, 2008 11:08 am

valeu cara, era isso que eu tava procurando!

abraço
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